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Wed Mar 15 09:52:42 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Não basta somente vender! É preciso ter estratégia de pós-vendas

Veja como a empresa de pequeno porte pode e por que precisa construir estratégias de pós-vendas.

· 02/01/2023 · Atualizado em 15/03/2023
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Empresa que não vende não sobrevive, não é mesmo? Entretanto, apesar da importância da venda para a sobrevivência de qualquer empresa, vender é a parte mais simples da jornada do empreendedor.

É importante entender que a venda não termina quando o cliente fecha o negócio e faz o pagamento. Existe todo um processo chamado de pós-venda, ou seja, uma venda bem finalizada deve gerar uma série de informações e insumos para alimentar o processo chamado de pós-venda.

Por isso, somente vender não basta, o que significa que, terminada a venda, o sucesso da empresa não necessariamente está garantido.

O pós-venda faz parte do processo e inicia depois que o cliente faz o pagamento e recebe o produto/serviço a que tem direito, e tem como objetivo proporcionar novas vendas, na intenção de encantar e fidelizar o cliente.

O processo de pós-venda inicia pelo acompanhamento do cliente por meio de contatos estruturados e contínuos, com o objetivo de conhecer as primeiras impressões dele sobre o produto/serviço, orientá-lo e responder as suas dúvidas, antecipar possíveis problemas, além de estimular novos contatos fazendo com que o consumidor, sempre que pensar em uma compra, procure a empresa.

Nesse sentido, é fundamental compreender a importância e as estratégias do pós-vendas que uma empresa de pequeno porte pode adotar para o sucesso do empreendimento. Normalmente, as empresas fazem todo esse processo utilizando-se de centrais de atendimento ou SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

Não importa o nome que se dê a esse tipo de estratégia de atendimento, o importante é que a empresa, mesmo as micros e pequenas, prepare-se adequadamente para compreender a importância de estar sempre em contato com os clientes, ouvindo, orientando e nutrindo os relacionamentos.          

Para manter a empresa na memória do cliente, é necessário construir uma estratégia de relacionamento por meio de interação ativa, cabendo à empresa tomar a iniciativa de procurar o cliente e explorar as oportunidades de interação.

Se você não procura um cliente que já teve uma experiência de compra, ou pesquisou a sua empresa na internet, nas mídias sociais, provavelmente ele vai buscar as várias opções que existem no mercado.

Por isso, é fundamental que a empresa se apresente como “única e especial”, considerando e valorizando esse cliente. Existem ferramentas muito simples para isso e disponíveis para empresas de pequeno porte, como as que apresentaremos a seguir. 

  1. Enviar e-mail, whatsapp com mensagem carinhosa de agradecimento e se colocando à disposição. Pode ser impactante o cliente perceber que foi lembrado e/ou que a empresa se preocupou com ele.
  2. O telefone é o meio mais eficaz para gerar uma conversa produtiva, porque permite a interação de mão dupla, falar que “percebeu” o contato que o cliente fez, perguntar sobre o que ele valoriza na compra daquele determinado produto/serviço, oferecer opções para pagamento, propor soluções para o problema que o cliente apresentar.
  3. Ampliar o relacionamento nas redes sociais, procurando o máximo de intimidade que o cliente permitir. Para isso, é muito importante identificar o feedback do cliente na forma de postagens e “curtidas” ou de sentimentos positivos ou negativos. Lembre-se de que, mesmo a forma negativa como o cliente se lembra da sua empresa, deve ser um desafio para você melhorar a opinião dele, mudando para uma percepção mais positiva. Então, identifique as conexões emocionais que levaram o cliente a ter aquela opinião e jogue com sinceridade, transparência e respeito.
  4. Transformar um cliente satisfeito em vendedor da sua empresa. As redes sociais formam hoje um complexo sistema de interações, em que clientes se comunicam com muitas e variadas pessoas no universo da web, que você jamais conseguiria contatar. Para isso, sugira ao seu cliente que faça fotos com o seu produto e divulgue nas redes sociais fazendo marcações especiais ou usando hashtags da marca da sua empresa.
  5. Fazer pesquisa de satisfação. Hoje, o acesso às pesquisas possui um custo muito baixo, você pode acessar ferramentas da internet para postar um questionário simples com uma escala de 0 a 10 sobre a possibilidade de o cliente indicar a sua empresa para outras pessoas. É importante lembrar que pesquisas são realizadas para alimentar estratégias de contato e relacionamento. Por isso, além de fazer a pesquisa e tabular, é vital interpretar os resultados e transformar em ações direcionadas de estratégias de marketing.

Empreendedor, você pode encontrar o suporte de que necessita para desenvolver as suas estratégias de pós-vendas no Portal do Sebrae. Acesse, clicando no link https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.

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