this is an h1

this is an h2

Fri Sep 22 15:21:40 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Adote comportamentos empreendedores e fique mais próximo do sucesso

Saiba quais são as competências necessárias para alavancar o seu negócio

· 13/12/2021 · Atualizado em 22/09/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

“Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre!”. Essa frase é do autor brasileiro Rubem Alves. Ou seja, somente se colocando como protagonista, enfrentando as situações diárias é que amadurecemos, pois as grandes transformações acontecem quando passamos pelo “fogo”.

Em mais um artigo baseado no podcast Uber Avança, uma parceria da Uber com Sebrae, vamos falar sobre como fortalecer comportamentos empreendedores.

Em um mundo conectado, em que as mudanças acontecem com uma velocidade cada vez maior, somos desafiados a nos reinventar a todo tempo, alterar hábitos e desenvolver novas competências, posturas e comportamentos profissionais. Aquele que adota uma atitude arrojada e inovadora frente a esses desafios, ganha destaque. Se, por um lado, encontramos profissionais extremamente capazes que preferem se acomodar, em vez de se reinventarem ou aprenderem a reagir de maneiras diferentes quando as dificuldades lhes são impostas, existem aqueles que agem corajosamente, vão lá e fazem acontecer.

Nesse contexto, quais são as competências necessárias para você se transformar e se tornar um empreendedor?

É importante ter em mente que empreender vai além de gerenciar seu negócio e pagar contas. Para empreender é necessário praticar comportamentos empreendedores, que exigem ação. Não basta a intenção. Empreendedor é aquele que realiza, vai lá e faz.

Vamos falar de dez características empreendedoras que são representadas por vários desses comportamentos. De onde tiramos a lista? De um estudo profundo feito com empreendedores de sucesso que identificou o que eles tinham em comum.

1. Busca de Oportunidades e Iniciativa

Aposte na iniciativa, faça antes que todos façam. Para isso, algumas perguntas devem sempre ser feitas: Do que a sua comunidade precisa e ainda não tem? De quais produtos ou serviços os consumidores estão precisando em sua região que ainda não existem? O que você pode fazer de diferente dos demais? Oportunidades estão aí para todos e o empreendedor que chega antes e tem iniciativa e uma visão mais sistêmica pode melhor aproveitá-las. Procure sempre se diferenciar e inovar.

2. Correr Riscos Calculados

Apesar de ser algo necessário para quem deseja abrir um empreendimento ou busca ampliar seu negócio, é essencial avaliar bem as alternativas, calcular aspectos financeiros e analisar se deve ou não usar suas reservas antes de investir em um negócio ou em uma oportunidade. Então, é preciso definir e escolher com os pés no chão. Para correr riscos calculados, é necessário buscar informações. Analise aonde você deseja chegar, calcule os riscos para atingir esse objetivo e siga em frente.

3. Exigência de Qualidade e Eficiência

Esta característica significa fazer sempre melhor, da forma mais rápida e econômica possível. Isso é eficiência para seu cliente. É você ser exigente com você mesmo para fazer um produto ou prestar um serviço que supere as expectativas, com entrega pontual, conforme prometido aos consumidores.

Com a alta concorrência, atualmente o bom não é mais suficiente. Para se destacar é preciso ser ótimo. Porém, é preciso ter cuidado com o excesso de exigência quanto à qualidade. Isso é o chamado lado obscuro do comportamento, a prática em excesso. Portanto, busque trabalhar com nível mais elevado que a média praticada no mercado, para garantir seu diferencial e inovar bastante.

4. Persistência

Ser persistente é superar obstáculos e fazer sacrifícios pessoais para alcançar seus objetivos. É importante não colocar o foco no problema e sim na solução. Mas, atenção: persistir sem foco é apenas teimosia. Faça dez vezes, se for necessário, mas sempre sabendo onde você quer chegar. A persistência é uma característica forte na vida dos empreendedores que perseveram todos os dias e não desistem quando encontram obstáculos.

5. Comprometimento

Comprometimento é cumprir o que prometeu. Ser comprometido é assumir a responsabilidade de atender às necessidades do mercado, ter compromisso com seus clientes. Muitas vezes é melhor ter um cliente satisfeito e fiel, do que querer ganhar todo o dinheiro de uma só vez no negócio, agindo sem compromisso.

6. Busca de Informações

Buscar informações com especialistas para entender melhor o mercado ou solucionar dúvidas e conhecer melhor os clientes, concorrentes e fornecedores é o caminho para encontrar oportunidades de negócios, elaborar planejamentos eficientes e ter uma base para tomar decisões em momentos de incertezas.

7. Estabelecimento de Metas

Uma das mais importantes características do empreendedor de sucesso. Ao se definirem metas, é possível determinar exatamente onde se quer chegar e o que se precisa fazer para chegar no ponto desejado. Porém, é essencial estabelecer metas reais e possíveis, de curto, de médio ou de longo prazo. Resultados muito ousados, a ponto de serem quase inalcançáveis, atrapalham mais do que ajudam, por trazerem a sensação de fracasso. Por isso, o alvo precisa trazer brilho a seus olhos, te desafiar, ser alcançável e relevante para você.

8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos

Ao traçar metas, é possível identificar aonde se quer chegar. Depois, é preciso descobrir qual o caminho a ser trilhado e como chegar até ele. É o que chamamos de planejamento. Ele deve conter os objetivos, o prazo, as etapas, o orçamento, as formas de se arrecadarem os recursos necessários e todas as informações que irão ajudá-lo a ser bem-sucedido. O monitoramento do plano avalia se os seus estágios estão sendo cumpridos e se o caixa está organizado. Com um acompanhamento constante é possível identificar riscos, erros e gargalos com antecedência, a tempo de corrigi-los e acertar o rumo. Pare e planeje antes, anote e acompanhe o seu dia a dia, para o sucesso de seu trabalho.

9. Persuasão e Rede de Contatos

Ter uma rede de contatos é um dos maiores ativos para gerar oportunidades.  Ao negociar com fornecedores, parceiros e clientes, aquele que tem maior poder de persuasão consegue obter vantagens que podem fazer toda a diferença. Com o tempo, sua rede de contatos se amplia se você passa a se relacionar bem com os parceiros do seu negócio. É importante conversar e se manter próximo de outros empresários, divulgar e oferecer parcerias, pois isso pode consolidar sua rede e abrir novas oportunidades.

10. Independência e Autoconfiança

Aquele que atua com independência expande sua visão e se abre para novas oportunidades. Quem atua com autoconfiança, por sua vez, tem mais segurança na hora de tomar decisões e de correr riscos. Por isso, é primordial aprender a confiar em seu potencial e acreditar na sua própria capacidade de enfrentar desafios.

Conheça o Empretec

As características do comportamento empreendedor citadas nesse artigo você poderá conhecê-las, detalhadamente, no Empretec, o principal programa de formação de empreendedores no mundo. Se trata de  um seminário intensivo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e promovido em 40 países. No Brasil, o seminário é exclusivo do Sebrae.

Durante uma semana, o participante do seminário aprende mais do que técnicas de empreender. Ele descobre seu perfil empreendedor, suas habilidades, desenvolve suas capacidades e passa por uma imersão de 6 dias com desafios para despertar sua identidade empreendedora. Para participar, o candidato deve passar por uma entrevista de seleção. Saiba mais sobre o Empretec.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora