this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 16:27:49 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Noroeste do Rio de Janeiro se destaca na produção de cafés especiais

Região, com o apoio do Sebrae, quer se tornar conhecida pela qualidade do café.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

O Rio de Janeiro já ostentou, no século XVIII, o título de maior produtor mundial de café. Hoje, o estado, especialmente a sua região Noroeste, busca o reconhecimento do mercado nacional e internacional pela qualidade de seus cafés especiais. 

O café especial, também conhecido como premium, é um tipo de café que é cultivado em uma área específica, que produz um clima e tipo de solo ideais para a planta. Ele é cultivado e colhido de forma artesanal para garantir que apenas os grãos maduros sejam selecionados e que a qualidade seja mantida.

70% da produção de café do tipo arábica do Rio de Janeiro é produzida na região Noroeste do estado. Na região, existem cerca de 1.150 cafeicultores, quase todos da agricultura familiar – o montante equivale a 81% dos produtores de todo o estado.  

A produção de café é a principal fonte de renda no setor agropecuário de municípios como Porciúncula, que exibe um dos maiores registros de produção cafeeira do Rio de Janeiro. 

Consumo de cafés especiais 

O interesse por cafés do tipo premium veio de uma nova leva de consumidores que se preocupam com a origem dos produtos que consomem e sua forma de produção. No caso dos cafés especiais, por conta do valor agregado, o comprador se dispõe a pagar mais por esses itens. 

Os números mostram que esse é um mercado com muito potencial de crescimento e pode ser uma boa fonte de renda. De acordo com dados divulgados pela consultoria Euromonitor, o consumo anual de café premium no Brasil fica em torno de 70 mil toneladas. A tendência de crescimento desse produto, segundo a empresa, é de 15% ao ano. 

Sebraetec

A reconhecida qualidade dos grãos produzidos no Noroeste fluminense é resultado do trabalho conjunto desenvolvido pelo Sebrae do Rio de Janeiro com os parceiros locais, como o governo do Estado e a Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro – ASCARJ.   

Os produtores tiveram acesso, com subsídio do Sebrae, ao Sebraetec. A consultoria de inovação ofereceu atendimento em diversas áreas para os agricultores, como gestão de qualidade e melhoria de processos, rotulagem, informação nutricional, embalagens e muitos outros itens.  

Graças a essa solução especializada, as propriedades rurais tiveram um aumento da produtividade e, especialmente, da qualidade do café produzido. Os consultores do Sebrae levaram aos agricultores informações e conhecimentos sobre as melhores práticas de manejo e ensinaram como implementá-las. O resultado foi o aumento da renda dos produtores e o reconhecimento, em diversos concursos nacionais, da boa qualidade do café da região.  

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre esse assunto? Confira aqui: 

Sebraetec

Vídeo: Produção de café no Rio de Janeiro


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?