this is an h1

this is an h2

Thu Nov 10 19:06:54 BRT 2022
Organização | SERVIÇOS E PROCESSOS DE PRODUÇÃO
Melhore a segurança em seu salão de beleza e minimize prejuízos

Tornou-se comum ver notícias sobre ações criminosas em salões de beleza. Elencamos dicas para quem empreende na área conseguir evitar ou minimizar prejuízos.

· 03/08/2022 · Atualizado em 10/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Segurança sempre foi uma das principais preocupações da população brasileira e, infelizmente, um dos problemas mais complexos de nosso país. De um tempo para cá, já não é raro ligar a TV, o rádio ou mesmo acessar canais virtuais de comunicação e dar de cara com notícias sobre atos de violência praticados em salões de beleza. Ladrões têm se acostumado a invadir esses estabelecimentos, aterrorizar e roubar clientes e, por fim, saírem calmamente do local como se nada tivesse acontecido, mesmo registrado por câmeras de segurança

Já que o registro dessas situações tem sido cada vez mais comum nas diversas regiões brasileiras, listamos abaixo uma série de dicas que irão ajudar empreendedores do segmento a desempenhar a complexa missão de aumentar a segurança em seus empreendimentos. 

São cuidados essenciais, que demandam esforços e cooperação, mas que inibem ações criminosas e ajudam na proteção de mercadorias, patrimônio, dinheiro e, sobretudo, de pessoas.

FAVORITAR
Botão favoritar

Acerte na localização do seu negócio

Primeiramente, a localização é um fator fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Para salões de beleza não poderia ser diferente. Escolher um bom endereço impacta positivamente a experiência dos clientes que precisam chegar até o espaço físico de um empreendimento. Portanto, procure por regiões seguras, bem iluminadas e longe de qualquer estrutura que comprometa a visibilidade.

No artigo Como escolher a melhor localização para o seu negócio físico você encontra orientações valiosas.

Avalie vulnerabilidades

Uma estratégia importante para evitar atos como assaltos e roubos é a de avaliar as vulnerabilidades que o seu estabelecimento pode oferecer a um criminoso. Procure por detalhes que possam facilitar uma ação, como áreas sem monitoramento e pouco iluminadas. Mantenha produtos expostos em áreas de fácil visualização para que você perceba rapidamente caso algo seja retirado do lugar. Evite, por exemplo, deixar mercadorias fáceis de furtar logo na porta da loja.

Além da localização de produtos em pontos estratégicos, instale câmeras e, se possível, contrate profissionais de segurança para ajudar na cobertura de eventuais pontos cegos. Essas decisões podem aumentar a prevenção e ainda intimidar a ação de criminosos.

Tenha atenção especial ao caixa

Criminosos agem rápido e sempre buscam objetos de valor, principalmente dinheiro. Sendo assim, o caixa é o alvo preferido por eles durante uma ação.

Para evitar grandes prejuízos, não guarde muito dinheiro no estabelecimento. O ideal é fazer a sangria dos valores em dinheiro com frequência, deixando apenas o suficiente para dar troco aos clientes. Guarde valores maiores no banco ou em cofres fora do estabelecimento. Dessa forma, além de proteger o seu patrimônio, você minimizará os prejuízos no caso de uma ação criminosa.

Conte com a cooperação de seus funcionários

Os seus funcionários podem ser grandes aliados na hora de prevenir assaltos. Combine com eles uma maneira discreta de comunicar quando alguém perceber algum movimento estranho, para que todos fiquem mais atentos. É importante que o “código de segurança” da equipe não seja óbvio para não alertar o ladrão.

Tenha controle de estoque sempre atualizado

Alguns roubos/furtos que acontecem em comércios podem demorar dias para serem descobertos. Para evitar essa situação, mantenha o controle do estoque sempre em dia e tente fazer a conferência dos itens ao fim de cada expediente. Assim, você vai perceber com celeridade quando algo estiver faltando.

Seja prevenido!

Salões de beleza, assim como outros estabelecimentos, estão sujeitos a roubos e assaltos tanto durante o funcionamento como quando estão fechados. Sendo assim, é imprescindível reforçar a segurança nas portas e janelas, usar cadeados e travas de segurança no estoque e investir em grades, correntes e cadeados para dificultar a ação de bandidos durante a noite, aos fins de semana e nos outros momentos em que o estabelecimento estiver vazio.

Tenha cautela ao abrir e fechar o estabelecimento

Por fim, sempre que for abrir ou fechar a loja, conte com a ajuda de outras pessoas. Nunca faça essa atividade sozinho e evite fazer em horários em que a rua esteja vazia.

Lembre-se! Mesmo adotando todas as medidas possíveis para aumentar a segurança em seu salão de beleza, ainda pode haver situações em que é impossível evitar que ações de criminosos aconteçam. Portanto, procure sempre lidar bem com essas situações, mantenha a calma, tranquilize clientes e funcionários e não deixe de cuidar do seu local de trabalho, por mais frustrante que possa ser. 

Adotar medidas para aumentar a segurança do negócio é fundamental, hoje e sempre!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?