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Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Mulheres empreendedoras: como construir uma marca pessoal

Muito mais do que refletir o que as pessoas pensam dos produtos e/ou serviços, a marca pessoal é o que as pessoas pensam de você.

· 08/08/2022 · Atualizado em 29/08/2022
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O CEO da Amazon, Jeff Bezos, afirmou em post no Blog do Sebrae que marca pessoal é aquilo que as outras pessoas falam sobre você quando você não está presente (confira o texto completo: Marca pessoal para mulheres empreendedoras). Na verdade, a marca reflete um conjunto de percepções que as pessoas captam quando alguém fala, age, se posiciona ou demonstra suas ideias e valores. Por isso, muito mais do que refletir o que as pessoas pensam sobre o seu produto ou serviço, a marca determina o que o seu negócio realmente vale, pois revela o que elas pensam de você.

A marca pessoal das mulheres empreendedoras está na essência feminina. Em uma breve análise do mercado, constata-se que 57% dos negócios liderados por mulheres são do tipo MEI (microempreendedor individual). Grande parte delas são cabeleireiras, cozinheiras e atuam no comércio de varejo de artigos do vestuário e acessórios, ou seja, são empreendedoras que muitas vezes são o cartão de visitas de sua própria marca, já que a imagem da marca ou da empresa está atrelada à própria imagem da empreendedora. Por isso, é fundamental que a mulher compreenda como ela pode transferir a marca pessoal feminina para o seu empreendimento: posicionamento, linguagem, tom de voz, valores e propósitos são tão importantes quanto uma identidade visual bem elaborada, afinal são um forte motivo para atrair pessoas que possuem ideias e pensamentos afins. 

Algumas dicas podem ajudar na construção e na consolidação da sua marca. Comece se perguntando: quais são os valores pessoais mais importantes para você? Como esses valores estão presentes em sua empresa? Qual é a história do seu negócio? Quais foram os momentos marcantes? O que te emociona quando revê tudo o que aconteceu, desde o início do empreendimento até agora? O cliente percebe a confiança que as suas habilidades e o seu conhecimento transferem para o seu negócio na forma da qualidade de entrega de produtos/serviços? O que os seus clientes percebem na dimensão mais pessoal que faz com que eles criem uma conexão?

É possível também planejar algumas ações que contribuem para o posicionamento e o sucesso da marca no mercado: por exemplo, ter presença digital (expressar sua opinião/posicionar-se nas redes sociais); deixar evidentes os seus propósitos e os da sua marca; ter cuidado com a sua imagem pessoal; melhorar a aparência de seus materiais; desenvolver uma boa rede de contatos; planejar estratégias de comunicação; entre outras.

Reconhecendo os atributos que formatam uma marca pessoal de sucesso para as empreendedoras, Maria Gandini, Gerente de Comunicação da Activia, em entrevista ao Mundo do Marketing, afirma: “Direcionamos nossa estratégia para as mulheres em torno de 30 anos e queremos mostrar que ela pode ser e fazer tudo o que quiser. É uma pessoa que hoje vive um ritmo intenso, sendo responsável pelo lar, pelos filhos e ainda trabalha fora. Vamos falar para ela, que precisa de uma marca que compreenda o novo estilo de vida, sem perder a essência feminina”. Essa fala reflete uma das tendências do mercado: marcas que pautam o empoderamento feminino em suas ações.

Por isso, lembre-se: marca pessoal não é o que você tem, é o que você é, ou seja, sua história e sua experiência de vida. Mulheres, por sua natureza, possuem atributos inigualáveis para construir uma marca pessoal forte: energia, coragem, sensibilidade e capacidade para lidar com as emoções e com os sentimentos de forma natural. Você pode contar com o apoio do Sebrae nessa jornada. Acesse nossos conteúdos e faça os cursos e oficinas disponíveis no Portal Sebrae.

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