Joyce da Silva faz laços personalizados. Ela é a personagem deste artigo da Série “Meu MEI é um Sucesso”. Vamos conhecer um pouco da sua trajetória.
Joyce da Silva Gonçalves Souza tem 30 anos e mora em Itaquaquecetuba, na grande São Paulo. Em 2019, ela precisou deixar o emprego com carteira assinada para cuidar dos filhos.
Como ficou sem renda, teve que encontrar uma forma de trabalhar para conseguir algum dinheiro. E ela inovou muito começando a personalizar laços para cabelos. Ela é a dona da Joy Laços e vai nos contar um pouco da sua história. Vamos acompanhar.
“Meu nome é Joyce da Silva Gonçalves Souza, tenho 30 anos e sou artesã. No ano de 2019, eu trabalhava, né, eu sou formada, porém eu tive um imprevisto, que a moça que cuidava dos meus filhos, aconteceu dela vir a bater neles e, então, do dia para noite, minha vida mudou completamente. Precisei sair da empresa e comecei a fazer laços, né, me reinventando para poder estar em tempo integral com os meus filhos e evitar que eles passassem por essa situação novamente. O início foi bem complicado porque eu havia acabado de me mudar para um bairro novo, então eu não conhecia ninguém, estava naquela rotina ainda de sair cedo e voltar à noite do trabalho. Então, precisei... comecei a ir para a porta da escola, com uma caixa plástica e os laços. Não conhecia nenhuma mãe, mas aí eu ia conversar: Oi, você tem menina? Eu trabalho com laços. Você não quer dar uma olhada? E aí foi crescendo, uma foi divulgando para a outra”.
“Na realidade, eu sempre fui daquelas de fazer tudo, curiosa, então, em casa sempre: precisava aplicar um tecido na parede, queria fazer um item de decoração, então, sempre foi assim que precisando customizar um sapato uma roupa, e aí, quando a minha filha nasceu, eu fiz vários lacinhos para ela. Eu mesma fiz, minha tia me deu uns retalhos de tecido e eu fiz, mas assim, tava tão focada em fazer uma faculdade, em trabalhar para fora, que eu nunca dei tanta ênfase para isso, mas sempre teve, ali, o artesanato’.
“Por que laços? Eu sempre comprei... depois que eu tive a Rebeca, eu comprava e teve um fato especial, que eu precisava ir num casamento e eu fui buscar um laço muito longe, porque eu não achava, onde eu morava não tinha. E aí, com o tempo passou, aconteceram, né, os fatos e, quando eu comecei a fazer lá no meu pensamento, era: eu quero ser diferente, eu quero entregar para o mercado algo que não tenha. Porque se a mãe quer um lacinho simples, ela vai ali e compra. Agora, se ela quer personalizado de acordo com a roupa, com as características da filha dela, com um olho verde, cabelo clarinho, ou moreninha do cabelo cacheado, eu vou ter esse produto para ela, então, quando eu comecei a fazer laço, eu entendi que eu precisava trazer algo diferente, então como eu posso dizer? Ser um produto que é escasso, esse artesanato, este manual, foi aonde eu resolvi falar: É aqui mesmo que eu vou entrar”.
“Deus colocou uma amiga, assim, muito especial na minha vida, que ela me ensinou todos os caminhos das pedras, me levou em fornecedores. Nós nos encontramos dentro de uma loja, ela me viu. Eu tava pegando várias fitas, assim, e ela falou, não, vamos ali, que eu vou te levar. E me levou, tanto na região da 25, quanto do Brás. Meu, foi uma enviada de Deus. E aí, eu conheci os fornecedores que era uma das dificuldades que eu tinha, porque o meu custo acabava que era muito alto e também a questão das crianças, porque como eu não tinha com quem deixá-los, eles em tempo integral, precisavam estar comigo e no dia que eu ia fazer compra. A escola é meio período, então, eles não iam à escola e iam entre chuva e sol. Estavam comigo no trem lotado, no ônibus, mas, assim, foram coisas que nós fomos superando e eu tenho certeza que vai ser um aprendizado para a vida deles também”.
“Na Joy Laços, você encontra tiaras personalizadas, laços temáticos, ou seja, para qualquer ocasião, combinando com a roupa ou com o tema da festa ou até mesmo com as características da princesa, né. Tem, também, faixas baby, bolsas, perfumes, unhas postiças, colares, pulseiras, e porta laços. Temos, também, chapéus personalizados, viseiras para praia, bonés... É possível fazer um laço customizado, caso a mãe queira um laço com o nome ou com as características da princesa, dá para fazer também. Nós temos uma produção própria de biscuit, onde é possível realizar a bonequinha com as características da princesa, ou seja, seja ela japonesinha com os olhinhos puxados, ou moreninha com os cabelos enrolados, nós fazemos as bonequinhas personalizadas de acordo com as características das princesas”.
“Eu fiz um treinamento pelo Sebrae do SuperMEI, já participei de algumas palestras também e cursos em lojas onde eu compro os materiais. A razão de eu me formalizar, eu tinha uma insegurança muito grande, eu tinha acabado de sair do regime CLT na empresa e o empreendedor, ele fica com medo de ser autônomo por não ter nenhum respaldo e o MEI me deu essa segurança. E, também, a questão de crédito de conseguir comprar, né, em atacado utilizando o CNPJ porque você está formalizado mostrando para o mercado que você produz aquilo, você consegue alcançar fornecedores que, com CPF, você não consegue atingir”.
“A parte da produção dos laços em si, eu produzo e eu tenho os meus dois ajudantes que são os meus filhos, Davi e Rebeca que, literalmente, eles produzem, sim, os laços, eles me ajudam demais, eles que me ajudam e me auxiliam na parte do corte, na parte de separação das cores. E aí, também na parte dos pedidos, e aí eu faço toda a produção e eles embalam em cartela os laços. E aí eu tenho uma pessoa que me auxilia, né, que ela faz a parte de produção, eu tenho uma pessoa que ela produz todos os biscuit para mim. Não é nada terceirizado, nós produzimos tanto os biscuit quanto os laços, tiaras e, logo mais, nós teremos uma produção para fazer algumas peças de roupas, iniciando ali por calcinhas e body, que são peças um pouco mais simples para a gente sentir como que vai ser o mercado, e aí, depois nós já visamos fazer vestidos e peças para meninas”.
“Na realidade não foi o porquê e sim, por quem. Foi pelos meus filhos, para estar mais junto deles e evitar que novos episódios aconteçam, né, eu resolvi abrir uma loja móvel, porque uma loja fixa, num ponto, eu precisaria estar lá integralmente das nove às 18 horas. E eu não queria, e aí a história poderia ser repetida, eu teria que deixar eles com alguém e aí podia acontecer de alguém judiar dos meus filhos novamente. Então, a loja móvel me possibilita estar tanto integralmente no meu trabalho, quanto como mãe com os meus filhos. E também a questão de abranger um maior público, porque devido ela ser móvel, eu consigo ter uma rotatividade de cliente maior, então mais pessoas me conhecem, eu consigo estar em vários lugares. E com isso, as vendas aumentam, né? Ele é um mercado promissor e pouco explora um produto de qualidade personalizado que você não encontra em qualquer loja”.
“Uma das vantagens de se vender no atacado é que você consegue divulgar a sua marca através das outras lojas. Na nossa política de vendas, a compra em atacado, todos os nossos produtos vão com a nossa etiqueta. Não tem contatos, mas tem o nosso nome. Assim como as grandes marcas são conhecidas, quando a criança, ela apenas olha ali para o McDonald's, ela já identifica que ali tem um produto que ela deseja, que ela gosta. Ter o meu nome percorrendo nas lojas, os clientes familiarizando com a minha logomarca, e, isso torna mais visível, né, e é fácil a identificação do meu produto lá na frente”.
“O grande diferencial da Joy Laços é a qualidade dos produtos e personalização dos mesmos. Nós trabalhamos com produtos 100% personalizados, 100% fabricação própria, onde a mãe pode entrar aqui na nossa loja e escolher um modelo de laço que cabe perfeitamente na filha dela. Tanto sendo ela bebê usando faixinhas, ou presilhas, ou maiorzinha usando tiaras e parte da personalização que ela tem a grande vantagem de ter um produto com as características da filha dela”.
“Meu público é formado por mulheres Mães de meninas e ela chega até nós através de indicações das nossas clientes que já compram e também por meios de marketing digital que nós fazemos nas redes sociais. Eu utilizo o Instagram como um meio de comunicação com as minhas clientes, aonde eu mostro para elas a rotina de produção, os produtos, onde elas interagem muito comigo referente à compra de mercadorias. Tudo que eu vou comprar, sempre coloco uma caixinha de perguntas para interação, para saber os gostos e preferências delas. Através dele, e aí, eu consigo, aí, através de anúncios, eu consigo alcançar mais clientes”.
“Para o futuro da Joy Laços, nós nos enxergamos sendo o maior distribuidor de laços personalizados do Brasil. Ou da América Latina. Ou do mundo. Se eu pudesse dar uma dica para quem quer abrir o seu próprio negócio, eu inicio dizendo para superar os seus medos, porque quando você chega lá na frente, vai com medo mesmo, passando por cima de todos os seus medos e superando, né, as suas dificuldades, as suas restrições, que você olha, chega lá e olha para trás, e verifica que você realmente foi forte. Que você conseguiu passar por cima daqueles obstáculos, que te fez forte e todos esses obstáculos que eu passei, me tornaram uma pessoa mais forte e mais confiante. Então vai com medo mesmo, começa a iniciar, apenas comece com os recursos que você tem, com poucos mesmo, faça o seu melhor, faça algo que o cliente olha e fala: é incrível, ninguém faz como você faz, é um produto personalizado, é um produto diferente, e lembre-se que o valor do seu produto não tá no preço. Muitos empreendedores, principalmente nós artesãos, ficamos limitados aos preços. Eu tenho, né amigas e amigos artesãos que eles se limitam ao preço. Mas quando nós entregamos um produto diferente, um produto personalizado, que tem um acabamento diferenciado, o cliente, ele não se importa de pagar, porque ele sabe a qualidade que ele tá recebendo naquele produto”.
“A parte financeira, né, foi uma das dificuldades, não conhecer ninguém num bairro aonde você chegou pouquíssimo tempo também, e os fornecedores. Porque você vai comprar, por mais que você compre na região, ali, da 25 de março, tudo ali naquele centro, você compra, mas você ainda compra com preço caro”.
“O curso que eu fiz do Super MEI pelo Sebrae, ele me ajudou muito nessa parte administrativa, onde eu pude compreender mais sobre o fluxo de administração de caixa, dos recursos, entradas e saídas, estoque, por ele ser um curso muito prático, ali aonde o professor trouxe para nós, né, o palestrante trouxe para nós rotinas, ali do dia a dia, que nós iríamos enfrentar durante a nossa rotina de trabalho, então ele veio agregar muito valor porque foram de suma importância as dicas e eu peguei tudo para aplicar no meu negócio”.
Depois de acompanharmos os depoimentos da Joyce, que lições podemos tirar? O que podemos aprender com a trajetória dela?
Como pudemos ver, a necessidade de ter uma renda fez com que a Joyce inovasse com uma atividade pouco comum no Brasil. Vender laços para cabelo de meninas. Bastante comum aqui é o caso, a situação dela, a forma como ela teve que se virar para dar o sustento da família.
Vemos, todos os dias, empreendedores - especialmente mulheres que precisam -cuidar de seus filhos e, ao mesmo tempo, conseguir ter renda para se sustentar. E a Joyce se mostra uma guerreira, “uma leoa defendendo sua prole”, ao deixar o seu emprego para cuidar dos filhos.
E, principalmente, analisando a situação em que tudo ocorreu. Trabalhando o dia inteiro em uma empresa com um emprego formal, carteira assinada, tudo tranquilo. E, de repente, tudo vira de cabeça para baixo: os filhos sendo maltratados, sofrendo violência, ela precisa deixar este emprego para cuidar dos filhos.
Morando em um bairro em que ainda não conhecia ninguém, encontrou uma solução. O espírito empreendedor falou mais alto e a necessidade de fazer algo abriu o caminho para ela.
Fazia os laços e ia para frente da escola, onde não conhecia ninguém, oferecer seus produtos. E assim, começou a sua trajetória de empreendedorismo.
Ir em busca dos conhecimentos, buscar a formação nas áreas em que tem dificuldade. A Joyce cita a parte financeira como uma de suas maiores dificuldades. E lembra do curso Super MEI que fez no Sebrae para aprender nas áreas administrativa e financeira que considerava seu maior desafio.
Entender a necessidade de se fazer um bom controle de pagamentos, receitas, fluxo de caixa, separação das finanças empresa e pessoa física. Precificar corretamente os seus produtos, e neste item, ela destaca saber valorizar o seu produto, ter um diferencial, um ponto que você consiga agregar valor e saber o que isto representa para o cliente que terá um produto especial personalizado e com um valor agregado importante que pode representar muito lucro para quem está vendendo este produto.
A ciência da necessidade de estar legalizada, se formalizar como MEI, podendo comprar por valor inferior ao que pagaria se usasse seu CPF.
E quem está formalizado, legalmente instalado, pode usufruir de muitas vantagens.
Poder vender para empresas, poder mostrar o seu cartão de visitas com um CNPJ e endereço. Isso transmite responsabilidade, profissionalismo e gera credibilidade diante dos clientes.
Poder emitir notas fiscais e ter conta em nome da empresa é importantíssimo para muitos MEIs neste período da pandemia. Ter o seu direito previdenciário segurado no momento em que precisar se ausentar do trabalho por qualquer problema de saúde.
Além disso, tem diversas outras vantagens ao se formalizar. O poder público de uma maneira geral, tanto federal quanto estadual e municipal, tem privilegiado muito os micro e pequenos empreendedores formalizados.
Hoje você, como MEI, tem à disposição empréstimos e financiamentos com condições bem mais favoráveis. Pode ter conta bancária, pessoa jurídica, maquininha de cartão, acesso a linhas de crédito de uma maneira geral em condições muito favoráveis.
Você pode, inclusive, comprar um veículo com descontos muito interessantíssimos, e até mesmo fazer um plano de saúde com valor menor do que se fosse como pessoa física. São muitas vantagens por um custo bem baixo.
A Joyce diz que a principal ferramenta de marketing, de divulgação e mesmo de efetivação de negócios é por meio das redes sociais. No caso dela, principalmente o Instagram. Atualmente, quem não se atentar para esse detalhe da importância das redes sociais, dificilmente alcançará êxito nos negócios.
Já existiam há muito tempo, mas com a pandemia, aflorou a percepção da facilidade que o on-line proporcionam. As pessoas querem comprar e receber os seus produtos em casa sem nenhum incômodo de ter que sair, pegar trânsito, perder tempo.
E o delivery que se iniciou praticamente só atendendo o ramo de alimentação, atualmente temos delivery de tudo: Farmácia, supermercado, pet shop, açougue. Na prática, não tem limites.
A Joyce sabe bem onde quer chegar, fala claramente que percebe “a Joy Laços sendo o maior distribuidor de laços personalizados do Brasil. Ou da América Latina. Ou do mundo”. Muita pretensão? Podemos deduzir que não. Com planejamento, organização, vontade e persistência, pode sim conseguir realizar este desejo.
E a dica final da Joyce, é uma demonstração da história dela. Supere seus medos, não desista, não tenha medo de começar, comece com o que você tem, com os poucos recursos disponíveis que, aos poucos, as coisas vão se ajeitando e você chega lá aonde quer.
Não espere o “momento perfeito” para iniciar o seu empreendimento, porque talvez, esse momento nunca chegue e você não vai conseguir realizar o sonho do seu próprio negócio.
O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas, para realizarem o seu sonho ou suprirem a sua necessidade de empreender com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita.
O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurar cursos e consultorias do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br, ou ligar para a Central de Atendimento do Sebrae 0800 5700800, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Para saber mais:
Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line
O que você precisa saber antes de virar MEI
Portal do Empreendedor: Verifique se você atende as condições para ser MEI
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Quando se tem prioridades, metas e planos bem definidos, é possível organizar as atividades e encontrar tempo para tudo. Assim, a gestão do tempo vai além de métodos, relógio e velocidade; ela está mais voltada à visão que se tem do mundo, de planos e de desejos. Por esse motivo, cada pessoa tem uma rotina própria, bem como prioridades e sonhos diferentes. Então, analise sua vida, seus objetivos, suas metas, suas prioridades e sua rotina e verifique qual é a média de tempo demandada por cada atividade do seu dia a dia. Se organize com base nesses dados, não se esquecendo de reservar momentos para o lazer, o descanso, a saúde e a família. Tudo que for imprescindível para você deve estar dentro do gerenciamento de seu tempo. Quando administramos bem o tempo gasto com o trabalho, consequentemente beneficiamos todas as outras áreas da nossa vida. Confira algumas dicas a seguir: Defina as suas metas e seus objetivos e depois estabeleça as ações necessárias para alcançá-los. Não existe uma única maneira de organizar o seu tempo. Você só precisa encontrar aquela que melhor se adapta ao seu dia a dia. Importante: não confie na memória. Tenha tudo sempre anotado. Você pode escolher um método simples, como uma agenda ou um bloco de anotações, ou opções que envolvam as tecnologias, como o celular, a agenda de e-mail, os sites e os aplicativos. Classifique a prioridade das ações em função dos resultados que você quer e precisa alcançar. Ou seja, o que é mais importante para que você consiga atingir as suas metas? Planeje o que, onde e quando fazer, bem como quem poderá ajudá-lo, quanto tempo levará e quanto custará. Muitas vezes, quebrar as ações maiores em atividades menores é recomendável, pois isso leva à realização da atividade maior com mais eficiência. Dessa forma, cada etapa pode ser comemorada, para se sentir mais motivado para seguir em frente. No caso das tarefas diárias, você pode fazer uma lista mensal, uma semanal e uma diária com as tarefas importantes, colocando-as em ordem de prioridades. Outro ponto importante a ser destacado são os chamados drenos ou ladrões de tempo. Comportamentos que desviam a atenção ocasionam na perda de minutos ou horas preciosas. Confira: Perfeccionismo: o foco sempre deve estar na excelência dos produtos ou serviços prestados, mas o excesso de zelo e o perfeccionismo podem prejudicar a produtividade, ao se gastar muito tempo com uma atividade específica, em busca de uma suposta perfeição. Dificuldade de filtrar as distrações: conferir as redes sociais a cada cinco ou dez minutos parece não interferir, mas é um grande ladrão de tempo. Por isso, evite essa prática. Reserve momentos para navegar nas redes, se atualizar sobre as notícias e até para bater papo com os amigos, mantendo sua atenção no trabalho durante o período que foi a ele destinado. Não definir prioridades: quando tudo é urgente, nada é urgente. Assim, fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode parecer produtivo, mas atrapalha o foco e organização do tempo. Portanto, realizar tarefas por completo, seguindo uma ordem de prioridade podem aumentar a produtividade. Procrastinação: é uma grande inimiga da produtividade. Se trata de um dreno usado para delongar tarefas. Por exemplo, se você tem o prazo de um dia para executar algo, vai buscar fazê-lo em um dia. Se o prazo for de dois dias, a tendência é deixar para fazer no final do segundo dia. Outro exemplo ocorre quando se tem uma tarefa realmente significativa para desempenhar, mas pequenas coisas, menos importantes naquele momento, são colocadas na frente, como lavar a louça, checar as redes sociais. O importante é ter foco e seguir o seu gerenciamento de tempo, de acordo com as prioridades, buscando fugir das distrações. Transforme tudo em hábito: com disciplina, comprometimento e organização, é possível transformar todo o seu planejamento em hábitos. Dessa forma, se internaliza a mentalidade produtiva. É um processo gradativo, mas que é viável e que pode trazer resultados efetivos para sua vida e para os seus negócios. Reforçando: não esqueça dos momentos de descanso e lazer. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial para o sucesso. Com organização e planejamento, é possível ser um empreendedor com ótimos resultados e ter tempo de qualidade para você. Acesse aqui cinco dicas sobre como melhorar o gerenciamento do tempo. Coloque em prática esses conhecimentos e torne seus dias mais produtivos.
Sat Dec 28 00:06:00 BRT 2024
Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Sat Dec 28 00:05:49 BRT 2024
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Sat Dec 28 00:02:52 BRT 2024
Plano de Negócios: o que é, como fazer e modelo do Sebrae
Muitos novos empreendedores enfrentam um turbilhão de desafios nos primeiros meses de suas jornadas empresariais. Encontrar o local ideal, entender os custos envolvidos e colocar as ideias em prática são apenas alguns dos obstáculos a superar. No entanto, um passo fundamental que frequentemente é negligenciado é o planejamento do futuro da empresa. Imagine-se como um explorador destemido navegando em mares desconhecidos. Você pode ter a bússola que aponta o norte, mas sem um mapa que detalhe o caminho a seguir, você corre o risco de se perder no vasto oceano dos negócios. Para evitar contratempos e garantir que sua jornada empreendedora seja um sucesso duradouro, a elaboração de um plano de negócios é mais do que indispensável – é crucial. Este artigo o guiará através das etapas essenciais para criar um plano de negócios sólido, adaptado às necessidades e desafios específicos dos micro e pequenos empreendedores. Você aprenderá a transformar suas visões em realidade, definir metas claras e, o mais importante, minimizar os riscos associados ao empreendedorismo. Portanto, prepare-se para traçar o roteiro do seu negócio e navegar com confiança rumo a um futuro próspero. O que é Plano de Negócios? Um plano de negócios é um documento estruturado que descreve detalhadamente todos os aspectos de um empreendimento, desde sua visão e missão até sua operação prática e estratégias de crescimento. É essencialmente um guia que define os objetivos de negócios, identifica os recursos necessários, analisa o mercado e a concorrência, além de estabelecer estratégias para alcançar o sucesso. Um plano de negócios é uma ferramenta crucial para orientar o empresário na tomada de decisões, atrair investidores e financiamento, e manter o negócio no caminho certo para o sucesso. Ele é especialmente valioso para micro e pequenos empreendedores, pois ajuda a minimizar riscos e maximizar oportunidades.
Sat Dec 28 00:02:25 BRT 2024
10 ideias de como ganhar dinheiro na internet sem sair de casa
São muitas as oportunidades que o mercado disponibiliza para quem deseja abrir um negócio. Com o avanço da tecnologia, uma janela de possibilidades se abriu para os profissionais que procuram a sua independência financeira trabalhando remotamente. Neste artigo, você vai conhecer 10 alternativas para empreender e começar a entender como ganhar dinheiro na internet sem precisar sair de casa. 1. Ganhe dinheiro como afiliado digital Pode ser que você nunca tenha ouvido falar nesse termo, mas provavelmente você já entrou em contato com um desses profissionais em compras realizadas via internet. Primeiramente, trataremos do afiliado digital, profissional que comercializa produtos em determinado site e é remunerado com uma comissão por cada venda realizada. Sim, muitas empresas disponibilizam suas plataformas para que pessoas se cadastrem como vendedores on-line. Em alguns deles, é possível tirar uma comissão de até 20%! Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae no ano de 2021, considerando uma disponibilidade mensal de 120 horas, o potencial de renda média mensal é de R$ 2.400,00. Para esse tipo de trabalho, deve-se escolher os modelos com o quais você gostaria de trabalhar a divulgação: blogs, loja virtual, redes sociais. Uma dica para a escolha é pensar nas plataformas que você teria maiores facilidades em fazer o trabalho de vendas. Em seguida, busque pelos melhores programas de afiliados para os modelos escolhidos.Criar uma estratégia de marketing digital e colocá-la em prática será o foco do seu trabalho. Para ter sucesso é fundamental gerar tráfego para o seu site, use e abuse de SEO, redes sociais, e-mail marketing e muita, muita técnica. E então? Achou interessante? Antes de iniciar, pesquise bastante. O Sebrae preparou um conteúdo para de ajudar a começar a ganhar dinheiro na internet e se formalizar. 2. Ganhe dinheiro em casa como infoprodutor Já pensou em ganhar dinheiro online compartilhando o seu conhecimento com o mundo? Os infoprodutos se destacam pelo seu caráter facilitador, despertando automaticamente a simpatia do usuário, que enxerga neles uma solução prática para a sua necessidade de adquirir informações com simplicidade. Aomesmo tempo, em termos de venda, os infoprodutos são fáceis de comercializar pela sua adaptabilidade. Assim, é possível adequá-los a diversos tipos de negócio, garantindo a máxima de não colocar todos os ovos da sua empresa em um mesmo cesto. Produtos digitais como e-books estão em alta e são uma ótima oportunidade para quem deseja empreender. Isso porque você só precisa produzi-los uma única vez e pode vender quantas vezes quiser. Livros de receitas? Aulas de música? Dicas de marketing? São infinitas as possibilidades. Pense em algo no qual você é muito bom e invista nisso! Os formatos possíveis para a produção do conteúdo são diversos: e-books, e-magazines, vídeo aulas, audiobooks, podcasts e webnars. Essas são algumas das alternativas para produzir conteúdo sem sair de casa e comercializá-los e ganhar dinheiro na internet. Ficou interessado? Saiba mais sobre infoprodutos nessa cartilha preparada pelo Sebrae. Decidiu começar a produzir e comercializar? Veja como estar em dia com a receita federal ao produzir os conteúdos digitais. 3. Venda cursos on-line sem sair de casa Nosso terceiro tópico trata da venda de cursos online. Esse trabalho é semelhante ao do infoprodutor, pois você também empreende produzindo cursos pela internet. Além do e-book, você oferece cursos on-line voltados para o público interessado no assunto que você domina. É possível, inclusive, vender os dois produtos em conjunto e aumentar o seu faturamento. Uma outra possibilidade interessante é lançar cursos para outros profissionais interessados nesse mercado. 4. Monte uma revendedora e ganhe dinheiro na internet A revenda de produtos não é novidade para ninguém. Todo mundo conhece alguém que trabalha com isso, não é mesmo? Mas hoje em dia essa atividade está se transformando. Isso porque a quantidade de empresas que permitem que isso seja feito de forma totalmente on-line vem crescendo a cada dia. Nos últimos anos, o mercado se expandiu e, agora, vai muito além do comércio porta a porta. Grandes marcas de chocolate, beleza e perfumes procuram pessoas interessadas em negociar mercadorias de modo totalmente virtual. Revender produtos online é uma excelente maneira de montar uma loja virtual e começar a ganhar dinheiro na internet. Além disso, em geral não é necessário investimento financeiro para começar um negócio desse tipo. E aí? Essa opção é para você? Pensando nisso, o Sebrae oferece um curso gratuito te ajudar a montar sua primeira loja virtual. Não perca a oportunidade! 5. Agente de viagem Se você gosta de trabalhar com turismo, essa pode ser uma boa fonte de renda! Você sabia que algumas empresas do setor contratam profissionais para vender seus pacotes on-line? Isso mesmo! A maioria delas oferece um curso básico e um modelo de franquia para quem deseja trabalhar por conta própria, e de casa. Por meio da internet, você capta clientes e recebe uma comissão por cada pacote fechado. 6. Importação Já pensou em lucrar até 300% em um produto? Conhecido como dropshipping, o meio de comercialização de itens importados que tem atraído o interesse de muitas pessoas. Isso porque além da margem de lucro alta, o lojista não precisa de estoque para começar a trabalhar. E como funciona? O profissional atua como intermediário entre o cliente e o fornecedor. A partir de uma conta criada no site da empresa, você começa a vender os produtos sem se preocupar com o estoque nem com a entrega final, pois essas são responsabilidades do fornecedor. É uma ótima alternativa para quem deseja empreender, mas ainda não tem capital para investir. 7. Pesquisas on-line Quanto vale a sua opinião? Essa pergunta pode parecer estranha, mas muitas plataformas de pesquisas on-line pagam as pessoas por suas participações. As empresas contratam esse serviço para saber a opinião do público sobre novos produtos, ou sobre como melhorar aqueles que já estão no mercado. 8. Cuidado com pets Você gosta tanto de animais que até toparia cuidar dos pets de outras pessoas? A procura por esses profissionais tem crescido e aberto uma boa oportunidade para se fazer dinheiro. Atualmente, alguns aplicativos conectam os donos de cachorros a pessoas que possam passear com eles ou mesmo hospedá-los por algum período. Os passeios chegam a custar cerca de R$ 45, enquanto as hospedagens variam entre R$ 20 e R$ 200. 9. Monte um delivery de comida Se as suas habilidades estão relacionadas à culinária, essa é a sua chance de transformar a sua cozinha em um restaurante! Você pode cadastrar o seu negócio em aplicativos de delivery e selecionar a opção de plano com entregador. Assim, você não precisa se preocupar com os custos de entrega ou com a criação de uma loja virtual própria. 10. Serviços e soluções digitais Como não poderia ser diferente, trabalhar com soluções digitais é perfeitamente possível de ser feito de casa. Isso porque, como visto acima, área de tecnologia está em alta e a demanda por mão de obra qualificada não para de crescer. Se a sua especialidade é relacionada à área, essa é uma ótima alternativa para empreender. Alguns exemplos de serviços são: desenvolvimento de sites, criação de softwares e aplicativos e web design. Até mesmo alguns serviços de suporte de informática podem ser realizados de modo virtual. Por fim, sabemos que empreender demanda tempo, conhecimento e persistência. Como vimos aqui, são muitas as oportunidades e diversos os ramos em que você pode atuar de casa e sem precisar de um grande investimento financeiro para começar. Descubra outras ideias e dicas que podem te interessar10 ideias de negócios para ganhar mais de 4 mil reais por mêsAcesse todas as Ideias de Negócios do Sebrae
Sat Dec 28 00:00:45 BRT 2024
Aprenda a transformar a arte em pedra-sabão num negócio rentável
Quer saber como transformar o artesanato em pedra-sabão em um negócio rentável? Siga neste artigo, que vamos te contar como o uso deste material mudou a realidade de moradores de Minas Gerais, que se tornou referência na produção deste tipo de arte no Brasil. E como a pedra-sabão também se instalou no Piauí, a partir de uma família pioneira na produção de arte feita com este mineral. Pedra-sabão é o nome popular da rocha esteatito que, ao ser tocada, dá a sensação de ser lisa como sabão. O esteatito é uma rocha metamórfica e compacta, composta de talco e minerais como magnesita, clorita, tremolita e quartzo. É encontrada na natureza nas cores que vão do cinza ao verde. Por conter alta quantidade de talco em sua constituição, a pedra-sabão é fácil de ser trabalhada, tornando-se matéria-prima ideal para artesãos mais refinados. Outra característica desta rocha é sua resistência tanto ao frio extremo quanto às altas temperaturas, permitindo que ela seja utilizada para diversos fins. Pedra-sabão, arte que faz parte do DNA da cultura de Minas Gerais No Brasil, ela é vista em abundância em Minas Gerais, onde está presente no calçamento de ruas, na arte sacra das igrejas barrocas, em monumentos, esculturas e nas famosas panelas mineiras. Graças às suas propriedades minerais, a rocha é praticamente impenetrável, tornando-se imune à ação de substâncias ácidas ou alcalinas. Por conta de sua resistência e durabilidade, a pedra-sabão é muito usada na cozinha mineira e na arte barroca, que perdura por séculos. Exemplo disso são os 12 profetas esculpidos em pedra-sabão pelo mestre Aleijadinho no século XVIII e que estão expostos no Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas (MG). Em Ouro Preto, a pedra-sabão é a base do artesanato local, que se tornou a identidade mineira. Os artesãos locais ainda fazem esculturas em pedra-sabão semelhantes aos artistas do passado, mas também criam artesanatos variados com a pedra, como vasos, potes, filtros, pratos, canecas, bandejas, tabuleiros de xadrez, porta joias etc. A importância da pedra-sabão para a economia local está diretamente ligada ao artesanato, que além de gerar renda à população, perpetua os saberes locais e inibe processos migratórios, graças aos hubs produtivos em torno deste fazer ancestral. Esta arte faz parte do DNA da cultura mineira. Está impregnada em suas raízes, sendo que várias das cidades mineiras são fonte de inspiração e referência a este tipo de técnica artesanal. O distrito de Santa Rita, em Ouro Preto, é um dos lugares que mais agrega artesãos de pedra-sabão no país. É uma expressão secular da região, que remete à tradição barroca, desde as ornamentações de igrejas, nos interiores e portas, até obras de artistas como Aleijadinho. Fazendo uso de uma estética mais contemporânea e minimalista, também é destaque em Minas Gerais o trabalho do estúdio Alva Design, que traz uma linha de objetos sofisticados e que agrega valor à matéria-prima, transformando a pedra-sabão em objetos de desejo para consumidores mais exigentes. No Piauí, a pedra-sabão garante a permanência de moradores tradicionais Outra localidade que encontrou no artesanato com pedra-sabão uma alternativa de negócio para a população local é o Piauí. No povoado de Piracuruca, próximo ao Parque Nacional de Sete Cidades, a arte em pedra-sabão vem sendo comercializada há décadas pela família Monteiro. O processo de criação das peças envolve uma cadeia sustentável, sem o uso de máquinas, para a extração do mineral. Para evitar que a atividade familiar desapareça, os Monteiro mantêm parcerias com o Sebrae e universidades para criar oficinas de capacitação na comunidade local para formar novos artesãos. Conhecer o trabalho realizado por esses artesãos da pedra-sabão é fonte de inspiração para quem deseja empreender na área. Para a criatividade não há limites e o sucesso de qualquer empreendimento está em oferecer algo que solucione uma necessidade de maneira única. Neste contexto, a versatilidade da pedra-sabão, que além de ser resistente e durável é sustentável, pode ser um ponto de partida para você considerar trabalhar com artesanato. Que tal? Leia também: Quer investir no Artesanato? Saiba mais sobre esse mercado. Artesanato sustentável: profissionalização e vendas
Sat Dec 07 00:04:37 BRT 2024
Influenciadores digitais
Puxado principalmente pelo marketing de influência, o mercado mundial da economia criativa deverá movimentar a cifra de US$ 480 bilhões no ano de 2027 – segundo pesquisa realizada pela Goldman Sachs Research.O Brasil, primeiro no ranking mundial de países onde os influenciadores têm mais poder sobre a decisão de compras dos consumidores, certamente será impactado por esse movimento.Os influenciadores são pessoas-chave da estratégia das marcas, devido à criação de conteúdo e à interação com o público. Mais que isso, atualmente no ambiente digital, os influenciadores empreendem e os empreendedores influenciam.Essa dinâmica é cada vez mais forte e, para influenciar e empreender estrategicamente, acessando mercados e gerando negócios, é fundamental enfrentar os desafios, além de dominar conhecimentos e apresentar qualificações.
Thu Dec 05 09:34:56 BRT 2024
10 características de uma empreendedora de sucesso
Quer saber se está no caminho certo, investindo nos pensamentos e condutas necessários para que seu negócio seja cada vez mais bem-sucedido? Então confira essas dicas rápidas que o Sebrae-SP separou sobre as atitudes de uma boa empreendedora: 1. Ter iniciativa e buscar oportunidades Os negócios criados por pessoas proativas sempre oferecem novidades para seus clientes. Se você tiver esse perfil, será uma empreendedora atenta ao mercado e que se antecipa às possíveis situações difíceis. 2. Ser persistente Nem todos os negócios engrenam logo de início, por isso é importante ter perseverança e continuar trabalhando. Acredite nas suas ideias e nos seus clientes, arregace as mangas e vá ao trabalho. Com o tempo você vai aprender como aperfeiçoar sua empresa e progredir. Por isso, não desista nunca! 3. Correr riscos calculados No mundo dos negócios, é importante ter ousadia. Tenha disposição para assumir desafios, mas não se esqueça de planejar antes de arriscar, pois suas apostas nunca podem comprometer a saúde da empresa. Por exemplo: sabe aquele investimento a mais que pode gerar um aumento de produção, mas que também traz o medo de não dar certo? Não se limite! Tenha coragem, planeje e invista. 4. Exigir qualidade no negócio Empreendedores devem fazer mais e melhor pelo seu negócio. Nunca se acomode e sempre busque crescer. Uma boa dica para colocar isso em prática é tentar se destacar ao superar as expectativas dos seus clientes e nunca deixar de cumprir tudo o que prometer. 5. Ter comprometimento Negócios de sucesso estão ligados à dedicação de seus donos. Ser empreendedora exige certo esforço, então esteja disposta a trabalhar bastante na empresa. Pode ser que você perca alguns finais de semana, mas com um bom trabalho e paciência ao longo da jornada a recompensa vai valer a pena. 6. Estudar muito Estar atualizada sobre o mercado é muito importante para manter seu negócio vivo, pois o aprendizado sempre te alinha às demandas dos clientes. A dica é simples: procure cursos e profissionais que são referência na sua área e estude muito. 7. Estabelecer metas É essencial fixar objetivos claros para o seu negócio. Com metas consistentes, a empresa sabe para onde caminhar e dá passos muito mais sólidos rumo ao sucesso. 8. Criar sistemas de monitoramento Para a empreendedora, é muito importante saber tudo o que acontece na empresa: desde o caixa até a saída dos produtos. Ter o controle total é vital para manter o negócio saudável. Seja por meio da criação de relatórios, realização de questionários ou qualquer outro método, o importante é saber como seu empreendimento está funcionando. 9. Ter uma ampla rede de contatos Para fazer negócios é essencial ter uma ampla carteira de clientes, que podem estar em diversos lugares do seu círculo de relacionamentos. Pode ser um amigo, um primo ou um conhecido: nunca se sabe onde um bom negócio pode acontecer. Por isso, esteja atento e tenha muito relacionamento profissional. 10. Ter autoconfiança A característica principal de uma empreendedora exemplar é acreditar muito no seu negócio. Abrir uma empresa dá trabalho e impõe algumas dificuldades, mas, quando se acredita na ideia e se esforça para que dê certo, a satisfação pelos ótimos resultados é enorme. Por isso, sempre vista a camisa e acredite no seu potencial. *Dica extra: Fazer boas parcerias Desde antes de começar o seu negócio e ao longo de toda a jornada, tenha parceiros que te ajudam a crescer. No Sebrae, você encontra essa parceria sólida, de confiança, que entende do assunto e te impulsiona a alavancar sua empresa ao máximo. Conte com a gente! Fonte: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/videos/as-10-caracteristicas-do-bom-empreendedor,d1bdd85dea889510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Sat Nov 16 00:01:45 BRT 2024
Como abrir uma ótica?
Inspirados pelo conteúdo do especialista Vinícius Gonçalves, selecionamos algumas dicas para você compreender o mercado de óticas e poder abrir o seu negócio o quanto antes. Uma ótica de sucesso trabalha com a montagem e venda de óculos e lentes de grau, além de armações, óculos de sol e acessórios estéticos. Como ponto positivo do negócio, está a estabilidade. São poucos os casos de óticas que têm redução nos ganhos após conquistar a clientela. Também, o uso de óculos e lentes de contato cresceu muito. Isso, somado ao caráter estético e tendencial dos óculos de sol, transforma a ótica em um negócio com um bom potencial lucrativo. Ficou interessado? Nesse texto, iremos esclarecer suas dúvidas sobre o quanto custa abrir uma ótica, qual é o faturamento, estrutura e fornecedores necessários, quantidade de funcionários, como escolher a melhor localização para montar uma ótica, concorrência e mercado. Então, vamos às dúvidas. Quanto custa abrir uma ótica? Elaborar um plano financeiro irá te ajudar a compreender de forma mais realista o valor do investimento inicial. Como é importante que você tenha uma noção de quanto precisa investir, seguem algumas estimativas: um investimento médio fica em torno de 41 a 55 mil reais, a serem distribuídos. Antes, uma informação importante: se você trabalhar apenas com a revenda de óculos e lentes, sem ter um laboratório próprio ou uma estrutura diferenciada, o investimento cai para, em média, cerca de 30 a 35 mil reais. Capital de giro: O capital de giro será uma peça fundamental para a saúde do seu negócio. É ele que vai garantir o funcionamento do seu negócio nos primeiros meses e evitar problemas financeiros, até conseguir se solidificar no mercado. O valor de capital de giro é de 20 a 30 mil reais, dos quais 15 a 20 mil são de estoque e oito a dez mil reais são de caixa mínimo. Qual é o faturamento bruto e líquido de uma ótica? O faturamento médio da ótica já consolidada gira em torno de 35 a 50 mil reais, com um percentual de lucro líquido estimado de 15 a 22%. Assim, sobra ao dono do negócio aproximadamente seis a dez mil reais mensais. Estrutura e fornecedores para montar uma ótica: Uma ótica pequena vai precisar de um ponto com área de pelo menos 40 metros quadrados. Caso opte por laboratório próprio, ele deve ter no mínimo 15 metros quadrados. A ótica deve ter ambientação leve. Uma dica de estilo é usar estruturas em madeira e prateleiras em metal e vidro com espelhos, fazendo com que o espaço pareça mais amplo. Coloque também algumas mesas, cadeiras e espelhos provadores, o que vai proporcionar comodidade aos clientes e, ao mesmo tempo, facilitar as vendas. A vitrine e os balcões devem ser bem iluminados. Com o mostruário de óculos, é importante instalar também um laboratório para ajuste de lentes e hastes de armações. Os equipamentos para manter o processo produtivo das óticas são as máquinas: Lixadeiras para lentes, lensômetro, máquinas facetadeiras, aquecedor de areia, centrador a ASZ-L Ingo, Rhanil Essilor, Motor flex jova, Fura lentes proxxon, espelhos de balcão, vitrines e outros. Você ainda vai precisar de equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora e máquina de cartão. Quantidade de funcionários da ótica: Para o sucesso de uma ótica, será fundamental a contratação de profissionais especializados. É recomendável ter pelo menos um profissional com experiência em optometria. Isso vai trazer credibilidade ao seu negócio. Os demais funcionários devem ser atenciosos, bons atendentes e vendedores, prezando pelo bom relacionamento com os clientes e foco na fidelização. No geral, uma ótica pode iniciar com um a dois atendentes, um gerente que pode realizar atendimentos e um auxiliar de limpeza. Como escolher a melhor localização para montar uma ótica? A escolha do ponto da sua ótica é uma das decisões mais importantes a serem tomadas. O local ideal tem influência direta no sucesso dos empreendimentos nesse setor, então, cuidado: priorize lugares de grande fluxo de veículos e pessoas, e opte por locais próximos a hospitais, clínicas médicas, farmácias e comércios. Mas, lembre-se de respeitar o orçamento que você tem disponível para não comprometer outros aspectos do seu negócio. Reserve parte do capital para campanhas de marketing agressivas: Atualmente, o uso de redes sociais como Facebook e Instagram são tendências. Os anúncios custam pouco, assim, é possível destacar-se dos concorrentes. Panfletos com promoções ainda trazem bons resultados, então, invista também nesta modalidade de propaganda. Lembre-se: A atividade deve ser exercida com base no regramento legal, em especial, o Decreto nº24.492, de 28 de Junho de 1934, bem como respeitando-se normas legais estaduais, municipais ou distritais. Quando não executada por pessoas com qualificação técnica apropriada, a atividade de produtos e serviços óticos pode trazer sérios riscos à saúde e bem estar do consumidor. A concorrência no mercado é moderada, mas o índice de óticas que fecham é pequeno, o que demonstra ser ainda um bom negócio. Outro ponto importante é a boa margem de lucro. Vale lembrar que, embora existam concorrentes on-line, a maioria das pessoas ainda prefere comprar diretamente em óticas, principalmente em razão das indicações de médicos e o medo de usar óculos ou lentes inadequadas. Abrir uma ótica pode ser um desafio, pois há uma série de dificuldades a serem enfrentadas. Entre elas, estão o alto custo inicial de investimento em equipamentos, a necessidade de obter um amplo conhecimento sobre lentes e armações para poder oferecer produtos de qualidade aos clientes, a concorrência acirrada com outras óticas e a necessidade de manter-se atualizado sobre as tendências e inovações do setor. Por outro lado, uma das principais vantagens é o potencial de lucro, já que os óculos são itens indispensáveis para muitas pessoas e há uma grande demanda por eles. Além disso, é possível oferecer serviços personalizados, como ajustes e consertos, o que pode gerar fidelização de clientes. Outro benefício é a possibilidade de trabalhar com produtos de alta qualidade e tecnologia, o que pode ser uma fonte de satisfação pessoal e profissional. Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você: Dez dicas para melhorar o visual de sua loja O ponto de venda, conhecido também como PDV, é o local onde o consumidor passa pela experiência de compra, encanta-se com o produto e torna-se fã de sua marca. Portanto, é necessário que o cliente ou potencial cliente sinta-se atraído ao entrar em sua loja, e fique satisfeito dentro dela. Pare que isso aconteça, planejamento e ação são fundamentais. Esta cartilha traz dez dicas para que a sua loja torne-se tão atrativa quanto vendável. Marketing digital: planejar para vender pela internet "Com este curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio." Essas foram algumas dicas para você compreender o mercado de óticas e abrir seu negócio agora mesmo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.
Mon Nov 04 11:41:32 BRT 2024
Halloween traz magia e diversão para turbinar negócios temáticos
Que tal fazer umas bruxarias para turbinar o seu negócio? O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma ótima oportunidade para incrementar vendas de doces, fantasias, eventos e uma série de outros itens. E também uma chance de aumentar o faturamento junto com um pouco de diversão. Comemorado todo dia 31 de outubro, o Halloween é uma festa que vem de tradições pagãs de muitas culturas celtas, notadamente as dos países de língua inglesa. Inicialmente, era o Festival de Samhaim, celebrado com a chegada do outono, quando os dias vão ficando mais escuros e as folhas amarelam. Por isso, as cores tradicionais dessa data são o laranja e o preto. Com o tempo, a festa foi adotando referências cristãs e passou a ser chamada de All Hollow’s Eve, ou Halloween, que significa véspera do Dia de Todos os Santos. A tradição pagã diz que o Halloween é a data em que há uma ponte entre o mundo dos vivos e o dos espíritos, que assumem a forma de fantasmas ou esqueletos. Para afastar as assombrações, as pessoas acendiam fogueiras, lanternas e tochas e também usavam máscaras e fantasias para que esses espíritos não reconhecessem os humanos e andassem por aí sem incomodá-los. É tradicional a lanterna de abóbora, em que as caretas são entalhadas em abóboras que, depois, recebem velas para iluminar a noite. Nos Estados Unidos, onde a comemoração do Dia das Bruxas é a mais forte atualmente, as crianças fantasiam-se de espíritos e tocam as campainhas das casas perguntando “gostosuras ou travessuras?”. As pessoas costumam dar doces ou algum mimo para evitar as travessuras das crianças, como assustar as pessoas com suas fantasias ou borrifar a frente da casa com espuma colorida, por exemplo. No Brasil, o Halloween vem ganhando força ultimamente, principalmente graças a escolas de inglês que celebram a data para integrar os alunos. Oportunidades O Dia das Bruxas é uma ótima oportunidade de negócios para vários setores. No comércio, é uma boa ocasião para a venda de objetos de decoração temáticos em formatos como vassouras, caldeirões, lanternas em forma de abóboras, caveiras, adesivos etc. O comércio de fantasias não fica atrás, com trajes de bruxas, fantasmas, vampiros, máscaras diversas e tudo o que a imaginação criar. Na área de doces, as opções de venda são inúmeras. Muitas marcas lançam balas e biscoitos com temática de Halloween, mas há opções que podem ser usadas o ano todo, como chicletes e balas de gelatina com formato de olho, por exemplo. Uma pequena doceira pode fazer biscoitos em formato de chapéu de bruxa, por exemplo, para comemorar a data. E o pequeno comerciante pode, ainda, criar kits de doces para serem distribuídos para as crianças. Bares e restaurantes podem faturar mais com eventos e cardápios exclusivos para o Halloween. A decoração e a festa são formas de atrair um público maior. Mas também há formas de expandir as comemorações com eventos que pegam carona no tema, como a Marcha dos Zombies, ou Zombie Walk. Inspirado em seriados de TV, a marcha foi sendo realizada em vários lugares do mundo no dia 2 de novembro, Dia de Finados. No Brasil, a primeira Marcha dos Zumbis foi realizada em São Paulo em 2006, mas, hoje, várias outras capitais também realizam o evento, que é aberto e chama a atenção pelas fantasias aterrorizantes dos participantes. O evento tem atraído um grande número de turistas de todo o Brasil, que acaba movimentando toda a cadeia hoteleira, transporte e alimentação. Saiba mais, faça os cursos on-line gratuitos do Sebrae: Por whatsApp, o curso Como posso empreender para fortalecer negócios criativos? vai mostrar que ser criativo é praticamente um requisito para empreender! Neste curso, você vai aprender a combinar a criatividade e o espírito empreendedor para agregar valor ao seu negócio. E no curso Como aumentar suas vendas, você receberá a capacitação para aumentar as vendas, utilizando os principais componentes de marketing: produto/serviço, preço, ponto e promoção.
Tue Oct 29 09:39:34 BRT 2024
Empreendedorismo em 2024: descubra as melhores áreas para investir
Viver em constante sintonia com as tendências de mercado e os movimentos que influenciam os negócios é mais do que uma necessidade nos dias atuais; é uma estratégia essencial para empreendedores que almejam o sucesso. A dinâmica acelerada dos avanços tecnológicos, as transformações sociais, as preocupações ambientais e as mudanças econômicas têm delineado um novo panorama para o empreendedorismo. Esses elementos não apenas refletem, mas também moldam os comportamentos de consumo, trazendo consigo um redirecionamento significativo para os rumos dos negócios. Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução nos padrões de consumo, impulsionada pela expansão exponencial da tecnologia. A ascensão da era digital trouxe consigo um consumidor mais informado, exigente e conectado, criando um cenário onde a adaptação é vital para a sobrevivência e prosperidade dos empreendimentos. A par disso, as preocupações ambientais e sociais emergem como pilares fundamentais na formação das preferências de consumo, estimulando um mercado mais consciente e responsável. Compreender essas mudanças e antecipar-se a elas é crucial para os empresários que desejam se destacar. As tendências atuais vão além do simples modismo; elas representam oportunidades tangíveis para inovar, adaptar-se e até mesmo redefinir modelos de negócios. Nesse contexto, estar atento às tendências é como possuir um mapa que guia os passos na jornada empreendedora, oferecendo insights valiosos para o sucesso e a sustentabilidade dos empreendimentos. Neste artigo, exploraremos as principais tendências de mercado e negócios para o ano de 2024, mergulhando nos avanços tecnológicos, nas transformações sociais e nos novos comportamentos de consumo que delineiam o panorama empreendedor.
Sat Oct 26 00:01:07 BRT 2024
Chamada Pública de Gestores para Constituição de Fundo FIC FIP
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou um Edital para a constituição de um Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Participações (FIC FIP), visando fomentar investimentos em pequenos negócios inovadores em todo o Brasil. Com um aporte inicial mínimo de R$ 60 milhões, o fundo busca apoiar empresas emergentes e inovadoras, especialmente em regiões onde o acesso ao financiamento é mais limitado, promovendo o desenvolvimento econômico, social e a redução das desigualdades regionais. Acesse o Edital O projeto prioriza a seleção de gestores de fundos experientes e qualificados, que desenvolverão políticas de investimento alinhadas às diretrizes do Sebrae. A gestão eficiente dos recursos, a implementação de práticas avançadas de gestão de risco e a garantia de transparência e integridade em todas as operações são aspectos centrais deste fundo. Ao participar desta iniciativa, investidores terão a oportunidade de contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, impulsionando a inovação e promovendo um futuro mais inclusivo e sustentável para todos.