Katia D' Angela é mineira e trabalha com confeitaria de doces caseiros em São Paulo. Ela é a personagem deste artigo da Série “Meu MEI é um Sucesso”.
Nascida no interior de Minas Gerais, desde pequena, Kátia acompanhava sua avó e sua mãe fazendo doces para consumo da família. Formada em Administração de Empresas e Gestão de RH, ainda enquanto empregada em uma multinacional, já fazia os doces e vendia aos seus colegas de empresa.
Em 2015, depois de perder o emprego, resolveu assumir e se dedicar profissionalmente à atividade de confeiteira. Atualmente, sua rotina se divide em fazer doces caseiros para vender e dar cursos/aulas de confeitaria na escola em que teve aulas em 2015, e também em outros locais em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Vamos deixar que ela mesma nos conte a sua história:
“Teve uma transição aí nesse meio porque, primeiro, como mãe né, aí eu tinha meu filho com pouco mais de um ano, eu trabalhava numa empresa, numa Multinacional. Eu sou formada em administração de empresas e gestão de RH, e sempre escutei muito das pessoas 'olha, por que você não trabalha com isso? Isso é o seu hobby.'. Mas é uma coisa que eu sempre gostei ... e aí, a partir daí, despertou... quando eu saí da empresa, deu o “start”... para mudar completamente o ramo né. E entrei de cabeça... falei 'isso eu vou fazer dar certo'. Tive muito medo, né. Logo de cara... mas resolvi fazer isso dar certo”.
“Mas foi por conta do meu filho esse início aí. Quando ele era pequenininho, não conseguia acompanhar muito ele em consulta por conta da empresa e tudo mais, então, por isso, queria entrar na confeitaria também... foi complicado no início. No finalzinho de 2014, eu levava alguns doces para empresa onde eu ainda trabalhava. O pessoal experimentava e pedia para eu vender e, mesmo assim, eu ficava com medo. E aí, em 2015, foi que realmente teve a virada de chave. Quando eu fui desligada da empresa e acabei entrando na confeitaria”.
“Comecei fazendo cursos, inclusive aqui, onde hoje eu tô trabalhando, dando aula, né... então, passou aí quase sete anos na verdade, né, e aí, eu comecei a trabalhar aqui pelo menos um ano que eu tô dando aula direto, e há quatro anos, aí, entre São Paulo e Rio de Janeiro, também nessa loucura aí que a gente ama fazer... que é trabalhar com açúcar, né”
“Eu sempre via minha família toda lá rodeada na cozinha, eu sou mineira, sou filha, neta, de mineiros, né. E a minha avó, então... a gente foi criado uns 8 netos, tudo ali, na beira do fogão, mexendo e bagunçando. E, aí, eu sempre vi minha avó trabalhando sempre com isso, né... não para vender, mas para consumo nosso mesmo da família. Como lá a gente é da zona rural, não tinha uma padaria perto... não tinha nada perto da gente... tinha que produzir as coisas e minha mãe também... minha mãe é cozinheira... então veio daí o amor... não pela área salgada, porque sinceramente não é uma área que eu gosto. Mas os doces... a paixão veio é da família, né... e eu acho que com o tempo, eu também tô passando isso para o meu pequeno também... e acho que a gente gosta de fazer isso em casa. Eu casei essas oportunidades também porque no meu prédio... por morar num lugar que não tem coisas próximas também, eu descia com um bolo... oferecia para os moradores quando eles iam comprar pão e ali eu fui fazer a minha clientela, né. No primeiro final de semana que eu fiz isso, cheguei a vender 30 bolos. Então, para uma pessoa que não sabe, apesar de ser formado na área, eu não sabia nada de precificar produto, né. Então, para mim, era muito novo né, então assim... comecei nessa área crua, errando muito, como muita gente faz. Acho que esse é o início que a gente erra demais, né, a gente joga muita receita fora, a gente faz muito teste, mas foi uma área que me abraçou e as pessoas, com o tempo, também foram conhecendo um pouquinho do meu trabalho”.
“Logo que eu comecei na confeitaria, fiz um curso no Sebrae, né. Principalmente fluxo de caixa, eu tinha bastante dificuldade. Para a gente poder entender o que era o dinheiro da empresa, da Kátia D'Angela, e o dinheiro da Kátia, a pessoa física. Então, essa conta, essa diferença de contas, aí a gente teve muita dificuldade no início. Então o Sebreae trouxe isso. Conseguiu me fazer entender que o mais importante é que a gente tem que saber separar essas contas para a gente não ter nenhum problema no futuro. O planejamento financeiro também é o mais difícil hoje, não vou negar, por trabalhar com uma empresa né. Hoje, então, a gente fica naquele negócio. Hoje eu não aceito mais encomendas, na verdade, em alguns tempos, em alguns períodos sazonais, a gente acaba colocando. Páscoa, Natal, e tudo mais, então eu tento colocar a empresa né, as aulas junto com algumas encomendas quando eu consigo. Então para a gente conseguir conciliar tudo isso, ter um fluxo de tudo isso é muito difícil, né. Mas hoje é mais voltado para as aulas, né, então eu tenho aquele negócio de falar assim: eu tenho “x” aulas no mês, então eu sei que “x” aulas eu vou ganhar tanto no mês, então, não fique bom na confeitaria por exemplo, eu tenho que trabalhar mais, tem que produzir mais para ter um salário, vamos dizer, que é um salário também que eu tenho, né, apesar de ser uma pessoa jurídica...”.
“As minhas maiores dificuldades, é, primeiro foi a aceitação da família, né. De algumas pessoas por conta da formação inicial de você querer mudar de área, e até o preconceito mesmo da minha mãe, por incrível que pareça, porque a minha mãe era aquela pessoa assim, eu formei a minha filha, a minha filha é formada, e, de repente ela vai mudar tudo e vai pôr a barriga na cozinha, vou colocar a barriga no fogão, não era isso que ela queria para mim, né. E, aí, esse preconceito inicial, eu consegui quebrar aos pouquinhos mostrando que realmente não era só uma brincadeira, que era uma coisa que eu queria, né. Então, acho e eu acredito que essa foi a pior parte, e também de você mostrar para as pessoas que você tá com isso, trabalhando, e que não é um “desemprego”, porque muitas pessoas encaram a confeitaria como uma fonte de "há ela é uma coitada aí, ela não arrumou outra coisa". E não é assim. A gente estuda demais, né, apesar de ter feito as primeiras formações, depois disso, eu pensei em fazer pós-graduação na área me formei em outras coisas também, chocolateria. Então não é só a gente se jogar e achar que a gente vai viver só de vídeo né, porque a maioria das pessoas consomem muitos vídeos na internet e não podem parar só ali. Então, a gente tem que procurar também se especializar mais, então ali, acho que foi o pior momento para mim, foi quando eu falei vou viver disso. Mas como viver disso, nem eu mesmo sabia que dava para fazer”.
“Uma das grandes vantagens de ser MEI na verdade, já aconteceu inclusive quando eu estava com Covid, né. Eu tive que ficar afastada, então eu contei com benefício, também, por conta disso, fazendo o pagamento, tudo certinho, né. Então, além disso, eu tenho uma conta CNPJ também num banco, então eu consigo emitir notas fiscais também para empresas. Então, a gente sabe que, por trás disso, tem muita gente que tem medo de falar “ah, não, eu vou ficar assim mesmo, tá tudo certo”. Não, a gente tem que pensar no futuro, né, não é sempre que a gente tem saúde, a gente pode ter uma gestação aí no meio disso tudo, também a gente pode ter um problema de saúde, e a gente pode contar com esse nosso benefício, também né, como qualquer uma outra empresa. Afinal, eu sou uma empresa também, né.”.
“Os produtos que eu mais fabricava logo no início foram bolos caseiros, né. Isso pelo fato da minha mãe e da minha avó trabalhar, né, fazer isso, então, era o que eu via elas fazendo, então, todas as receitas que eu tinha no caderninho da minha mãe eu trouxe para mim. Então, aquele bolinho, aquele cheirinho, aquele gostinho de infância, o bolinho de fubá, o bolinho de milho. Então, esses sempre foram “meu carro chefe”. Então, com o tempo, os bolos caseiros passaram, aí, para bolo de festa, porque, querendo ou não, as pessoas falavam 'Nossa, você faz isso tão bem, porque que você também não trabalha com isso?". Então, aí vai, você começa a trabalhar com uma coisa, você já se envolve com outra, né, então acho que o principal inicial e é o que eu mais gosto de fazer até hoje é trabalhar com bolo caseiro. Eu acho que desperta aquela casa de vó, né, onde a gente sente à vontade... é onde a gente pode ser a gente mesmo, eu falo que quando eu vou, e resgato, e volto lá pra Kátia pequena com seis, sete anos, vendo minha avó assando um bolo, a minha tia, e todo mundo em casa. Então, acho que é ali que eu gosto de ficar”.
“Eu fui fazer uma aula, na verdade, eu odeio passar fome, eu sempre falo isso, eu não gosto de ficar com fome fazendo aulas, então eu levei um produto específico que é o bolo de rolo, que é um bolo pernambucano e eu levei para essa aula. E um professor olhou o bolo e falou assim: Como assim? Como você não dá aula disso? E, aí, eu pensei, eu falei, imagina, maluco, nem me conhece, lá do Rio de Janeiro esse professor, e ele me convidou para ir para o atelier dele dar aula, e fiquei um mês nessa história de “vou? Não vou? Faço aulas?"
“Passou dois meses, resolvi abrir uma turma aqui em São Paulo numa loja, e para o meu espanto em uma semana a gente esgotou a primeira turma. Eu até brinquei, eu falei: mãe, se eu não conseguir levar ninguém você vai assistir a minha aula? Pelo menos para ter a senhora na minha aula e não... esgotou a primeira turma, abriu uma segunda turma, esgotou também. E isso na época pago, né. Então, a gente falou assim: “Opa... realmente, então, o pessoal gosta desse produto, gosta da forma que eu dou aula. E, aí, eu encarei a ida para o Rio de Janeiro pela primeira vez. E, desde então, eu fiquei aí dois anos de muamba, na verdade, indo e voltando, o tempo todo de ônibus, porque era muita coisa para levar, às vezes chegava a levar 60 kg de chocolate, então era muita coisa, entre Baixada Fluminense, em Niterói, no Rio de Janeiro inteiro dando aula”.
“A importância que tem de você estar legalizada, até para você mostrar para as pessoas que é o seu trabalho, né, porque, como eu falei, muita gente acha que essa é uma fonte de renda, como estou desempregada, e vou trabalhar com doces. E não é desse jeito. Então, quando a gente se apresenta como uma empresa, as pessoas já começam a olhar para a gente de outra forma, já começa a ter respeito pela gente, pela forma que gente se porta, né, então acho que o primeiro cartão de visitas nosso é falar “essa é minha empresa, essa é a minha MEI”, né, eu tenho esse nome aqui, então, você tem o endereço, tudo certinho, você tem todas as informações da sua empresa, né, então a gente tem que pensar nisso também, como futuro, né. Tem pessoas de fora para cá para conhecer essa loja, então a importância. Imagina só, há sete anos atrás, eu estava aqui na segunda cadeira fazendo uma aula, e hoje eu tô à frente da loja, dando aula para essa loja. O pessoal comendo aquela sensação que quando alguém dá uma mordida no bolo e você olha a pessoa tá de olho fechado, aquilo não é incrível? Então vale muito a pena mesmo”.
“Todo mundo quer migrar para confeitarias. Estou desempregado, entrou na confeitaria, mas também muita gente acaba desistindo, porque querendo ou não, o material nosso que a gente trabalha, se você for trabalhar com material bom para você entregar para o cliente, é um produto que é caro. Então, as pessoas vêm e falam assim: " opa, não dá para trabalhar desse jeito né? Não dá para fazer isso aqui, eu pensei que era mais barato, eu escuto isso de muita gente e achei que era mais barato trabalhar com confeitaria. Não é bem assim que funciona as coisas, né?”.
“Acredito que para você trabalhar com confeitaria, o seu cartão de visita hoje é a rede social, né? principalmente o Instagram, né. É a ferramenta de trabalho minha principal. É onde eu consigo, tem também além, claro, tem outras, também que eu falo muito com os meus alunos. Eu tenho muito contato com alunos, então, na rede social hoje, acho que 90% do meu trabalho é através da rede social, né? O pessoal conhece a gente através da rede social, conhece até demais às vezes, mas isso é bom, me deixa próximo a eles”.
“O futuro do meu negócio, eu quero muito começar a trabalhar muito mais as redes sociais principalmente. Confesso que isso ainda é uma coisa que eu preciso trabalhar melhor, né, quero cada vez dar mais aulas porque acredito que a gente levando isso para as pessoas, a gente vai fazer com que esse preconceito caia um pouco, e acho também que as pessoas começarem a pegar mais material a entenderem a importância da confeitaria, né, então, essa é minha visão de futuro: formar pessoas para que elas percam o medo de trabalhar de abandonar até os seus empregos que muita gente acaba tendo dois empregos. Trabalha no emprego e com confeitaria, mas tem medo de abandonar o outro emprego, achando que não vai dar certo na confeitaria. Então, eu gostaria muito que as pessoas pudessem enxergar isso também lá no futuro e, aí, olhar e falar assim, não, aqui eu vou começar do zero, mas lá na frente eu tenho certeza que eu vou chegar e eu vou conseguir me manter”.
“A dificuldade hoje como empreendedora é a gente fazer com que as pessoas entendam eu como professora, né. As pessoas entendem que esse é o nosso trabalho, né, que apesar de tudo, a gente ainda tem esses negócios, esse estigma das pessoas acharem que isso é passageiro, né, então não é assim, a gente tem que sempre se autoafirmar e até para os próprios alunos, isso daqui não é uma passagem. Se você levar a sério, isso é o seu trabalho, é o meu ganha pão, é o que eu sempre falo para eles: e se eu conseguir, você também consegue começar com o que você tem, do jeito que você está. Essa é a principal que muita gente se autossabota. "Eu não tenho uma batedeira, eu não tenho um forno de R$ 2000,00". Eu não tenho isso, não, eu comecei com que eu tinha, com as minhas forminhas velhas que era da minha família, com as minhas coisas que eu estava em casa e com o tempo, né, eu fui comprando fui adquirindo as minhas coisas. Então, a Kátia lá do passado que passou muito perrengue, ela sabe que deu certo por conta disso, a gente tem mania de falar assim - ah, eu não vou fazer isso agora porque não tenho isso e tal. E não, não é desse jeito que a gente tem que começar, com o tempo começa com o trilhar da profissão a gente consegue adquirir tudo com certeza."
Depois de acompanharmos os depoimentos da Kátia, que lições podemos tirar? O que podemos aprender com ela?
Em todos estes episódios do MEU MEI É UM SUCESSO, algumas características que sempre estão presentes nos empreendedores é a persistência e o amor à atividade.
Não desistir, seguir em frente mesmo com as dificuldades, quebrar preconceitos. Gostar do que se faz. Fazer “por” e “com” prazer. Parecem ser os principais segredos que com certeza pavimentam o caminho para o alcance dos objetivos e o sucesso de qualquer negócio. E com a Kátia, parece que estas características se mostram ainda mais presentes.
Nascida no interior de Minas Gerais, desde pequena, Kátia acompanhava sua avó e sua mãe na cozinha, fazendo doces para consumo da família. E a persistência dela, mesmo com as dificuldades e o preconceito da própria mãe, com certeza não deve ter sido uma tarefa fácil para ela.
As dificuldades, os desafios e obstáculos, por exemplo, nas idas e vindas São Paulo X Rio, denotam uma vontade de seguir em frente e fazer as coisas acontecerem.
Importante demais também o quanto ela gostava de fazer doces, o prazer de fazer os doces, se sentir “em casa", resgatar o seu tempo de infância, a sua memória afetiva, com sua avó, sua mãe, tios, seus familiares e agora o prazer em transmitir isto ao seu filho.
Isto, com certeza, é lindo e emociona demais. Esta busca pelo seu “eu interior” é algo que ocorre muito com estes empreendedores que trilham um caminho seguindo em atividades que acompanhavam seus pais ou avós executarem quando ainda pequenos.
Ir em busca dos conhecimentos, se aprimorar, se aperfeiçoar naquilo que já conhece e buscar a formação nas áreas em que tem dificuldade. Veja que ela, mesmo já sabendo fazer doces que já vendia enquanto tinha trabalho formal, antes de se “aventurar”, foi aumentar seus conhecimentos sobre confeitaria na loja/escola onde hoje ela é professora.
E continua estudando, fazendo pós-graduação, expandido para a área de chocolataria. E também procurou o Sebrae para fazer cursos nas áreas administrativa e financeira que não tinha quase nenhum conhecimento, visto que profissionalmente atuava no setor de recursos humanos.
Entender a necessidade da separação das finanças empresa e pessoa física é essencial.
Aprender a fazer corretamente a precificação dos seus produtos e serviços. Isso com certeza foi o diferencial para o sucesso financeiro neste setor em que é preciso ser bem analítico no momento da precificação.
Trabalhando com bons insumos e fazendo um produto de qualidade que ela mesma cita ao dizer que confeitaria não é um negócio barato, necessita de uma bem detalhada e precisa precificação para evitar gastar mais do que vai receber.
A Kátia descreve que a principal ferramenta de marketing, de divulgação e mesmo de efetivação de negócios é por meio das redes sociais, no caso dela principalmente o Instagram.
Atualmente, quem não se atentar para esse detalhe da importância das redes sociais, dificilmente alcançará êxito nos negócios. As vendas on-line e o delivery são complementares.
Já existiam há muito tempo, mas, com a pandemia, aflorou a percepção da facilidade que o on-line e delivery proporcionam. As pessoas querem comprar e receber os seus produtos em casa sem nenhum incômodo de ter que sair, pegar trânsito, perder tempo.
E o delivery que se iniciou praticamente só atendendo o ramo de alimentação, atualmente temos delivery de tudo: Farmácia, supermercado, pet shop, açougue; na prática, não tem limites.
A ciência da necessidade de estar legalizada, se formalizar como MEI, podendo vender para empresas, poder mostrar o seu cartão de visitas com um CNPJ, endereço.
Isso transmite responsabilidade, profissionalismo e gera credibilidade diante dos clientes. Poder emitir notas fiscais, ter conta em nome da empresa e, no caso da Kátia, é importantíssimo para muitos MEIs neste período da pandemia, possam ter o seu direito previdenciário assegurado no momento em que precisou se afastar da atividade, no caso dela por Covid.
Além disso, você pode ter outras vantagens ao se formalizar. O poder público de uma maneira geral tem privilegiado muito os micro e pequenos empreendedores formalizados. Hoje você, como MEI, tem à disposição empréstimos e financiamentos com condições bem mais favoráveis.
Comprando com seu CNPJ, você consegue descontos com fornecedores. Você pode, inclusive, comprar um veículo com descontos muito interessantíssimos, e até mesmo fazer um plano de saúde com valor um pouco mais acessível. São muitas vantagens por um custo bem baixo.
A Katia mostra uma percepção bastante lúcida das dificuldades e dos caminhos que precisam ser trilhados por quem quer ou precisa empreender.
Saber que não dá para esperar o “momento” perfeito, que mesmo que não tenha todas ou as melhores ferramentas para uma atividade, é necessário começar, “botar a mão na massa” e ir trabalhando e se firmando e conseguindo melhorar aos poucos, que logo terá melhores condições.
Se esperar este “momento perfeito” com tudo certinho, talvez nunca comece o negócio. É preciso ir com a cara e a coragem e muitas vezes encarar os desafios e se aventurar. Veja que ela começou estudando e aonde ela estudava sete anos atrás. Hoje, ela é professora.
As grandes lições da Kátia que nós vimos na história dela são: nunca desistir dos seus sonhos, se capacite e a oportunidade aparece para quem está preparado. E assim, pode ser com qualquer um que queira seguir o caminho de empreender. Agindo assim, com certeza o sucesso será alcançado.
O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores, em geral em todas essas etapas, com consultores e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita.
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Sat Nov 16 00:01:45 BRT 2024
10 ideias de como ganhar dinheiro na internet sem sair de casa
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Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae no ano de 2021, considerando uma disponibilidade mensal de 120 horas, o potencial de renda média mensal é de R$ 2.400,00. Para esse tipo de trabalho, deve-se escolher os modelos com o quais você gostaria de trabalhar a divulgação: blogs, loja virtual, redes sociais. Uma dica para a escolha é pensar nas plataformas que você teria maiores facilidades em fazer o trabalho de vendas. Em seguida, busque pelos melhores programas de afiliados para os modelos escolhidos.Criar uma estratégia de marketing digital e colocá-la em prática será o foco do seu trabalho. Para ter sucesso é fundamental gerar tráfego para o seu site, use e abuse de SEO, redes sociais, e-mail marketing e muita, muita técnica. E então? Achou interessante? Antes de iniciar, pesquise bastante. O Sebrae preparou um conteúdo para de ajudar a começar a ganhar dinheiro na internet e se formalizar. 2. Ganhe dinheiro em casa como infoprodutor Já pensou em ganhar dinheiro online compartilhando o seu conhecimento com o mundo? Os infoprodutos se destacam pelo seu caráter facilitador, despertando automaticamente a simpatia do usuário, que enxerga neles uma solução prática para a sua necessidade de adquirir informações com simplicidade. Aomesmo tempo, em termos de venda, os infoprodutos são fáceis de comercializar pela sua adaptabilidade. Assim, é possível adequá-los a diversos tipos de negócio, garantindo a máxima de não colocar todos os ovos da sua empresa em um mesmo cesto. Produtos digitais como e-books estão em alta e são uma ótima oportunidade para quem deseja empreender. Isso porque você só precisa produzi-los uma única vez e pode vender quantas vezes quiser. Livros de receitas? Aulas de música? Dicas de marketing? São infinitas as possibilidades. Pense em algo no qual você é muito bom e invista nisso! 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Você pode cadastrar o seu negócio em aplicativos de delivery e selecionar a opção de plano com entregador. Assim, você não precisa se preocupar com os custos de entrega ou com a criação de uma loja virtual própria. 10. Serviços e soluções digitais Como não poderia ser diferente, trabalhar com soluções digitais é perfeitamente possível de ser feito de casa. Isso porque, como visto acima, área de tecnologia está em alta e a demanda por mão de obra qualificada não para de crescer. Se a sua especialidade é relacionada à área, essa é uma ótima alternativa para empreender. Alguns exemplos de serviços são: desenvolvimento de sites, criação de softwares e aplicativos e web design. Até mesmo alguns serviços de suporte de informática podem ser realizados de modo virtual. Por fim, sabemos que empreender demanda tempo, conhecimento e persistência. 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Sat Nov 16 00:01:41 BRT 2024
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Uma boa gestão de tempo pode fazer toda a diferença no dia a dia de um empreendedor e também pode ser uma das chaves para o sucesso a médio e longo prazo. Neste artigo, baseado no podcast Uber Avança, o Sebrae traz dicas de gerenciamento de tempo que podem ajudar a a obter melhores resultados no seu negócio. Ao falarmos de tempo, temos uma certeza: ele é imutável e igual para todos. É impossível esticar os minutos, encolher as horas ou acrescentar mais um dia na semana. Assim, mesmo se não o utilizarmos adequadamente, ele nunca mais voltará. Importante também destacar que não é possível fazer uma gestão do tempo, em si. O que é possível é gerenciar o nosso comportamento frente à forma por meio da qual lidamos com o tempo, no intuito de utilizá-lo de maneira mais eficiente e proveitosa. E compreender que isso irá fazer toda a diferença em nossa vida e em nosso trabalho. Quando se tem prioridades, metas e planos bem definidos, é possível organizar as atividades e encontrar tempo para tudo. Assim, a gestão do tempo vai além de métodos, relógio e velocidade; ela está mais voltada à visão que se tem do mundo, de planos e de desejos. Por esse motivo, cada pessoa tem uma rotina própria, bem como prioridades e sonhos diferentes. Então, analise sua vida, seus objetivos, suas metas, suas prioridades e sua rotina e verifique qual é a média de tempo demandada por cada atividade do seu dia a dia. Se organize com base nesses dados, não se esquecendo de reservar momentos para o lazer, o descanso, a saúde e a família. Tudo que for imprescindível para você deve estar dentro do gerenciamento de seu tempo. Quando administramos bem o tempo gasto com o trabalho, consequentemente beneficiamos todas as outras áreas da nossa vida. Confira algumas dicas a seguir: Defina as suas metas e seus objetivos e depois estabeleça as ações necessárias para alcançá-los. Não existe uma única maneira de organizar o seu tempo. Você só precisa encontrar aquela que melhor se adapta ao seu dia a dia. Importante: não confie na memória. Tenha tudo sempre anotado. Você pode escolher um método simples, como uma agenda ou um bloco de anotações, ou opções que envolvam as tecnologias, como o celular, a agenda de e-mail, os sites e os aplicativos. Classifique a prioridade das ações em função dos resultados que você quer e precisa alcançar. Ou seja, o que é mais importante para que você consiga atingir as suas metas? Planeje o que, onde e quando fazer, bem como quem poderá ajudá-lo, quanto tempo levará e quanto custará. Muitas vezes, quebrar as ações maiores em atividades menores é recomendável, pois isso leva à realização da atividade maior com mais eficiência. Dessa forma, cada etapa pode ser comemorada, para se sentir mais motivado para seguir em frente. No caso das tarefas diárias, você pode fazer uma lista mensal, uma semanal e uma diária com as tarefas importantes, colocando-as em ordem de prioridades. Outro ponto importante a ser destacado são os chamados drenos ou ladrões de tempo. Comportamentos que desviam a atenção ocasionam na perda de minutos ou horas preciosas. Confira: Perfeccionismo: o foco sempre deve estar na excelência dos produtos ou serviços prestados, mas o excesso de zelo e o perfeccionismo podem prejudicar a produtividade, ao se gastar muito tempo com uma atividade específica, em busca de uma suposta perfeição. Dificuldade de filtrar as distrações: conferir as redes sociais a cada cinco ou dez minutos parece não interferir, mas é um grande ladrão de tempo. Por isso, evite essa prática. Reserve momentos para navegar nas redes, se atualizar sobre as notícias e até para bater papo com os amigos, mantendo sua atenção no trabalho durante o período que foi a ele destinado. Não definir prioridades: quando tudo é urgente, nada é urgente. Assim, fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode parecer produtivo, mas atrapalha o foco e organização do tempo. Portanto, realizar tarefas por completo, seguindo uma ordem de prioridade podem aumentar a produtividade. Procrastinação: é uma grande inimiga da produtividade. Se trata de um dreno usado para delongar tarefas. Por exemplo, se você tem o prazo de um dia para executar algo, vai buscar fazê-lo em um dia. Se o prazo for de dois dias, a tendência é deixar para fazer no final do segundo dia. Outro exemplo ocorre quando se tem uma tarefa realmente significativa para desempenhar, mas pequenas coisas, menos importantes naquele momento, são colocadas na frente, como lavar a louça, checar as redes sociais. O importante é ter foco e seguir o seu gerenciamento de tempo, de acordo com as prioridades, buscando fugir das distrações. Transforme tudo em hábito: com disciplina, comprometimento e organização, é possível transformar todo o seu planejamento em hábitos. Dessa forma, se internaliza a mentalidade produtiva. É um processo gradativo, mas que é viável e que pode trazer resultados efetivos para sua vida e para os seus negócios. Reforçando: não esqueça dos momentos de descanso e lazer. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial para o sucesso. Com organização e planejamento, é possível ser um empreendedor com ótimos resultados e ter tempo de qualidade para você. Acesse aqui cinco dicas sobre como melhorar o gerenciamento do tempo. Coloque em prática esses conhecimentos e torne seus dias mais produtivos.
Sat Nov 16 00:00:51 BRT 2024
Como abrir uma ótica?
Inspirados pelo conteúdo do especialista Vinícius Gonçalves, selecionamos algumas dicas para você compreender o mercado de óticas e poder abrir o seu negócio o quanto antes. Uma ótica de sucesso trabalha com a montagem e venda de óculos e lentes de grau, além de armações, óculos de sol e acessórios estéticos. Como ponto positivo do negócio, está a estabilidade. São poucos os casos de óticas que têm redução nos ganhos após conquistar a clientela. Também, o uso de óculos e lentes de contato cresceu muito. Isso, somado ao caráter estético e tendencial dos óculos de sol, transforma a ótica em um negócio com um bom potencial lucrativo. Ficou interessado? Nesse texto, iremos esclarecer suas dúvidas sobre o quanto custa abrir uma ótica, qual é o faturamento, estrutura e fornecedores necessários, quantidade de funcionários, como escolher a melhor localização para montar uma ótica, concorrência e mercado. Então, vamos às dúvidas. Quanto custa abrir uma ótica? Elaborar um plano financeiro irá te ajudar a compreender de forma mais realista o valor do investimento inicial. Como é importante que você tenha uma noção de quanto precisa investir, seguem algumas estimativas: um investimento médio fica em torno de 41 a 55 mil reais, a serem distribuídos. Antes, uma informação importante: se você trabalhar apenas com a revenda de óculos e lentes, sem ter um laboratório próprio ou uma estrutura diferenciada, o investimento cai para, em média, cerca de 30 a 35 mil reais. Capital de giro: O capital de giro será uma peça fundamental para a saúde do seu negócio. É ele que vai garantir o funcionamento do seu negócio nos primeiros meses e evitar problemas financeiros, até conseguir se solidificar no mercado. O valor de capital de giro é de 20 a 30 mil reais, dos quais 15 a 20 mil são de estoque e oito a dez mil reais são de caixa mínimo. Qual é o faturamento bruto e líquido de uma ótica? O faturamento médio da ótica já consolidada gira em torno de 35 a 50 mil reais, com um percentual de lucro líquido estimado de 15 a 22%. Assim, sobra ao dono do negócio aproximadamente seis a dez mil reais mensais. Estrutura e fornecedores para montar uma ótica: Uma ótica pequena vai precisar de um ponto com área de pelo menos 40 metros quadrados. Caso opte por laboratório próprio, ele deve ter no mínimo 15 metros quadrados. A ótica deve ter ambientação leve. Uma dica de estilo é usar estruturas em madeira e prateleiras em metal e vidro com espelhos, fazendo com que o espaço pareça mais amplo. Coloque também algumas mesas, cadeiras e espelhos provadores, o que vai proporcionar comodidade aos clientes e, ao mesmo tempo, facilitar as vendas. A vitrine e os balcões devem ser bem iluminados. Com o mostruário de óculos, é importante instalar também um laboratório para ajuste de lentes e hastes de armações. Os equipamentos para manter o processo produtivo das óticas são as máquinas: Lixadeiras para lentes, lensômetro, máquinas facetadeiras, aquecedor de areia, centrador a ASZ-L Ingo, Rhanil Essilor, Motor flex jova, Fura lentes proxxon, espelhos de balcão, vitrines e outros. Você ainda vai precisar de equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora e máquina de cartão. Quantidade de funcionários da ótica: Para o sucesso de uma ótica, será fundamental a contratação de profissionais especializados. É recomendável ter pelo menos um profissional com experiência em optometria. Isso vai trazer credibilidade ao seu negócio. Os demais funcionários devem ser atenciosos, bons atendentes e vendedores, prezando pelo bom relacionamento com os clientes e foco na fidelização. No geral, uma ótica pode iniciar com um a dois atendentes, um gerente que pode realizar atendimentos e um auxiliar de limpeza. Como escolher a melhor localização para montar uma ótica? A escolha do ponto da sua ótica é uma das decisões mais importantes a serem tomadas. O local ideal tem influência direta no sucesso dos empreendimentos nesse setor, então, cuidado: priorize lugares de grande fluxo de veículos e pessoas, e opte por locais próximos a hospitais, clínicas médicas, farmácias e comércios. Mas, lembre-se de respeitar o orçamento que você tem disponível para não comprometer outros aspectos do seu negócio. Reserve parte do capital para campanhas de marketing agressivas: Atualmente, o uso de redes sociais como Facebook e Instagram são tendências. Os anúncios custam pouco, assim, é possível destacar-se dos concorrentes. Panfletos com promoções ainda trazem bons resultados, então, invista também nesta modalidade de propaganda. Lembre-se: A atividade deve ser exercida com base no regramento legal, em especial, o Decreto nº24.492, de 28 de Junho de 1934, bem como respeitando-se normas legais estaduais, municipais ou distritais. Quando não executada por pessoas com qualificação técnica apropriada, a atividade de produtos e serviços óticos pode trazer sérios riscos à saúde e bem estar do consumidor. A concorrência no mercado é moderada, mas o índice de óticas que fecham é pequeno, o que demonstra ser ainda um bom negócio. Outro ponto importante é a boa margem de lucro. Vale lembrar que, embora existam concorrentes on-line, a maioria das pessoas ainda prefere comprar diretamente em óticas, principalmente em razão das indicações de médicos e o medo de usar óculos ou lentes inadequadas. Abrir uma ótica pode ser um desafio, pois há uma série de dificuldades a serem enfrentadas. Entre elas, estão o alto custo inicial de investimento em equipamentos, a necessidade de obter um amplo conhecimento sobre lentes e armações para poder oferecer produtos de qualidade aos clientes, a concorrência acirrada com outras óticas e a necessidade de manter-se atualizado sobre as tendências e inovações do setor. Por outro lado, uma das principais vantagens é o potencial de lucro, já que os óculos são itens indispensáveis para muitas pessoas e há uma grande demanda por eles. Além disso, é possível oferecer serviços personalizados, como ajustes e consertos, o que pode gerar fidelização de clientes. Outro benefício é a possibilidade de trabalhar com produtos de alta qualidade e tecnologia, o que pode ser uma fonte de satisfação pessoal e profissional. Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você: Dez dicas para melhorar o visual de sua loja O ponto de venda, conhecido também como PDV, é o local onde o consumidor passa pela experiência de compra, encanta-se com o produto e torna-se fã de sua marca. Portanto, é necessário que o cliente ou potencial cliente sinta-se atraído ao entrar em sua loja, e fique satisfeito dentro dela. Pare que isso aconteça, planejamento e ação são fundamentais. Esta cartilha traz dez dicas para que a sua loja torne-se tão atrativa quanto vendável. Marketing digital: planejar para vender pela internet "Com este curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio." Essas foram algumas dicas para você compreender o mercado de óticas e abrir seu negócio agora mesmo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.
Mon Nov 04 11:41:32 BRT 2024
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Sat Nov 02 00:02:21 BRT 2024
Halloween traz magia e diversão para turbinar negócios temáticos
Que tal fazer umas bruxarias para turbinar o seu negócio? O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma ótima oportunidade para incrementar vendas de doces, fantasias, eventos e uma série de outros itens. E também uma chance de aumentar o faturamento junto com um pouco de diversão. Comemorado todo dia 31 de outubro, o Halloween é uma festa que vem de tradições pagãs de muitas culturas celtas, notadamente as dos países de língua inglesa. Inicialmente, era o Festival de Samhaim, celebrado com a chegada do outono, quando os dias vão ficando mais escuros e as folhas amarelam. Por isso, as cores tradicionais dessa data são o laranja e o preto. Com o tempo, a festa foi adotando referências cristãs e passou a ser chamada de All Hollow’s Eve, ou Halloween, que significa véspera do Dia de Todos os Santos. A tradição pagã diz que o Halloween é a data em que há uma ponte entre o mundo dos vivos e o dos espíritos, que assumem a forma de fantasmas ou esqueletos. Para afastar as assombrações, as pessoas acendiam fogueiras, lanternas e tochas e também usavam máscaras e fantasias para que esses espíritos não reconhecessem os humanos e andassem por aí sem incomodá-los. É tradicional a lanterna de abóbora, em que as caretas são entalhadas em abóboras que, depois, recebem velas para iluminar a noite. Nos Estados Unidos, onde a comemoração do Dia das Bruxas é a mais forte atualmente, as crianças fantasiam-se de espíritos e tocam as campainhas das casas perguntando “gostosuras ou travessuras?”. As pessoas costumam dar doces ou algum mimo para evitar as travessuras das crianças, como assustar as pessoas com suas fantasias ou borrifar a frente da casa com espuma colorida, por exemplo. No Brasil, o Halloween vem ganhando força ultimamente, principalmente graças a escolas de inglês que celebram a data para integrar os alunos. Oportunidades O Dia das Bruxas é uma ótima oportunidade de negócios para vários setores. No comércio, é uma boa ocasião para a venda de objetos de decoração temáticos em formatos como vassouras, caldeirões, lanternas em forma de abóboras, caveiras, adesivos etc. O comércio de fantasias não fica atrás, com trajes de bruxas, fantasmas, vampiros, máscaras diversas e tudo o que a imaginação criar. Na área de doces, as opções de venda são inúmeras. Muitas marcas lançam balas e biscoitos com temática de Halloween, mas há opções que podem ser usadas o ano todo, como chicletes e balas de gelatina com formato de olho, por exemplo. Uma pequena doceira pode fazer biscoitos em formato de chapéu de bruxa, por exemplo, para comemorar a data. E o pequeno comerciante pode, ainda, criar kits de doces para serem distribuídos para as crianças. Bares e restaurantes podem faturar mais com eventos e cardápios exclusivos para o Halloween. A decoração e a festa são formas de atrair um público maior. Mas também há formas de expandir as comemorações com eventos que pegam carona no tema, como a Marcha dos Zombies, ou Zombie Walk. Inspirado em seriados de TV, a marcha foi sendo realizada em vários lugares do mundo no dia 2 de novembro, Dia de Finados. No Brasil, a primeira Marcha dos Zumbis foi realizada em São Paulo em 2006, mas, hoje, várias outras capitais também realizam o evento, que é aberto e chama a atenção pelas fantasias aterrorizantes dos participantes. O evento tem atraído um grande número de turistas de todo o Brasil, que acaba movimentando toda a cadeia hoteleira, transporte e alimentação. Saiba mais, faça os cursos on-line gratuitos do Sebrae: Por whatsApp, o curso Como posso empreender para fortalecer negócios criativos? vai mostrar que ser criativo é praticamente um requisito para empreender! Neste curso, você vai aprender a combinar a criatividade e o espírito empreendedor para agregar valor ao seu negócio. E no curso Como aumentar suas vendas, você receberá a capacitação para aumentar as vendas, utilizando os principais componentes de marketing: produto/serviço, preço, ponto e promoção.
Tue Oct 29 09:39:34 BRT 2024
Empreendedorismo em 2024: descubra as melhores áreas para investir
Viver em constante sintonia com as tendências de mercado e os movimentos que influenciam os negócios é mais do que uma necessidade nos dias atuais; é uma estratégia essencial para empreendedores que almejam o sucesso. A dinâmica acelerada dos avanços tecnológicos, as transformações sociais, as preocupações ambientais e as mudanças econômicas têm delineado um novo panorama para o empreendedorismo. Esses elementos não apenas refletem, mas também moldam os comportamentos de consumo, trazendo consigo um redirecionamento significativo para os rumos dos negócios. Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução nos padrões de consumo, impulsionada pela expansão exponencial da tecnologia. A ascensão da era digital trouxe consigo um consumidor mais informado, exigente e conectado, criando um cenário onde a adaptação é vital para a sobrevivência e prosperidade dos empreendimentos. A par disso, as preocupações ambientais e sociais emergem como pilares fundamentais na formação das preferências de consumo, estimulando um mercado mais consciente e responsável. Compreender essas mudanças e antecipar-se a elas é crucial para os empresários que desejam se destacar. As tendências atuais vão além do simples modismo; elas representam oportunidades tangíveis para inovar, adaptar-se e até mesmo redefinir modelos de negócios. Nesse contexto, estar atento às tendências é como possuir um mapa que guia os passos na jornada empreendedora, oferecendo insights valiosos para o sucesso e a sustentabilidade dos empreendimentos. Neste artigo, exploraremos as principais tendências de mercado e negócios para o ano de 2024, mergulhando nos avanços tecnológicos, nas transformações sociais e nos novos comportamentos de consumo que delineiam o panorama empreendedor.
Sat Oct 26 00:01:07 BRT 2024
Chamada Pública de Gestores para Constituição de Fundo FIC FIP
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou um Edital para a constituição de um Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Participações (FIC FIP), visando fomentar investimentos em pequenos negócios inovadores em todo o Brasil. Com um aporte inicial mínimo de R$ 60 milhões, o fundo busca apoiar empresas emergentes e inovadoras, especialmente em regiões onde o acesso ao financiamento é mais limitado, promovendo o desenvolvimento econômico, social e a redução das desigualdades regionais. Acesse o Edital O projeto prioriza a seleção de gestores de fundos experientes e qualificados, que desenvolverão políticas de investimento alinhadas às diretrizes do Sebrae. A gestão eficiente dos recursos, a implementação de práticas avançadas de gestão de risco e a garantia de transparência e integridade em todas as operações são aspectos centrais deste fundo. Ao participar desta iniciativa, investidores terão a oportunidade de contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, impulsionando a inovação e promovendo um futuro mais inclusivo e sustentável para todos.
Thu Oct 24 10:11:51 BRT 2024
Como melhorar as habilidades empreendedoras
No post Saiba como treinar as suas habilidades empreendedoras, você acompanhou que empreender é uma atividade de muitos desafios e habilidades. Ou seja: o empreendedorismo envolve muitas e complexas variáveis que necessitam ser tratadas pelo conhecimento de técnicas e ferramentas, que vão muito além da experiência de vida, imaginação criativa, intuição para tomar decisões difíceis, resistência, força de vontade para seguir em frente e coragem para enfrentar as dificuldades que surgem. Ainda que o empreendedor tenha algumas dessas habilidades, elas precisam ser treinadas constantemente. Por isso, há a necessidade de capacitação continuada, a que se chama de formação empreendedora. Investir em cursos deve ser uma rotina na vida do empreendedor, a fim de poder desenvolver as habilidades necessárias à sobrevivência e expansão do seu empreendimento e ainda lidar com questões do dia a dia, cada vez mais complexas. Essa mentalidade é importante porque um dos maiores mitos que existem é o de que os empreendedores nascem prontos. Ao contrário do que muitos pensam, é possível, sim, treinar habilidades que já nasceram com você, bem como desenvolver algumas que ainda não tem. A atitude correta a tomar deve ser a de quem procura um aprendizado consistente, tendo em vista que hoje, no mercado, existem muitas escolas e instituições de ensino superior de excelente qualidade, além de parceiros como o Sebrae, que oferecem várias oficinas e cursos. Mas, para isso, em primeiro lugar, o empreendedor precisa desejar, ter vontade de aprender e de se desenvolver. Nesse sentido, algumas atitudes podem colaborar para o aprendizado efetivo: Assumir comprometimento pessoal para aplicar os conhecimentos adquiridos. Querer melhorar as suas habilidades empreendedoras. Saber lidar com frustrações e aprender com os erros. Ter iniciativa para buscar oportunidades, bem como ser independente e ter autoconfiança também são atitudes de quem tem visão empreendedora. O Sebrae é a maior escola de empreendedorismo do Brasil e oferece várias oportunidades na forma de ferramentas, cursos e conteúdos para melhorar seu aprendizado, bem como ajudar no desenvolvimento das suas habilidades empreendedoras. Acesse o curso: Os 10 comportamentos do Empreendedor de Sucesso e comece a sua capacitação agora mesmo. Lembre-se: melhorar sempre é possível!
Mon Oct 21 15:22:28 BRT 2024
MEI no esquenta: “Então é Natal, e o que você fez?”
Todo ano, nesta época, abre-se a temporada das consagradas músicas natalinas, e a mais tocada é, sem dúvidas, “Então é Natal”. Presente em todas as lojas dos centros comerciais, com esse hit, a gloriosa cantora Simone praticamente se materializa na frente de cada Microempreendedor Individual (MEI) para fazê-lo se lembrar da agitação de fim de ano. Já nas primeiras notas musicais, o coração acelera ao se dar conta: “Meu Deus, já chegou o fim de ano?! Ajuda, Simone!”. Então, se você ainda não pensou em como se planejar para terminar o ano de 2024 com tudo, o Sebrae conte com uma série de postagens que podem render boas ideias para você se preparar para o fechamento do segundo semestre. A série MEI no esquenta vai te ajudar a fazer o aquecimento para a melhor época do ano. Esse é um período de muitos eventos e datas comemorativas. Por isso, tudo indica que o que vem pela frente é muita badalação, com excelentes oportunidades para trabalhar conteúdos e temáticas que envolvem os setores de comercialização, prestação de serviços e fabricação de produtos. Então, corra e converse com os seus fornecedores. Anote as datas mais importantes que vêm pela frente: Black Friday: 29/11 (sexta-feira), porém muitas empresas aproveitam o mês inteiro de novembro para fazer campanhas nesta temática. Confraternizações das firmas: por volta de 6/12 (sexta-feira) a 20/12 (sexta-feira). Ceia de Natal: noite de 24/12 (terça-feira). Réveillon ou Virada de ano: 31/12 (terça-feira). As oportunidades do fim de ano estão aí, principalmente para quem já está esperto com planejamento, gestão de estoque, uma possível contratação, conteúdos e campanhas para esse momento de otimismo. Seja presencial ou on-line, o céu é o limite, mas você precisa começar a se movimentar pra ontem! Acompanhe os nossos próximos artigos e aproveite para fazer o curso Como turbinar suas vendas.
Mon Oct 21 11:48:26 BRT 2024
MEI no esquenta: Black Friday
A Black Friday já se tornou uma data queridinha no coração dos brasileiros, seja pela oportunidade de antecipar as compras de fim de ano, seja pela possibilidade de realizar o sonho de adquirir aquele produto tão sonhado por um preço especial. É, portanto, um momento de alegria e motivação para comerciantes independentes, costureiros e artesãos, bem como para os setores de eletroeletrônicos, moda e cosméticos. A experiência do cliente também tem passado pelo on-line. Estar bem posicionado nas redes sociais e no e-commerce pode ser um bom diferencial para Microempreendedores Individuais (MEIs) conseguirem alavancar suas vendas. É a hora do “bota-fora”, isto é, de fazer girar o estoque de peças empacadas com promoções para oxigenar o seu comércio. A Black Friday acontece classicamente na terceira sexta-feira do mês de novembro, que este ano será no dia 29, porém muitas empresas têm incorporado o mês inteiro nessa temática, conhecida como Black November. Se prepare para a Black Friday! O curso Como construir uma loja virtual, exclusivo para quem já tem um negócio formalizado, tem duração de duas horas e é totalmente gratuito. Nele, você poderá compreender a evolução do uso da internet para transformar o sonho da sua loja virtual em realidade. Também aproveite para fazer o curso Como turbinar suas vendas, que tem somente três horas de duração, e comece a aumentar o alcance das suas vendas. E não deixe de conhecer a página sobre a Black Friday que preparamos com muitas dicas e conteúdos para sua empresa vender mais esse ano!
Mon Oct 21 11:39:03 BRT 2024
Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!