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Sun Jun 11 18:50:29 BRT 2023
Empreendedorismo | MERCADO GLOBAL
Mercado de games: tendências e oportunidades

Uma indústria que não para de crescer e apresenta bom potencial para empreendedores.

· 02/03/2023 · Atualizado em 11/06/2023
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O Brasil assumiu, em 2021 o posto de maior mercado de videogames na América Latina, superando o México, e a receita do setor em território nacional pode duplicar até 2026, segundo o relatório sobre entretenimento e mídia da PwC 2022-2026.

Em 2021, a indústria doméstica de jogos eletrônicos contabilizou receita de US$ 1,4 bilhão e poderá chegar até US$ 2,8 bilhões em 2026. O País deve se tornar responsável por 47,4% da receita total da região no final do período.

A expectativa, de acordo com o levantamento, é que este mercado tenha uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 15,2%. Em 2021, o Brasil teve um boom nesse setor da economia, crescendo 27,4%.

Os jogos para PC são a maior parcela do mercado brasileiro, com receita de US$ 256 milhões em 2021, com a possibilidade de aumentar para US$ 316 milhões em 2026.

O mercado de games é um dos que mais cresce no mundo inteiro, registrando aumento global de 21,2% somente em 2020, além de ser um dos três setores do levantamento da PwC que somará mais de US$ 100 bilhões em receita até 2026, junto com a internet e publicidade.

Estima-se que 74,5% das pessoas no Brasil são adeptas a jogos eletrônicos — um aumento de 2,5% em relação a anos anteriores —, conforme aponta a Pesquisa Game Brasil 2022

Quando nos aprofundamos no perfil delas, percebemos que:

  • A principal faixa etária é de 25 a 34 anos (25,5%), seguida por 16 a 24 anos (17,7%);
  • As mulheres são maioria entre o público gamer, representando 51%;
  • 48,3% das pessoas preferem jogar pelo celular, enquanto 20% priorizam o videogame e 15,5%, o computador;
  • Entre os jogadores e as jogadoras, 67% se consideram gamers casuais, sem uma rotina de partidas tão frequente. Já 33% se consideram gamers hardcore, disputando três ou mais vezes por semana.

Outro dado curioso, desta vez compartilhado pela pesquisa Euromonitor, é que as pessoas idosas estão se aproximando cada vez mais do mundo dos jogos. Mais digitalizadas, o número de gamers com mais de 60 anos é de 21% em todo o mundo.

Sobre investimentos em games, vale destacar algumas das questões macroeconômicas que o mercado enfrenta, como as altas de juros e a possibilidade de recessão nos EUA que afetam ações de empresas de tecnologia como Microsoft e Sony, mencionadas no relatório. 

A indústria brasileira de jogos é formada principalmente por pequenas e médias empresas, com destaque para desenvolvedoras independentes que criam jogos para plataformas móveis e para PC. Alguns dos principais gêneros de jogos populares no Brasil incluem jogos de ação, aventura, RPG, esportes, simuladores e jogos casuais.

No entanto, o mercado de games no Brasil ainda enfrenta alguns desafios, como a falta de incentivos fiscais para a indústria de jogos, a dificuldade de acesso a financiamento para desenvolvedores independentes e a falta de profissionais qualificados no setor.

Se você está interessado em empreender no mercado de games no Brasil, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo:

  • Identifique o seu nicho: o mercado de games é vasto, e existem muitas oportunidades em diferentes nichos. Identifique sua área de interesse e expertise, pesquise e analise o mercado para encontrar oportunidades de negócios;
  • Crie um plano de negócios: é importante criar um plano de negócios sólido, que defina sua estratégia, objetivos, metas, prazos, recursos necessários e orçamento. Um plano de negócios bem estruturado pode ajudar a minimizar riscos e aumentar as chances de sucesso;
  • Conheça as tendências do mercado: o mercado de games é dinâmico e está sempre evoluindo. É importante acompanhar as tendências do mercado, novidades em tecnologia e inovações na indústria;
  • Desenvolva um produto diferenciado: para se destacar no mercado de games, é importante desenvolver um produto que tenha características únicas, como jogabilidade inovadora, história envolvente, visual atraente e outros elementos que possam atrair o público-alvo;
  • Envolva-se com a comunidade: a comunidade de jogadores é muito ativa e pode ser um ótimo canal para divulgar e testar seus jogos. Participe de fóruns, redes sociais e eventos de games para interagir com os jogadores e receber feedback sobre o seu produto;
  • Busque financiamento e parcerias: o financiamento é fundamental para o desenvolvimento de jogos, especialmente para empresas menores. Busque por editais, programas de aceleração e outras fontes de financiamento, além de parcerias com outras empresas e desenvolvedores;
  • Tenha uma equipe qualificada: para empreender no mercado de games, é importante contar com uma equipe qualificada, que tenha experiência em áreas como programação, design, roteiro e produção de jogos. A qualidade do produto final está diretamente relacionada à qualidade da equipe que o desenvolve.

Algumas tendências do setor para 2023:

1. Catálogo estratégico

Trabalhar com produtos de alta demanda é fator decisivo para lojistas atraírem clientes em qualquer mercado — e no ramo de Games isso não é diferente. Para se destacar da concorrência e ganhar força no segmento, é fundamental se manter por dentro das tendências e dos últimos lançamentos.

2. Forte presença no e-commerce e em marketplaces

O e-commerce está se tornando cada vez mais relevante para varejistas de jogos. Hoje, digitalizar os canais de venda é mais do que uma opção, é uma necessidade de sobrevivência. Oferecer uma experiência multichannel, com facilidade de compra on-line, é crucial para o público gamer, tecnológico e antenado. 

3. Parceria com influencers

Mais uma tendência que está ganhando força é a crescente influência de gamers que se destacam nas redes. Hoje, há jogadores e jogadoras que antecipam e ditam tendências nesse segmento, especialmente no YouTube. 

Se precisar de ajuda, procure o Sebrae no seu estado.

Saiba mais:

Artigo criado a partir do conteúdo do Podcast Escuta essa, empreendedor – Ep. 96

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