this is an h1

this is an h2

Wed Feb 08 19:37:42 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Metaverso abre oportunidades para agregar valor a passeios turísticos

Conheça formas de ganhar clientes e fomentar passeios com o metaverso, que é a aposta de empresas gigantes do mercado digital.

· Atualizado em 08/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A essência do trabalho com turismo é levar pessoas para que conheçam lugares diferentes, tenham a melhor experiência possível e busquem novos destinos para o futuro. A atuação na área ganhará um novo aliado com a popularização do metaverso, que funciona como um mundo virtual em que o usuário pode viver uma vida em um mundo internético, interagir, trabalhar, estudar e tudo mais o que desejar. E existe algo que faça parte dos sonhos de tanta gente quanto o turismo? 

É por isso que empreendedores precisam estar atentos às formas de usar o metaverso para agregar valor a viagens ou mesmo para tornar destinos e passeios mais conhecidos, entre tantas outras possibilidades. O mundo virtual que é desenvolvido pelos criadores do Facebook, que rebatizaram a empresa como Meta, justamente pelo ambicioso projeto, funciona como uma realidade “paralela” que integra os mundos real e virtual por meio de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada e hologramas. 

INOVAÇÃO 

Outra característica explícita quando se pensa em turismo é a novidade. A profissionalização das atividades relacionadas a viagens em vários cantos do mundo também faz com que surjam inovações e oportunidades para os empreendedores. Aliás, parte das atividades desenvolvidas no metaverso são pagas, como a compra de terrenos ou de roupas, o que também abre uma nova forma de gerar receita.  

Embora o uso do metaverso no turismo ainda seja pouco comum, há iniciativas de grandes empresas como a Disney, que planeja promover experiências imersivas em múltiplas plataformas, independentemente de onde o usuário esteja. Assim, é possível pensar que a gigante norte-americana pode não somente promover a visitação virtual para quem não pode pagar pela viagem, como também criar atividades que unam o mundo físico e o mercado digital. 

USO DIVERSIFICADO 

Mesmo que o turismo seja uma atividade para poucos no metaverso, o empreendedor pode sair na frente e usar algumas das tecnologias que compõem essa realidade paralela para dar ao turista uma nova perspectiva. Uma delas é a realidade aumentada, mais conhecida pela oferta de novas informações pela leitura de um QR code em um smartphone. 

Já há hotéis que permitem que o cliente conheça as próprias instalações e outros atrativos por meio da internet. O The Hub Hotel do Premier Inn, um resort britânico, usa a realidade aumentada em mapas que coloca nas paredes do local, para que hóspedes possam acessar mais informações e planejar rotas e passeios.  

Por meio da realidade virtual, também é possível visitar pontos turísticos como o museu francês Louvre, sem precisar deslocar-se até Paris. A tecnologia permite oferecer ao usuário uma caminhada por locais com ponto de vista em primeira pessoa, como se estivesse lá. Outra possibilidade é fazer passeios com guias on-line, o que inclusive fomenta a vontade do turista de ir ao destino no mundo real.

JOGOS ELETRÔNICOS 

No Brasil, existem iniciativas como a de uma startup de Santa Catarina que usa jogos eletrônicos para fomentar passeios e roteiros para turistas. A chamada gamificação agrega valor à experiência ao fazer o viajante testar conhecimentos com perguntas e enigmas pelo caminho, em troca de prêmios ou de diversão com mais pessoas. Dessa forma, também é possível conversar com personagens animados em uma tela de celular, algo que chama a atenção das crianças.  

São exemplos de como o metaverso gera, hoje, oportunidades para os empreendedores do mercado de viagens e turismo. 

É um novo mundo a ser explorado pelo turista!

Conheça os cursos por WhatsApp do Sebrae:

Iniciando um pequeno grande negócio  

Como devo agir para liderar e promover a criatividade e a inovação?

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?