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Thu Feb 02 19:16:23 BRT 2023
Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
Mercadinho de bairro é oportunidade de negócios em alimentos e bebidas

Veja o que é necessário fazer para abrir um mercadinho de bairro e iniciar um negócio no segmento de alimentos e bebidas.

· 01/02/2023 · Atualizado em 02/02/2023
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Quem nunca comprou no bom e velho mercadinho de bairro, não é mesmo? Muita coisa mudou, muitos novos negócios surgiram, mas o tradicional mercadinho em que se encontra de tudo um pouco persiste. Segundo um levantamento feito pelo Sebrae, nos últimos anos, esse tipo de negócio ganhou ainda mais importância na vida dos brasileiros e até mesmo um espaço maior na economia.

O analista da Unidade de Competitividade do Sebrae, Vicente Scalia, entende ser esse um nicho que abriga diversos tipos de atividades em um só formato – padaria, açougue e hortifrúti, por exemplo. Além disso, o segmento foi um dos poucos que não parou suas atividades durante a pandemia, por ser considerado essencial. Para completar, segundo o analista, a escalada da inflação e a redução do poder de compra do consumidor beneficiou os pequenos supermercados.

Como empreender nesse ramo

Apesar de muitos empreendedores começarem esse tipo de negócio nas suas casas, é importante perceber que pode ser feito algo diferente e inovador. O velho armazém ou bolicho (em alguns lugares bulixo) pode ser repaginado e atrair pela beleza e higiene do local.

Primeiro, é importante destacar que existem legislações e exigências da Vigilância Sanitária para cada tipo de atuação. Além disso, não é por ser um pequeno empreendimento que esse modelo de negócios não exige um bom plano de negócios. Um ponto super importante é perceber as possibilidades de negócios. O formato, por exemplo, pode ser somente de secos ou secos e molhados.

Uma das grandes vantagens do mercadinho de bairro é conhecer o público-alvo, então fica mais fácil de atender de acordo com suas possibilidades financeiras e necessidades, bem como de saber quais são as demandas dos seus clientes.

Outro ponto interessante é sobre o horário de funcionamento. Alguns bairros são dormitórios e outros são movimentados à noite ou no fim de semana. Veja, a seguir, algumas das nossas dicas para analisar antes de pensar em abrir o mercadinho:

  • observe se esse é um local com um grande fluxo de pedestres;
  • avalie qual é a concentração de comércio na região;
  • analise se o local estará em uma rua movimentada;
  • verifique se existem concorrentes localizados próximos;
  • estude se o bairro é residencial ou comercial;
  • é importante analisar se há espaço para estacionar na rua;
  • considere se há segurança no bairro;
  • converse diretamente com os possíveis frequentadores de seu mercadinho;
  • crie grupos de segmentação;
  • entenda quais são as suas necessidades e objetivos;
  • opte por fornecedores locais, valorizando as empresas de sua região, a entrega e facilitando o contato, especialmente quando houver falta de produtos;
  • contrate mão de obra do bairro;
  • tome o cuidado de precificar adequadamente os produtos;
  • por fim, pense em garantir uma boa experiência para seu cliente. Não é porque é no bairro que precisa ser de baixo padrão.

Um mercadinho de bairro diferenciado

Mesmo sendo um pequeno negócio, alguns cuidados podem fazer a diferença no seu mercadinho. Confira!

  • Layout: garante que os produtos estejam distribuídos de forma que o cliente possa encontrar o que procura facilmente, permitindo uma boa circulação nos corredores, com uma boa iluminação.
  • Limpeza: é fundamental que o ambiente seja limpo, principalmente se você vender produtos de hortifrúti. Verifique a limpeza e se existem produtos caídos no chão periodicamente.
  • Bom atendimento: faça um treinamento com os seus funcionários para garantir um bom atendimento a todos os clientes. Cortesia, educação e proatividade para resolver o problema do cliente podem ser um grande diferencial.
  • Rádio personalizada: você pode implementar uma rádio personalizada no seu mercadinho. Ouvindo a trilha sonora correta, o cliente vai passar mais tempo na sua loja e, consequentemente, gastando mais.
  • Cheirinhos: invista em deixar seu mercadinho bem cheiroso. Escolha uma fragrância que seja lembrada.
  • Uniforme: além de uma melhor identificação, demonstra a organização da empresa.
  • Redes sociais: engaje os clientes do bairro em suas redes sociais por meio de promoções, sorteios, entre outras campanhas.

Aproveite essa supertendência de consumo. Procure o Sebrae e faça seu plano de negócios.


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