this is an h1

this is an h2

Wed Oct 19 11:06:36 BRT 2022
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Minha empresa não está indo bem - será que devo desistir?

Antes de desistir, é necessário repensar algumas atitudes para empreender com persistência.

· Atualizado em 19/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Iniciar um empreendimento envolve muitos aspectos, dos emocionais ao plano de negócios. Aberta a empresa, ela obrigatoriamente passa por vários ciclos, nem sempre positivos para quem tinha o sonho de começar o seu próprio negócio. Assim, muitas vezes, o empreendedor se vê diante de um desânimo e da vontade de desistir e fechar as portas. Dados do Sebrae apontam que, no Brasil, de cada dez empresas criadas, cinco quebram antes de completar dois anos de existência, o que representa um índice de 50%. As que enfrentam mais dificuldades para sobreviver são as de pequeno porte.

É necessária a compreensão de que, para empreender, não basta somente ter uma ideia, conseguir dinheiro para iniciar o negócio e angariar clientes em quantidade suficiente para lucrar. Ao iniciar a empresa, o empreendedor coloca no projeto muitas expectativas, sonhos, frustrações, sacrifícios, solidão, incompreensão e sensação de fracasso pessoal. Gerenciar um negócio, porém, é um processo racional e requer avaliação periódica, que pode ser feita por meio de ferramentas de avaliação de desempenho para embasar decisões.

No processo de avaliação, é necessário identificar os sinais de que o empreendimento está em um ciclo de resultados ruins. A partir daí, devem ser tomadas decisões que podem reverter esse cenário, por isso desistir pode não ser uma opção ou necessidade. É claro que, muitas vezes, o empreendedor demora para compreender que o seu negócio está em risco, mesmo passando por vários meses em que o dinheiro que entra não paga os custos, o que faz acumular dívidas, cobranças, registros negativos, nome sujo e muita frustração.

Diante disso, será que é o momento de desistir do seu sonho e da sua oportunidade de mudar de vida? Ou será que o ciclo sem fim de colocar mais dinheiro, sacrificar o conforto da família e buscar dinheiro emprestado junto aos amigos e familiares deve continuar? E se a situação piorar? Será que o sonho se tornou um pesadelo? 

Faça uma avaliação do seu negócio e observe se ele apresenta os sinais de que está na hora de parar e tentar encontrar uma solução:

  1. O resultado financeiro do negócio é sempre negativo e exige que o empreendedor coloque mais dinheiro, parecendo um buraco sem fim.
  2. Como está a sua paixão pelo negócio? Aquele fogo inicial transformou-se em peso e frustração? Como está a sua motivação para enfrentar as dificuldades diárias do seu negócio?
  3. Os problemas da empresa parecem intermináveis? Você não consegue dormir direito e as noites viram pesadelos e insônia? Você se percebe de mal com o mundo? O fantasma do fracasso povoa a sua mente? Você não pensa em desistir porque isso pode significar aceitar o fracasso?
  4. O negócio parece mais distante do seu propósito de vida? Você não tem ânimo para conversar sobre o empreendimento ou mesmo para ir ao trabalho?

Antes de desistir, repense algumas atitudes e lembre-se de que agir por impulso é um caminho para decisões erradas. Reflita com calma, analisando todos os aspectos positivos e negativos do seu negócio. Veja até onde você chegou e faça uma linha do tempo imaginária para visualizar as motivações e os propósitos que você possuía antes de iniciar o empreendimento e o quão longe você já foi.

Como são muitas as questões emocionais envolvidas, dedique um tempo para você: a melhor forma de encontrar soluções é sair de dentro do furacão e olhar como alguém que está do lado de fora. Procure fazer alguma atividade de lazer que recupere a sua autoestima, como um esporte em que você pode conseguir um bom desempenho.

Quando estiver “olhando de fora”, questione-se sobre algumas possibilidades, como mudar de mercado, promover alterações no produto/serviço e redefinir seus objetivos e prioridades. Observe onde você errou e aprenda com os seus erros, identifique as mudanças que você pode fazer no seu ambiente de trabalho, concentre-se nas tarefas que você gosta de fazer e distribua as que você não gosta para outras pessoas. Lembre-se de que nas crises surgem grandes oportunidades. 

E o mais importante: dedique algum tempo para a sua preparação como empreendedor. Procure aceitar que esse é o momento de avaliar o método de gerenciamento do negócio. Por mais simples que sejam, as pequenas empresas precisam, sim, de ferramentas e metodologias para a sua condução. Não hesite em pedir ajuda. 

O Sebrae está perto de você para orientá-lo sobre as melhores decisões e apoiá-lo com consultorias, ferramentas e conteúdos. Aproveite para fazer nossos cursos, clicando nos links a seguir, e inspire-se para as mudanças necessárias.

Receita de sucesso: seu negócio no caminho certo

Indicadores para seu negócio


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?