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Wed Apr 26 19:53:19 BRT 2023
Empreendedorismo | INTERNACIONALIZAÇÃO
MPEs: muito espaço para crescer no exterior

Milhares de MPEs brasileiras já se internacionalizaram. Mas ainda respondem por apenas 1% dos negócios no exterior.

· Atualizado em 26/04/2023
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As micro e pequenas empresas (MPEs) representam nada menos do que 98,4% do total das empresas no Brasil, criando cerca de 52% dos empregos formais. Cerca de 11 mil MPEs exportaram produtos ou serviços em 2021, em um universo de 30 mil empresas brasileiras. No entanto, as exportações das MPEs representavam apenas 1% do total, de acordo com um levantamento do Sebrae, elaborado a partir de dados do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), cruzados com informações da Receita Federal.  

É verdade que a participação das MPEs nas exportações vem crescendo nos últimos anos. Mas o processo ainda esbarra em diversos obstáculos. O primeiro é a própria dimensão do país, que leva inúmeros empreendedores a deixarem de lado as oportunidades internacionais. Outro elemento importante é que muitos empresários ainda acreditam que operações internacionais são prerrogativa de grandes corporações.  

Acontece que, em dezenas de outros países, as MPEs já respondem por amplas fatias do comércio internacional. Ou seja, há muito espaço para a internacionalização das micro e pequenas brasileiras. 

Os problemas   

Veja as dificuldades encontradas pelos empresários brasileiros para mergulhar no mercado internacional e algumas alternativas sugeridas: 

  • Compreender o novo mercado - Pesquisar é o primeiro passo para uma exportação de sucesso. Evite “achismos” porque um erro pode comprometer sua marca de forma permanente. Muitas vezes, os custos e riscos envolvidos podem cair bastante se o candidato à internacionalização buscar parceiros locais que conheçam bem o mercado, a legislação e os gostos da população. 
  • Adequação do produto ao mercado estrangeiro - Nem sempre um produto que faz sucesso no país é bem aceito no exterior. É bem conhecido o caso de uma rede brasileira de franquias de alimentação que tentou popularizar quitutes árabes – como quibes e esfihas – no México e não obteve sucesso. Assim, transpor as fronteiras nacionais sempre demanda estudos e pesquisas.  
  • Inovação tecnológica – A tecnologia vem evoluindo em alta velocidade, em todos os campos. Assim, o(a) empresário(a) que pretende exportar deve se informar se está atualizado com as inovações mais importante em seu segmento. Ou se deve pesquisar mais para chegar em ponto de bala diante da concorrência. 
  • Capital de giro – Um dos grandes atrativos de atuar no mercado exterior é faturar em moeda forte: dólar, euro ou iene. Mas é preciso lembrar que seus custos, no exterior, também serão em moeda forte. Então, é preciso fazer um estudo detalhado e contar com um colchão espesso de capital de giro para embarcar nessa jornada. 
  • Economia de escala – Determinados setores ou segmentos importadores demandam uma produção de porte. Se você quer ser competitivo nos mercados internacionais, é preciso ter a certeza de que está preparado para encarar grandes aumentos de demanda. 
  • Padrão de qualidade - É muito comum importadores receberem amostras excelentes, mas mercadorias com qualidade inferior nos envios posteriores. O candidato a exportador deve estar preparado a oferecer sempre produtos e serviços de alta qualidade, tomando o cuidado de seguir as normas de respeito ao meio ambiente e de responsabilidade social. Lembre-se que esses são compromissos cada vez mais valorizados, principalmente em mercados mais maduros, como a América do Norte e a Europa. 
  • Embalagem e transporte – A exportação exige embalagens reforçadas, por conta dos longos trajetos. Esteja certo de utilizar sempre embalagens adequadas ao serviço contratado. 
  • Pós-venda – Nunca perca de vista a operação completa contida nas exportações. Isso inclui a garantia de assistência técnica ao importador, assim como de reposição de peças e outros serviços de pós-venda. 
  • Branding internacional - A promoção comercial no exterior é fundamental, mas, muitas vezes, termina sendo deixada de lado pelos pequenos e médios empresários, devido aos investimentos necessários. A boa notícia é que o País conta com várias instituições oficiais, como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que podem apoiar você em diferentes áreas, incluindo a divulgação. 

O Sebrae, claro, também estará sempre a seu lado no caminho da internacionalização. Confira, por exemplo, este material que preparamos para você. E boa viagem! 

5 passos para expandir os negócios para o mercado internacional 

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