Joyce da Silva faz laços personalizados. Ela é a personagem deste artigo da Série “Meu MEI é um Sucesso”. Vamos conhecer um pouco da sua trajetória.

Joyce da Silva Gonçalves Souza tem 30 anos e mora em Itaquaquecetuba, na grande São Paulo. Em 2019, ela precisou deixar o emprego com carteira assinada para cuidar dos filhos.
Como ficou sem renda, teve que encontrar uma forma de trabalhar para conseguir algum dinheiro. E ela inovou muito começando a personalizar laços para cabelos. Ela é a dona da Joy Laços e vai nos contar um pouco da sua história. Vamos acompanhar.
“Meu nome é Joyce da Silva Gonçalves Souza, tenho 30 anos e sou artesã. No ano de 2019, eu trabalhava, né, eu sou formada, porém eu tive um imprevisto, que a moça que cuidava dos meus filhos, aconteceu dela vir a bater neles e, então, do dia para noite, minha vida mudou completamente. Precisei sair da empresa e comecei a fazer laços, né, me reinventando para poder estar em tempo integral com os meus filhos e evitar que eles passassem por essa situação novamente. O início foi bem complicado porque eu havia acabado de me mudar para um bairro novo, então eu não conhecia ninguém, estava naquela rotina ainda de sair cedo e voltar à noite do trabalho. Então, precisei... comecei a ir para a porta da escola, com uma caixa plástica e os laços. Não conhecia nenhuma mãe, mas aí eu ia conversar: Oi, você tem menina? Eu trabalho com laços. Você não quer dar uma olhada? E aí foi crescendo, uma foi divulgando para a outra”.
“Na realidade, eu sempre fui daquelas de fazer tudo, curiosa, então, em casa sempre: precisava aplicar um tecido na parede, queria fazer um item de decoração, então, sempre foi assim que precisando customizar um sapato uma roupa, e aí, quando a minha filha nasceu, eu fiz vários lacinhos para ela. Eu mesma fiz, minha tia me deu uns retalhos de tecido e eu fiz, mas assim, tava tão focada em fazer uma faculdade, em trabalhar para fora, que eu nunca dei tanta ênfase para isso, mas sempre teve, ali, o artesanato’.
“Por que laços? Eu sempre comprei... depois que eu tive a Rebeca, eu comprava e teve um fato especial, que eu precisava ir num casamento e eu fui buscar um laço muito longe, porque eu não achava, onde eu morava não tinha. E aí, com o tempo passou, aconteceram, né, os fatos e, quando eu comecei a fazer lá no meu pensamento, era: eu quero ser diferente, eu quero entregar para o mercado algo que não tenha. Porque se a mãe quer um lacinho simples, ela vai ali e compra. Agora, se ela quer personalizado de acordo com a roupa, com as características da filha dela, com um olho verde, cabelo clarinho, ou moreninha do cabelo cacheado, eu vou ter esse produto para ela, então, quando eu comecei a fazer laço, eu entendi que eu precisava trazer algo diferente, então como eu posso dizer? Ser um produto que é escasso, esse artesanato, este manual, foi aonde eu resolvi falar: É aqui mesmo que eu vou entrar”.
“Deus colocou uma amiga, assim, muito especial na minha vida, que ela me ensinou todos os caminhos das pedras, me levou em fornecedores. Nós nos encontramos dentro de uma loja, ela me viu. Eu tava pegando várias fitas, assim, e ela falou, não, vamos ali, que eu vou te levar. E me levou, tanto na região da 25, quanto do Brás. Meu, foi uma enviada de Deus. E aí, eu conheci os fornecedores que era uma das dificuldades que eu tinha, porque o meu custo acabava que era muito alto e também a questão das crianças, porque como eu não tinha com quem deixá-los, eles em tempo integral, precisavam estar comigo e no dia que eu ia fazer compra. A escola é meio período, então, eles não iam à escola e iam entre chuva e sol. Estavam comigo no trem lotado, no ônibus, mas, assim, foram coisas que nós fomos superando e eu tenho certeza que vai ser um aprendizado para a vida deles também”.
“Na Joy Laços, você encontra tiaras personalizadas, laços temáticos, ou seja, para qualquer ocasião, combinando com a roupa ou com o tema da festa ou até mesmo com as características da princesa, né. Tem, também, faixas baby, bolsas, perfumes, unhas postiças, colares, pulseiras, e porta laços. Temos, também, chapéus personalizados, viseiras para praia, bonés... É possível fazer um laço customizado, caso a mãe queira um laço com o nome ou com as características da princesa, dá para fazer também. Nós temos uma produção própria de biscuit, onde é possível realizar a bonequinha com as características da princesa, ou seja, seja ela japonesinha com os olhinhos puxados, ou moreninha com os cabelos enrolados, nós fazemos as bonequinhas personalizadas de acordo com as características das princesas”.
“Eu fiz um treinamento pelo Sebrae do SuperMEI, já participei de algumas palestras também e cursos em lojas onde eu compro os materiais. A razão de eu me formalizar, eu tinha uma insegurança muito grande, eu tinha acabado de sair do regime CLT na empresa e o empreendedor, ele fica com medo de ser autônomo por não ter nenhum respaldo e o MEI me deu essa segurança. E, também, a questão de crédito de conseguir comprar, né, em atacado utilizando o CNPJ porque você está formalizado mostrando para o mercado que você produz aquilo, você consegue alcançar fornecedores que, com CPF, você não consegue atingir”.
“A parte da produção dos laços em si, eu produzo e eu tenho os meus dois ajudantes que são os meus filhos, Davi e Rebeca que, literalmente, eles produzem, sim, os laços, eles me ajudam demais, eles que me ajudam e me auxiliam na parte do corte, na parte de separação das cores. E aí, também na parte dos pedidos, e aí eu faço toda a produção e eles embalam em cartela os laços. E aí eu tenho uma pessoa que me auxilia, né, que ela faz a parte de produção, eu tenho uma pessoa que ela produz todos os biscuit para mim. Não é nada terceirizado, nós produzimos tanto os biscuit quanto os laços, tiaras e, logo mais, nós teremos uma produção para fazer algumas peças de roupas, iniciando ali por calcinhas e body, que são peças um pouco mais simples para a gente sentir como que vai ser o mercado, e aí, depois nós já visamos fazer vestidos e peças para meninas”.
“Na realidade não foi o porquê e sim, por quem. Foi pelos meus filhos, para estar mais junto deles e evitar que novos episódios aconteçam, né, eu resolvi abrir uma loja móvel, porque uma loja fixa, num ponto, eu precisaria estar lá integralmente das nove às 18 horas. E eu não queria, e aí a história poderia ser repetida, eu teria que deixar eles com alguém e aí podia acontecer de alguém judiar dos meus filhos novamente. Então, a loja móvel me possibilita estar tanto integralmente no meu trabalho, quanto como mãe com os meus filhos. E também a questão de abranger um maior público, porque devido ela ser móvel, eu consigo ter uma rotatividade de cliente maior, então mais pessoas me conhecem, eu consigo estar em vários lugares. E com isso, as vendas aumentam, né? Ele é um mercado promissor e pouco explora um produto de qualidade personalizado que você não encontra em qualquer loja”.
“Uma das vantagens de se vender no atacado é que você consegue divulgar a sua marca através das outras lojas. Na nossa política de vendas, a compra em atacado, todos os nossos produtos vão com a nossa etiqueta. Não tem contatos, mas tem o nosso nome. Assim como as grandes marcas são conhecidas, quando a criança, ela apenas olha ali para o McDonald's, ela já identifica que ali tem um produto que ela deseja, que ela gosta. Ter o meu nome percorrendo nas lojas, os clientes familiarizando com a minha logomarca, e, isso torna mais visível, né, e é fácil a identificação do meu produto lá na frente”.
“O grande diferencial da Joy Laços é a qualidade dos produtos e personalização dos mesmos. Nós trabalhamos com produtos 100% personalizados, 100% fabricação própria, onde a mãe pode entrar aqui na nossa loja e escolher um modelo de laço que cabe perfeitamente na filha dela. Tanto sendo ela bebê usando faixinhas, ou presilhas, ou maiorzinha usando tiaras e parte da personalização que ela tem a grande vantagem de ter um produto com as características da filha dela”.
“Meu público é formado por mulheres Mães de meninas e ela chega até nós através de indicações das nossas clientes que já compram e também por meios de marketing digital que nós fazemos nas redes sociais. Eu utilizo o Instagram como um meio de comunicação com as minhas clientes, aonde eu mostro para elas a rotina de produção, os produtos, onde elas interagem muito comigo referente à compra de mercadorias. Tudo que eu vou comprar, sempre coloco uma caixinha de perguntas para interação, para saber os gostos e preferências delas. Através dele, e aí, eu consigo, aí, através de anúncios, eu consigo alcançar mais clientes”.
“Para o futuro da Joy Laços, nós nos enxergamos sendo o maior distribuidor de laços personalizados do Brasil. Ou da América Latina. Ou do mundo. Se eu pudesse dar uma dica para quem quer abrir o seu próprio negócio, eu inicio dizendo para superar os seus medos, porque quando você chega lá na frente, vai com medo mesmo, passando por cima de todos os seus medos e superando, né, as suas dificuldades, as suas restrições, que você olha, chega lá e olha para trás, e verifica que você realmente foi forte. Que você conseguiu passar por cima daqueles obstáculos, que te fez forte e todos esses obstáculos que eu passei, me tornaram uma pessoa mais forte e mais confiante. Então vai com medo mesmo, começa a iniciar, apenas comece com os recursos que você tem, com poucos mesmo, faça o seu melhor, faça algo que o cliente olha e fala: é incrível, ninguém faz como você faz, é um produto personalizado, é um produto diferente, e lembre-se que o valor do seu produto não tá no preço. Muitos empreendedores, principalmente nós artesãos, ficamos limitados aos preços. Eu tenho, né amigas e amigos artesãos que eles se limitam ao preço. Mas quando nós entregamos um produto diferente, um produto personalizado, que tem um acabamento diferenciado, o cliente, ele não se importa de pagar, porque ele sabe a qualidade que ele tá recebendo naquele produto”.
“A parte financeira, né, foi uma das dificuldades, não conhecer ninguém num bairro aonde você chegou pouquíssimo tempo também, e os fornecedores. Porque você vai comprar, por mais que você compre na região, ali, da 25 de março, tudo ali naquele centro, você compra, mas você ainda compra com preço caro”.
“O curso que eu fiz do Super MEI pelo Sebrae, ele me ajudou muito nessa parte administrativa, onde eu pude compreender mais sobre o fluxo de administração de caixa, dos recursos, entradas e saídas, estoque, por ele ser um curso muito prático, ali aonde o professor trouxe para nós, né, o palestrante trouxe para nós rotinas, ali do dia a dia, que nós iríamos enfrentar durante a nossa rotina de trabalho, então ele veio agregar muito valor porque foram de suma importância as dicas e eu peguei tudo para aplicar no meu negócio”.
Depois de acompanharmos os depoimentos da Joyce, que lições podemos tirar? O que podemos aprender com a trajetória dela?
Como pudemos ver, a necessidade de ter uma renda fez com que a Joyce inovasse com uma atividade pouco comum no Brasil. Vender laços para cabelo de meninas. Bastante comum aqui é o caso, a situação dela, a forma como ela teve que se virar para dar o sustento da família.
Vemos, todos os dias, empreendedores - especialmente mulheres que precisam -cuidar de seus filhos e, ao mesmo tempo, conseguir ter renda para se sustentar. E a Joyce se mostra uma guerreira, “uma leoa defendendo sua prole”, ao deixar o seu emprego para cuidar dos filhos.
E, principalmente, analisando a situação em que tudo ocorreu. Trabalhando o dia inteiro em uma empresa com um emprego formal, carteira assinada, tudo tranquilo. E, de repente, tudo vira de cabeça para baixo: os filhos sendo maltratados, sofrendo violência, ela precisa deixar este emprego para cuidar dos filhos.
Morando em um bairro em que ainda não conhecia ninguém, encontrou uma solução. O espírito empreendedor falou mais alto e a necessidade de fazer algo abriu o caminho para ela.
Fazia os laços e ia para frente da escola, onde não conhecia ninguém, oferecer seus produtos. E assim, começou a sua trajetória de empreendedorismo.
Ir em busca dos conhecimentos, buscar a formação nas áreas em que tem dificuldade. A Joyce cita a parte financeira como uma de suas maiores dificuldades. E lembra do curso Super MEI que fez no Sebrae para aprender nas áreas administrativa e financeira que considerava seu maior desafio.
Entender a necessidade de se fazer um bom controle de pagamentos, receitas, fluxo de caixa, separação das finanças empresa e pessoa física. Precificar corretamente os seus produtos, e neste item, ela destaca saber valorizar o seu produto, ter um diferencial, um ponto que você consiga agregar valor e saber o que isto representa para o cliente que terá um produto especial personalizado e com um valor agregado importante que pode representar muito lucro para quem está vendendo este produto.
A ciência da necessidade de estar legalizada, se formalizar como MEI, podendo comprar por valor inferior ao que pagaria se usasse seu CPF.
E quem está formalizado, legalmente instalado, pode usufruir de muitas vantagens.
Poder vender para empresas, poder mostrar o seu cartão de visitas com um CNPJ e endereço. Isso transmite responsabilidade, profissionalismo e gera credibilidade diante dos clientes.
Poder emitir notas fiscais e ter conta em nome da empresa é importantíssimo para muitos MEIs neste período da pandemia. Ter o seu direito previdenciário segurado no momento em que precisar se ausentar do trabalho por qualquer problema de saúde.
Além disso, tem diversas outras vantagens ao se formalizar. O poder público de uma maneira geral, tanto federal quanto estadual e municipal, tem privilegiado muito os micro e pequenos empreendedores formalizados.
Hoje você, como MEI, tem à disposição empréstimos e financiamentos com condições bem mais favoráveis. Pode ter conta bancária, pessoa jurídica, maquininha de cartão, acesso a linhas de crédito de uma maneira geral em condições muito favoráveis.
Você pode, inclusive, comprar um veículo com descontos muito interessantíssimos, e até mesmo fazer um plano de saúde com valor menor do que se fosse como pessoa física. São muitas vantagens por um custo bem baixo.
A Joyce diz que a principal ferramenta de marketing, de divulgação e mesmo de efetivação de negócios é por meio das redes sociais. No caso dela, principalmente o Instagram. Atualmente, quem não se atentar para esse detalhe da importância das redes sociais, dificilmente alcançará êxito nos negócios.
Já existiam há muito tempo, mas com a pandemia, aflorou a percepção da facilidade que o on-line proporcionam. As pessoas querem comprar e receber os seus produtos em casa sem nenhum incômodo de ter que sair, pegar trânsito, perder tempo.
E o delivery que se iniciou praticamente só atendendo o ramo de alimentação, atualmente temos delivery de tudo: Farmácia, supermercado, pet shop, açougue. Na prática, não tem limites.
A Joyce sabe bem onde quer chegar, fala claramente que percebe “a Joy Laços sendo o maior distribuidor de laços personalizados do Brasil. Ou da América Latina. Ou do mundo”. Muita pretensão? Podemos deduzir que não. Com planejamento, organização, vontade e persistência, pode sim conseguir realizar este desejo.
E a dica final da Joyce, é uma demonstração da história dela. Supere seus medos, não desista, não tenha medo de começar, comece com o que você tem, com os poucos recursos disponíveis que, aos poucos, as coisas vão se ajeitando e você chega lá aonde quer.
Não espere o “momento perfeito” para iniciar o seu empreendimento, porque talvez, esse momento nunca chegue e você não vai conseguir realizar o sonho do seu próprio negócio.
O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas, para realizarem o seu sonho ou suprirem a sua necessidade de empreender com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita.
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Para saber mais:
Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line
O que você precisa saber antes de virar MEI
Portal do Empreendedor: Verifique se você atende as condições para ser MEI
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Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
February, 2025
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
February, 2025
10 ideias de como ganhar dinheiro na internet sem sair de casa
São muitas as oportunidades que o mercado disponibiliza para quem deseja abrir um negócio. Com o avanço da tecnologia, uma janela de possibilidades se abriu para os profissionais que procuram a sua independência financeira trabalhando remotamente. Neste artigo, você vai conhecer 10 alternativas para empreender e começar a entender como ganhar dinheiro na internet sem precisar sair de casa. 1. Ganhe dinheiro como afiliado digital Pode ser que você nunca tenha ouvido falar nesse termo, mas provavelmente você já entrou em contato com um desses profissionais em compras realizadas via internet. Primeiramente, trataremos do afiliado digital, profissional que comercializa produtos em determinado site e é remunerado com uma comissão por cada venda realizada. Sim, muitas empresas disponibilizam suas plataformas para que pessoas se cadastrem como vendedores on-line. Em alguns deles, é possível tirar uma comissão de até 20%! Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae no ano de 2021, considerando uma disponibilidade mensal de 120 horas, o potencial de renda média mensal é de R$ 2.400,00. Para esse tipo de trabalho, deve-se escolher os modelos com o quais você gostaria de trabalhar a divulgação: blogs, loja virtual, redes sociais. Uma dica para a escolha é pensar nas plataformas que você teria maiores facilidades em fazer o trabalho de vendas. Em seguida, busque pelos melhores programas de afiliados para os modelos escolhidos.Criar uma estratégia de marketing digital e colocá-la em prática será o foco do seu trabalho. Para ter sucesso é fundamental gerar tráfego para o seu site, use e abuse de SEO, redes sociais, e-mail marketing e muita, muita técnica. E então? Achou interessante? Antes de iniciar, pesquise bastante. O Sebrae preparou um conteúdo para de ajudar a começar a ganhar dinheiro na internet e se formalizar. 2. Ganhe dinheiro em casa como infoprodutor Já pensou em ganhar dinheiro online compartilhando o seu conhecimento com o mundo? Os infoprodutos se destacam pelo seu caráter facilitador, despertando automaticamente a simpatia do usuário, que enxerga neles uma solução prática para a sua necessidade de adquirir informações com simplicidade. Aomesmo tempo, em termos de venda, os infoprodutos são fáceis de comercializar pela sua adaptabilidade. Assim, é possível adequá-los a diversos tipos de negócio, garantindo a máxima de não colocar todos os ovos da sua empresa em um mesmo cesto. Produtos digitais como e-books estão em alta e são uma ótima oportunidade para quem deseja empreender. Isso porque você só precisa produzi-los uma única vez e pode vender quantas vezes quiser. Livros de receitas? Aulas de música? Dicas de marketing? São infinitas as possibilidades. Pense em algo no qual você é muito bom e invista nisso! Os formatos possíveis para a produção do conteúdo são diversos: e-books, e-magazines, vídeo aulas, audiobooks, podcasts e webnars. Essas são algumas das alternativas para produzir conteúdo sem sair de casa e comercializá-los e ganhar dinheiro na internet. Ficou interessado? Saiba mais sobre infoprodutos nessa cartilha preparada pelo Sebrae. Decidiu começar a produzir e comercializar? Veja como estar em dia com a receita federal ao produzir os conteúdos digitais. 3. Venda cursos on-line sem sair de casa Nosso terceiro tópico trata da venda de cursos online. Esse trabalho é semelhante ao do infoprodutor, pois você também empreende produzindo cursos pela internet. Além do e-book, você oferece cursos on-line voltados para o público interessado no assunto que você domina. É possível, inclusive, vender os dois produtos em conjunto e aumentar o seu faturamento. Uma outra possibilidade interessante é lançar cursos para outros profissionais interessados nesse mercado. 4. Monte uma revendedora e ganhe dinheiro na internet A revenda de produtos não é novidade para ninguém. Todo mundo conhece alguém que trabalha com isso, não é mesmo? Mas hoje em dia essa atividade está se transformando. Isso porque a quantidade de empresas que permitem que isso seja feito de forma totalmente on-line vem crescendo a cada dia. Nos últimos anos, o mercado se expandiu e, agora, vai muito além do comércio porta a porta. Grandes marcas de chocolate, beleza e perfumes procuram pessoas interessadas em negociar mercadorias de modo totalmente virtual. Revender produtos online é uma excelente maneira de montar uma loja virtual e começar a ganhar dinheiro na internet. Além disso, em geral não é necessário investimento financeiro para começar um negócio desse tipo. E aí? Essa opção é para você? Pensando nisso, o Sebrae oferece um curso gratuito te ajudar a montar sua primeira loja virtual. Não perca a oportunidade! 5. Agente de viagem Se você gosta de trabalhar com turismo, essa pode ser uma boa fonte de renda! Você sabia que algumas empresas do setor contratam profissionais para vender seus pacotes on-line? Isso mesmo! A maioria delas oferece um curso básico e um modelo de franquia para quem deseja trabalhar por conta própria, e de casa. Por meio da internet, você capta clientes e recebe uma comissão por cada pacote fechado. 6. Importação Já pensou em lucrar até 300% em um produto? Conhecido como dropshipping, o meio de comercialização de itens importados que tem atraído o interesse de muitas pessoas. Isso porque além da margem de lucro alta, o lojista não precisa de estoque para começar a trabalhar. E como funciona? O profissional atua como intermediário entre o cliente e o fornecedor. A partir de uma conta criada no site da empresa, você começa a vender os produtos sem se preocupar com o estoque nem com a entrega final, pois essas são responsabilidades do fornecedor. É uma ótima alternativa para quem deseja empreender, mas ainda não tem capital para investir. 7. Pesquisas on-line Quanto vale a sua opinião? Essa pergunta pode parecer estranha, mas muitas plataformas de pesquisas on-line pagam as pessoas por suas participações. As empresas contratam esse serviço para saber a opinião do público sobre novos produtos, ou sobre como melhorar aqueles que já estão no mercado. 8. Cuidado com pets Você gosta tanto de animais que até toparia cuidar dos pets de outras pessoas? A procura por esses profissionais tem crescido e aberto uma boa oportunidade para se fazer dinheiro. Atualmente, alguns aplicativos conectam os donos de cachorros a pessoas que possam passear com eles ou mesmo hospedá-los por algum período. Os passeios chegam a custar cerca de R$ 45, enquanto as hospedagens variam entre R$ 20 e R$ 200. 9. Monte um delivery de comida Se as suas habilidades estão relacionadas à culinária, essa é a sua chance de transformar a sua cozinha em um restaurante! Você pode cadastrar o seu negócio em aplicativos de delivery e selecionar a opção de plano com entregador. Assim, você não precisa se preocupar com os custos de entrega ou com a criação de uma loja virtual própria. 10. Serviços e soluções digitais Como não poderia ser diferente, trabalhar com soluções digitais é perfeitamente possível de ser feito de casa. Isso porque, como visto acima, área de tecnologia está em alta e a demanda por mão de obra qualificada não para de crescer. Se a sua especialidade é relacionada à área, essa é uma ótima alternativa para empreender. Alguns exemplos de serviços são: desenvolvimento de sites, criação de softwares e aplicativos e web design. Até mesmo alguns serviços de suporte de informática podem ser realizados de modo virtual. Por fim, sabemos que empreender demanda tempo, conhecimento e persistência. Como vimos aqui, são muitas as oportunidades e diversos os ramos em que você pode atuar de casa e sem precisar de um grande investimento financeiro para começar. Descubra outras ideias e dicas que podem te interessar10 ideias de negócios para ganhar mais de 4 mil reais por mêsAcesse todas as Ideias de Negócios do Sebrae
February, 2025
Gestão do tempo: como otimizar o uso do seu tempo
Uma boa gestão de tempo pode fazer toda a diferença no dia a dia de um empreendedor e também pode ser uma das chaves para o sucesso a médio e longo prazo. Neste artigo, baseado no podcast Uber Avança, o Sebrae traz dicas de gerenciamento de tempo que podem ajudar a a obter melhores resultados no seu negócio. Ao falarmos de tempo, temos uma certeza: ele é imutável e igual para todos. É impossível esticar os minutos, encolher as horas ou acrescentar mais um dia na semana. Assim, mesmo se não o utilizarmos adequadamente, ele nunca mais voltará. Importante também destacar que não é possível fazer uma gestão do tempo, em si. O que é possível é gerenciar o nosso comportamento frente à forma por meio da qual lidamos com o tempo, no intuito de utilizá-lo de maneira mais eficiente e proveitosa. E compreender que isso irá fazer toda a diferença em nossa vida e em nosso trabalho. Quando se tem prioridades, metas e planos bem definidos, é possível organizar as atividades e encontrar tempo para tudo. Assim, a gestão do tempo vai além de métodos, relógio e velocidade; ela está mais voltada à visão que se tem do mundo, de planos e de desejos. Por esse motivo, cada pessoa tem uma rotina própria, bem como prioridades e sonhos diferentes. Então, analise sua vida, seus objetivos, suas metas, suas prioridades e sua rotina e verifique qual é a média de tempo demandada por cada atividade do seu dia a dia. Se organize com base nesses dados, não se esquecendo de reservar momentos para o lazer, o descanso, a saúde e a família. Tudo que for imprescindível para você deve estar dentro do gerenciamento de seu tempo. Quando administramos bem o tempo gasto com o trabalho, consequentemente beneficiamos todas as outras áreas da nossa vida. Confira algumas dicas a seguir: Defina as suas metas e seus objetivos e depois estabeleça as ações necessárias para alcançá-los. Não existe uma única maneira de organizar o seu tempo. Você só precisa encontrar aquela que melhor se adapta ao seu dia a dia. Importante: não confie na memória. Tenha tudo sempre anotado. Você pode escolher um método simples, como uma agenda ou um bloco de anotações, ou opções que envolvam as tecnologias, como o celular, a agenda de e-mail, os sites e os aplicativos. Classifique a prioridade das ações em função dos resultados que você quer e precisa alcançar. Ou seja, o que é mais importante para que você consiga atingir as suas metas? Planeje o que, onde e quando fazer, bem como quem poderá ajudá-lo, quanto tempo levará e quanto custará. Muitas vezes, quebrar as ações maiores em atividades menores é recomendável, pois isso leva à realização da atividade maior com mais eficiência. Dessa forma, cada etapa pode ser comemorada, para se sentir mais motivado para seguir em frente. No caso das tarefas diárias, você pode fazer uma lista mensal, uma semanal e uma diária com as tarefas importantes, colocando-as em ordem de prioridades. Outro ponto importante a ser destacado são os chamados drenos ou ladrões de tempo. Comportamentos que desviam a atenção ocasionam na perda de minutos ou horas preciosas. Confira: Perfeccionismo: o foco sempre deve estar na excelência dos produtos ou serviços prestados, mas o excesso de zelo e o perfeccionismo podem prejudicar a produtividade, ao se gastar muito tempo com uma atividade específica, em busca de uma suposta perfeição. Dificuldade de filtrar as distrações: conferir as redes sociais a cada cinco ou dez minutos parece não interferir, mas é um grande ladrão de tempo. Por isso, evite essa prática. Reserve momentos para navegar nas redes, se atualizar sobre as notícias e até para bater papo com os amigos, mantendo sua atenção no trabalho durante o período que foi a ele destinado. Não definir prioridades: quando tudo é urgente, nada é urgente. Assim, fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode parecer produtivo, mas atrapalha o foco e organização do tempo. Portanto, realizar tarefas por completo, seguindo uma ordem de prioridade podem aumentar a produtividade. Procrastinação: é uma grande inimiga da produtividade. Se trata de um dreno usado para delongar tarefas. Por exemplo, se você tem o prazo de um dia para executar algo, vai buscar fazê-lo em um dia. Se o prazo for de dois dias, a tendência é deixar para fazer no final do segundo dia. Outro exemplo ocorre quando se tem uma tarefa realmente significativa para desempenhar, mas pequenas coisas, menos importantes naquele momento, são colocadas na frente, como lavar a louça, checar as redes sociais. O importante é ter foco e seguir o seu gerenciamento de tempo, de acordo com as prioridades, buscando fugir das distrações. Transforme tudo em hábito: com disciplina, comprometimento e organização, é possível transformar todo o seu planejamento em hábitos. Dessa forma, se internaliza a mentalidade produtiva. É um processo gradativo, mas que é viável e que pode trazer resultados efetivos para sua vida e para os seus negócios. Reforçando: não esqueça dos momentos de descanso e lazer. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial para o sucesso. Com organização e planejamento, é possível ser um empreendedor com ótimos resultados e ter tempo de qualidade para você. Acesse aqui cinco dicas sobre como melhorar o gerenciamento do tempo. Coloque em prática esses conhecimentos e torne seus dias mais produtivos.
February, 2025
Chamada Pública de Gestores para Constituição de Fundo FIC FIP
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou um Edital para a constituição de um Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Participações (FIC FIP), visando fomentar investimentos em pequenos negócios inovadores em todo o Brasil. Com um aporte inicial mínimo de R$ 60 milhões, o fundo busca apoiar empresas emergentes e inovadoras, especialmente em regiões onde o acesso ao financiamento é mais limitado, promovendo o desenvolvimento econômico, social e a redução das desigualdades regionais. Acesse o Edital [RETIFICADO] O projeto prioriza a seleção de gestores de fundos experientes e qualificados, que desenvolverão políticas de investimento alinhadas às diretrizes do Sebrae. A gestão eficiente dos recursos, a implementação de práticas avançadas de gestão de risco e a garantia de transparência e integridade em todas as operações são aspectos centrais deste fundo. Ao participar desta iniciativa, investidores terão a oportunidade de contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, impulsionando a inovação e promovendo um futuro mais inclusivo e sustentável para todos.
January, 2025
Adote comportamentos empreendedores e fique mais próximo do sucesso
“Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre!”. Essa frase é do autor brasileiro Rubem Alves. Ou seja, somente se colocando como protagonista, enfrentando as situações diárias é que amadurecemos, pois as grandes transformações acontecem quando passamos pelo “fogo”. Em mais um artigo baseado no podcast Uber Avança, uma parceria da Uber com Sebrae, vamos falar sobre como fortalecer comportamentos empreendedores. Em um mundo conectado, em que as mudanças acontecem com uma velocidade cada vez maior, somos desafiados a nos reinventar a todo tempo, alterar hábitos e desenvolver novas competências, posturas e comportamentos profissionais. Aquele que adota uma atitude arrojada e inovadora frente a esses desafios, ganha destaque. Se, por um lado, encontramos profissionais extremamente capazes que preferem se acomodar, em vez de se reinventarem ou aprenderem a reagir de maneiras diferentes quando as dificuldades lhes são impostas, existem aqueles que agem corajosamente, vão lá e fazem acontecer. Nesse contexto, quais são as competências necessárias para você se transformar e se tornar um empreendedor? É importante ter em mente que empreender vai além de gerenciar seu negócio e pagar contas. Para empreender é necessário praticar comportamentos empreendedores, que exigem ação. Não basta a intenção. Empreendedor é aquele que realiza, vai lá e faz. Vamos falar de dez características empreendedoras que são representadas por vários desses comportamentos. De onde tiramos a lista? De um estudo profundo feito com empreendedores de sucesso que identificou o que eles tinham em comum. 1. Busca de Oportunidades e Iniciativa Aposte na iniciativa, faça antes que todos façam. Para isso, algumas perguntas devem sempre ser feitas: Do que a sua comunidade precisa e ainda não tem? De quais produtos ou serviços os consumidores estão precisando em sua região que ainda não existem? O que você pode fazer de diferente dos demais? Oportunidades estão aí para todos e o empreendedor que chega antes e tem iniciativa e uma visão mais sistêmica pode melhor aproveitá-las. Procure sempre se diferenciar e inovar. 2. Correr Riscos Calculados Apesar de ser algo necessário para quem deseja abrir um empreendimento ou busca ampliar seu negócio, é essencial avaliar bem as alternativas, calcular aspectos financeiros e analisar se deve ou não usar suas reservas antes de investir em um negócio ou em uma oportunidade. Então, é preciso definir e escolher com os pés no chão. Para correr riscos calculados, é necessário buscar informações. Analise aonde você deseja chegar, calcule os riscos para atingir esse objetivo e siga em frente. 3. Exigência de Qualidade e Eficiência Esta característica significa fazer sempre melhor, da forma mais rápida e econômica possível. Isso é eficiência para seu cliente. É você ser exigente com você mesmo para fazer um produto ou prestar um serviço que supere as expectativas, com entrega pontual, conforme prometido aos consumidores. Com a alta concorrência, atualmente o bom não é mais suficiente. Para se destacar é preciso ser ótimo. Porém, é preciso ter cuidado com o excesso de exigência quanto à qualidade. Isso é o chamado lado obscuro do comportamento, a prática em excesso. Portanto, busque trabalhar com nível mais elevado que a média praticada no mercado, para garantir seu diferencial e inovar bastante. 4. Persistência Ser persistente é superar obstáculos e fazer sacrifícios pessoais para alcançar seus objetivos. É importante não colocar o foco no problema e sim na solução. Mas, atenção: persistir sem foco é apenas teimosia. Faça dez vezes, se for necessário, mas sempre sabendo onde você quer chegar. A persistência é uma característica forte na vida dos empreendedores que perseveram todos os dias e não desistem quando encontram obstáculos. 5. Comprometimento Comprometimento é cumprir o que prometeu. Ser comprometido é assumir a responsabilidade de atender às necessidades do mercado, ter compromisso com seus clientes. Muitas vezes é melhor ter um cliente satisfeito e fiel, do que querer ganhar todo o dinheiro de uma só vez no negócio, agindo sem compromisso. 6. Busca de Informações Buscar informações com especialistas para entender melhor o mercado ou solucionar dúvidas e conhecer melhor os clientes, concorrentes e fornecedores é o caminho para encontrar oportunidades de negócios, elaborar planejamentos eficientes e ter uma base para tomar decisões em momentos de incertezas. 7. Estabelecimento de Metas Uma das mais importantes características do empreendedor de sucesso. Ao se definirem metas, é possível determinar exatamente onde se quer chegar e o que se precisa fazer para chegar no ponto desejado. Porém, é essencial estabelecer metas reais e possíveis, de curto, de médio ou de longo prazo. Resultados muito ousados, a ponto de serem quase inalcançáveis, atrapalham mais do que ajudam, por trazerem a sensação de fracasso. Por isso, o alvo precisa trazer brilho a seus olhos, te desafiar, ser alcançável e relevante para você. 8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos Ao traçar metas, é possível identificar aonde se quer chegar. Depois, é preciso descobrir qual o caminho a ser trilhado e como chegar até ele. É o que chamamos de planejamento. Ele deve conter os objetivos, o prazo, as etapas, o orçamento, as formas de se arrecadarem os recursos necessários e todas as informações que irão ajudá-lo a ser bem-sucedido. O monitoramento do plano avalia se os seus estágios estão sendo cumpridos e se o caixa está organizado. Com um acompanhamento constante é possível identificar riscos, erros e gargalos com antecedência, a tempo de corrigi-los e acertar o rumo. Pare e planeje antes, anote e acompanhe o seu dia a dia, para o sucesso de seu trabalho. 9. Persuasão e Rede de Contatos Ter uma rede de contatos é um dos maiores ativos para gerar oportunidades. Ao negociar com fornecedores, parceiros e clientes, aquele que tem maior poder de persuasão consegue obter vantagens que podem fazer toda a diferença. Com o tempo, sua rede de contatos se amplia se você passa a se relacionar bem com os parceiros do seu negócio. É importante conversar e se manter próximo de outros empresários, divulgar e oferecer parcerias, pois isso pode consolidar sua rede e abrir novas oportunidades. 10. Independência e Autoconfiança Aquele que atua com independência expande sua visão e se abre para novas oportunidades. Quem atua com autoconfiança, por sua vez, tem mais segurança na hora de tomar decisões e de correr riscos. Por isso, é primordial aprender a confiar em seu potencial e acreditar na sua própria capacidade de enfrentar desafios. Conheça o Empretec As características do comportamento empreendedor citadas nesse artigo você poderá conhecê-las, detalhadamente, no Empretec, o principal programa de formação de empreendedores no mundo. Se trata de um seminário intensivo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e promovido em 40 países. No Brasil, o seminário é exclusivo do Sebrae. Durante uma semana, o participante do seminário aprende mais do que técnicas de empreender. Ele descobre seu perfil empreendedor, suas habilidades, desenvolve suas capacidades e passa por uma imersão de 6 dias com desafios para despertar sua identidade empreendedora. Para participar, o candidato deve passar por uma entrevista de seleção. Saiba mais sobre o Empretec.
January, 2025
Inteligência emocional e empreendedorismo: uma dupla de sucesso
A inteligência emocional é uma habilidade importante para qualquer pessoa, especialmente para os empreendedores. Ela se refere à capacidade de reconhecer e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros, e pode ajudar os empreendedores a tomar decisões mais eficazes, a construir relacionamentos mais saudáveis e a lidar com o estresse e o fracasso de maneira mais positiva. Uma das principais vantagens da inteligência emocional para os empreendedores é a capacidade de tomar decisões mais eficazes. Os empreendedores precisam tomar decisões rapidamente e frequentemente, e a inteligência emocional permite que eles façam isso de maneira mais consciente e equilibrada. Ao reconhecer suas próprias emoções e as emoções dos outros, os empreendedores podem evitar a tomada de decisões impulsivas e tomar decisões mais informadas e equilibradas. Outra vantagem da inteligência emocional para os empreendedores é a capacidade de construir relacionamentos mais saudáveis. Os empreendedores precisam construir relacionamentos fortes com clientes, parceiros e colaboradores, e a inteligência emocional permite que eles façam isso de maneira mais eficaz. Ao reconhecer e gerenciar as emoções dos outros, os empreendedores podem se comunicar de maneira mais clara e construir relacionamentos mais confiáveis e duradouros. Além disso, a inteligência emocional também pode ajudar os empreendedores a lidar com o estresse e o fracasso de maneira mais positiva. O empreendedorismo é uma jornada desafiadora, cheia de altos e baixos, e os empreendedores precisam ser capazes de lidar com esses desafios de maneira saudável. A inteligência emocional permite que os empreendedores reconheçam e gerenciem o estresse de maneira eficaz, além de serem capazes de aprender e crescer a partir do fracasso. Desenvolver a inteligência emocional é um processo contínuo que requer consciência, prática e dedicação. Algumas das maneiras de desenvolver a inteligência emocional incluem: Praticar a auto-consciência: isso envolve reconhecer e compreender suas próprias emoções e como elas afetam suas ações e decisões. Pode-se fazer isso através de meditação, diário de reflexão, entre outras técnicas; Aprender a controlar e expressar suas emoções de maneira saudável: Isso pode ser feito através de técnicas de relaxamento, como yoga ou tai chi, ou através de terapia; Desenvolver habilidades de empatia: isso envolve tentar entender e se relacionar melhor com as emoções dos outros. Pode-se fazer isso através de práticas como ouvir ativamente e colocar-se no lugar do outro; Buscar educação e treinamento: há muitos cursos e programas disponíveis para ajudar as pessoas a desenvolver suas habilidades de inteligência emocional; Buscar orientação de mentores ou terapeutas: eles podem ajudar a trabalhar através de questões emocionais específicas e fornecer feedback e orientação; Incorporar a inteligência emocional no dia a dia e praticar constantemente, a fim de torná-la uma parte natural do seu comportamento. É importante lembrar que o desenvolvimento da inteligência emocional é um processo contínuo e requer tempo e dedicação. Não há uma "fórmula mágica" para desenvolver a inteligência emocional, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. É importante encontrar as técnicas e estratégias que funcionam melhor para você e incorporá-las em sua vida diária. A inteligência emocional também pode ser desenvolvida no ambiente de trabalho, promovendo a comunicação eficaz, a colaboração e a resolução de conflitos. Os líderes e equipes podem trabalhar juntos para estabelecer metas e objetivos claros, e criar um ambiente de trabalho positivo e saudável. Os empreendedores podem aplicar técnicas de inteligência emocional para gerenciar a sua equipe, promovendo a motivação e a satisfação no trabalho. Eles podem fazer isso através da criação de oportunidades de desenvolvimento de carreira, reconhecimento de desempenho e estabelecimento de metas claras. Além disso, é importante lembrar que a inteligência emocional não é apenas sobre reconhecer e gerenciar suas próprias emoções, mas também sobre reconhecer e gerenciar as emoções dos outros. Os empreendedores precisam ser capazes de liderar e inspirar equipes, e a inteligência emocional é essencial para fazer isso de maneira eficaz. A inteligência emocional é uma habilidade importante para qualquer pessoa, especialmente para os empreendedores. Ela pode ajudar os empreendedores a tomar decisões mais eficazes, construir relacionamentos mais saudáveis e lidar com o estresse e o fracasso de maneira mais positiva. O desenvolvimento da inteligência emocional requer consciência, prática e dedicação, e pode ser feito através de técnicas como a autoconsciência, gestão das emoções, empatia, educação e treinamento, orientação de mentores ou terapeutas, e incorporando a inteligência emocional no dia a dia. Saiba mais: Curso A liderança na gestão de equipes Curso Como administrar um pequeno negócio Artigo criado a partir do conteúdo do Blog Sebrae PR
January, 2025
Já ouviu falar da síndrome do impostor?
Se você sente constantemente que o que você faz não é bom o suficiente, você pode ter a chamada síndrome do impostor. É um termo psicológico que descreve um padrão de comportamento no qual você duvida de suas realizações e tem um medo persistente de ser exposto como uma fraude, como incompetente. Ela refere-se a uma crença dentro da pessoa de que ela não é boa o suficiente. Por mais que ela consiga vários resultados positivos, ela não consegue se perceber dentro disso. Acha que suas conquistas são fruto de sorte ou qualquer outro fator. O mérito não vai para ela. É uma síndrome ligada às capacidades, habilidades e o não-merecimento. Um nível alto de cobrança na infância é uma das grandes causas dessa sensação, mas também vem do convívio social, principalmente entre os tímidos. Existem alguns sinais característicos da síndrome, a saber: 1. Sentimento de não pertencimento Muitas vezes, as pessoas que sofrem com a síndrome do impostor podem pensar que não merecem estar onde estão. Quando isso ocorre, é comum que haja um sentimento de não pertencimento aos locais que, como consequência, leva as pessoas a se afastar dos grupos. 2. Procrastinação Outro sintoma presente na vida de quem sofre com esse problema é a procrastinação. Nesse caso, no entanto, ela vem a partir de uma insegurança dos indivíduos sobre as tarefas a executar. É preciso ter certeza sobre a origem da procrastinação para saber se ela está associada à síndrome do impostor. 3. Autossabotagem Pessoas que convivem com a síndrome também podem apresentar quadros de autossabotagem. Ou seja: elas criam mecanismos para fugir de certas experiências em que não se sentem seguras para desempenhar um bom papel. Por isso, costumam perder boas oportunidades e acabam se arrependendo muito regularmente. 4. Autodepreciação Se você costuma falar mal de si mesmo com muita frequência, fique atento ou atenta: isso também é um sinal importante. Aliás, pessoas com a síndrome tendem a gostar menos de suas qualidades e características, tornando-se amarguradas e tóxicas consigo mesmas. 5. Ingratidão Por não aceitarem que são boas em algo, as pessoas nessa condição acabam tendo muita dificuldade para aceitar que os outros encontrem boas características nelas. Assim, acabam rechaçando elogios e contrapondo as pessoas o tempo todo. Torna-se mais difícil, então, apreciar qualquer tipo de reconhecimento recebido. 6. Autocrítica excessiva É válido que as pessoas façam análises críticas sobre suas ações. No caso de quem convive com a síndrome do impostor, porém, isso se torna completamente excessivo e as avaliações perdem contato com a realidade. É como se as pessoas perdessem a capacidade de encontrar boas lições de erros e se punissem o tempo todo. 7. Comparação E o principal sinal da síndrome do impostor: a comparação. Aqui, é quase regra que os indivíduos só consigam encontrar boas características nos outros e nunca em si próprios. Isso, sem dúvida, os coloca numa corrida sem fim em direção a um ideal de perfeição que não condiz com a realidade de ninguém. No caso de serem identificadas características da síndrome do impostor, é importante que a pessoa realize sessões de psicoterapia para ajudar a internalizar suas capacidades e competências, diminuindo a sensação de ser uma fraude. Além disso, algumas atitudes podem ajudar a controlar os sintomas desta síndrome, como: Ter um mentor, ou alguém mais experiente e confiável para quem possa pedir opiniões e conselhos sinceros; Compartilhar as inquietações ou angústias com um amigo; Aceitar os próprios defeitos e qualidades, e evitar se comparar aos outros; Respeitar as próprias limitações, não estabelecendo metas inalcançáveis ou compromissos que não possam ser cumpridos; Aceitar que as falhas acontecem a qualquer pessoa, e procurar aprender com elas; Ter um trabalho de que goste, proporcionando motivação e satisfação; Realizar atividades capazes de aliviar o estresse e a ansiedade, que melhorem a autoestima e promovam autoconhecimento, como yoga, meditação e exercícios físicos, além de investir em momentos de lazer são ações muito úteis para o tratamento deste tipo de alteração psicológica. Se precisar de ajuda, procure o Sebrae no seu estado. Saiba mais: Curso A liderança na gestão de equipes Curso Aprenda a planejar as estratégias do seu negócio Curso Como agir de maneira empreendedora Artigo criado a partir do conteúdo do IG Sebrae Delas MG
January, 2025
Como cuidar da saúde mental do empreendedor
Depois da pandemia da covid-19, cerca de 30% dos empreendedores brasileiros buscaram apoio psicológico e tratamento para a Síndrome de Burnout, um distúrbio laboral diagnosticado na década de 1970. Este e-book mostra como esse distúrbio se desenvolve, quais são os seus sintomas e suas diversas fases e dá dicas para que os empreendedores possam manter o foco e se manter no jogo com sua saúde mental em dia, equilibrando sua vida pessoal e profissional.
January, 2025
10 Ideias para empreender com menos de 500 reais
Dar os primeiros passos em uma jornada empreendedora demanda estratégia, planejamento e, principalmente, recursos financeiros. Muitas vezes, a vontade de abrir um novo negócio deixa de ser colocada em prática por causa da necessidade de um investimento inicial alto. No entanto, existem diversas formas de empreender investindo valores baixos. Para te auxiliar nessa jornada, destacamos neste artigo, dez ideias de negócios para serem exercidas por profissionais liberais ou MEI com investimento inicial de até R$ 500 reais. Espaço para bronzeamento Antigamente, conseguir uma pele bronzeada só era possível quando a pessoa ia até a praia, mas, hoje em dia, ter o bronze perfeito é possível com os espaços de bronzeamento natural. Essa técnica consiste em expor o cliente a raios solares, de forma segura, com ações que aceleram o bronzeamento corporal. Esse modelo de negócio demanda um investimento de cerca de R$ 300 reais, uma vez que é preciso ter um kit de bronzeamento, assim como, uma área com exposição solar que disponha de um mínimo de privacidade. Renda média: R$ 2.400. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Montador de Móveis O serviço de montagem de mobiliário é um negócio que possui demanda em diversos locais. Eles podem ser contratados em residências ou estabelecimentos comerciais e, para exercer o serviço, é preciso investir em ferramentas específicas. Dessa forma, as pessoas interessadas em abrir este negócio devem investir cerca de R$ 300 reais. Renda média: R$ 6 mil. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Comerciante de Cosméticos e Artigos de Perfumaria Um comerciante de cosméticos e artigos de perfumaria trabalha vendendo itens direcionados ao bem-estar e à higiene pessoal, como perfumes, colônias e desodorantes. Para exercer a profissão é fundamental conhecer os produtos para investir nas melhores marcas e indicá-los de forma mais assertiva aos clientes. Para iniciar este negócio é necessário investir nos produtos que serão comercializados, o que pode ser realizado com um valor de cerca de R$ 300 reais. Renda média: R$ 4 mil. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Afiliado O mercado de vendas digitais é um dos que mais cresce no Brasil e este profissional atua na divulgação e venda de produtos e serviços de forma online. O afiliado é responsável por selecionar produtos e indicá-los Assim, este profissional recebe uma comissão por cada venda realizada. Renda média: R$ 2.400. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Bartender O bartender é especializado no preparo de bebidas e coquetéis para eventos, bares, restaurantes e hotéis. Com oportunidades em buffets, aniversários e casamentos, esse profissional é responsável por criar experiências únicas no serviço de bebidas, sendo uma excelente opção para empreender no segmento. Renda média: R$ 2.400. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Animador de Festas Neste negócio, o profissional garante a alegria de um evento. Sejam casamentos, formaturas, shows, homenagens, inaugurações ou lançamentos de produtos e serviços, este profissional precisa ter carisma e humor para entreter. Para apostar neste negócio é fundamental investir na divulgação do trabalho e na locomoção, com cerca de R$ 100 reais. Renda média: R$ 2.400. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Cuidador(a) de animais domésticos O cuidador de animais domésticos, ou pet sitter, oferece um serviço essencial ao garantir cuidado personalizado e responsável para pets enquanto seus tutores estão ausentes. Em um cenário de longas jornadas e rotinas atarefadas, a demanda por esse serviço cresce, tornando-se uma excelente oportunidade para empreendedores apaixonados por animais. Renda média: R$ 3.840. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Cartazista Pintor(a) de Faixas Publicitárias Os cartazes de ofertas e promoções que estão presentes na grande maioria dos mercados por todo o Brasil são produzidos pelo profissional chamado de cartazista. Esses cartazes de oferta ou promoção são feitos com técnicas, cores e linguagem para chamar a atenção dos clientes. Para exercer essa profissão, não é necessário ter formação específica, mas demanda boa técnica de caligrafia e desenho. Para apostar neste negócio, o investimento é de cerca de 80 reais, uma vez que é preciso investir em um kit com pincéis apropriados para a escrita em cartaz. Renda média: R$ 2.400. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Locutor A sua voz pode ser o seu negócio de sucesso. Basta utilizá-la para interpretar e anunciar falas em diferentes veículos de mídia. O locutor tem variadas opções de atuação no mercado, especialmente atualmente, com as redes sociais privilegiando os vídeos e com o crescimento do ramo dos podcasts, por exemplo. Para exercer essa atividade e apostar neste negócio, é preciso adquirir equipamentos para gravação, além de investir em cursos profissionalizantes. O investimento se refere a cerca de R$ 500 reais. Renda média: R$ 6 mil. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Lavador(a) de carro O lavador de carro realiza a limpeza interna e externa de veículos, além de serviços como polimento e cristalização de pintura. Com baixo investimento inicial e um bom plano de negócios, é possível expandir no mercado. A paixão por carros no Brasil torna o serviço de qualidade um diferencial para fidelizar clientes e atrair novos por indicação. Renda média: R$ 2.400. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Confira também o artigo: 10 ideias de negócios para MEI com rendimentos superiores a 4 mil reais Clique e confira todas as ideias de negócios para o MEI
January, 2025
10 ideias de negócios para ganhar mais de 4 mil reais por mês
Empreender também envolve correr riscos, por isso é fundamental, antes de abrir um negócio, estar atento aos setores mais rentáveis. Existem diversos negócios lucrativos por aí. E, para te ajudar a encontrar o ramo ideal para investir, separamos dez ideias de empreendimentos com renda acima de R$ 4 mil. Confira a seguir. Montador de móveis O serviço de montagem de mobiliário é um negócio que possui demanda em diversos locais. Eles podem ser contratados por meio de proprietários de residências ou estabelecimentos comerciais, ou de seus representantes. Para prestar esse serviço, é preciso investir em ferramentas específicas. Renda média: R$ 6 mil. Acesse o PDF dessa ideia Designer de sobrancelhas O ramo da beleza apresenta-se crescente no Brasil. Nesse negócio, os profissionais cumprem a função de desenhar as sobrancelhas de seus clientes de forma a harmonizá-las perfeitamente ao formato do rosto. Renda média: R$ 5 mil. Acesse o PDF dessa ideia Locutor Utilizar a voz como uma forma de empreender é possível. Basta utilizá-la para interpretar e anunciar falas em diferentes veículos de mídia, como redes sociais, podcasts e anúncios publicitários. Renda média: R$ 6 mil. Acesse o PDF dessa ideia Passeador de cães Este profissional oferece passeios regulares que promovem o bem-estar dos cães, atendendo à demanda crescente de tutores com rotinas agitadas. A atividade requer responsabilidade, empatia com os pets e conhecimentos básicos sobre comportamento animal. Com baixo investimento inicial, é possível conquistar clientes fiéis e crescer no mercado pet. Renda média: R$ 4 mil. Acesse o PDF dessa ideia Designer gráfico Este profissional está habilitado para desenvolver projetos gráficos de comunicação visual, como panfletos, cartões de visita, artes para redes sociais e outros produtos. Renda média: R$ 7 mil. Acesse o PDF dessa ideia Agente funerário Diariamente, muitas pessoas vão a óbito, e cabe a este profissional remover e preparar os corpos, organizar urnas, ornamentar salas de velório, conduzir o sepultamento e acompanhar os registros de atestados de óbito e demais documentos necessários. Renda média: R$ 10 mil. Acesse o PDF dessa ideia Guardador de móveis Muita gente viaja por um tempo estipulado e não sabe exatamente o que fazer com os seus móveis. É aí que surge o guardador de móveis. Nesse ramo de negócio, o cliente paga uma taxa para que seus pertences fiquem armazenados em um local seguro, por um período determinado. Isso promove praticidade e segurança para quem busca esse serviço. Renda média: R$ 5 mil. Acesse o PDF dessa ideia Churrasqueiro O churrasqueiro independente transforma paixão em profissão, cuidando de cada detalhe do churrasco, do preparo das carnes à apresentação. No Brasil, onde o churrasco é tradição e celebração, essa profissão tem alta demanda e oferece excelente potencial de crescimento, flexibilidade e rentabilidade. Renda média: R$ 5 mil. Acesse o PDF dessa ideia Antenista Esse profissional presta serviço de manutenção em antenas, decodificadores e aparelhos eletrônicos. Configurações ou instalações desses aparelhos de som ou TV também estão entre as atividades mais comuns. Renda média: R$ 5 mil. Acesse o PDF dessa ideia Comerciante de cosméticos e artigos de perfumaria Um comerciante de cosméticos e artigos de perfumaria trabalha vendendo itens direcionados ao bem-estar e à higiene pessoal, como perfumes, colônias e desodorantes. Renda média: R$ 4 mil. Acesse o PDF dessa ideia Clique e conheça mais de 100 ideias de negócios para o MEI
January, 2025
Como empresas de alimentação podem se posicionar nas redes sociais?
No atual cenário, é mais importante do que nunca saber se posicionar nas redes sociais e utilizá-las de maneira eficaz para atrair clientes. Utilizar a internet, pode ajudar (e muito!) nesses tempos de crise. Já parou para pensar como você se comunica com seus clientes? Raion Almeida, especialista em marketing digital do maior canal de comunicação voltado para restaurantes de Brasília, o Gula Certa, fez uma apresentação com dicas importantes sobre como utilizar as redes sociais a seu favor. Confira o resumo que o Sebrae fez e a apresentação do Raion na íntegra, realizada durante um encontro virtual com o ramo de sorvetes!