this is an h1

this is an h2

Thu Apr 13 20:21:43 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Nove dicas para fazer as suas primeiras vendas on-line

Conheça ferramentas, estratégias e tenha insumos para conseguir clientes para o seu e-commerce.

· 17/09/2015 · Atualizado em 13/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quando a pessoa começa um novo negócio virtual, suas primeiras vendas estão entre as mais importantes. São as primeiras compras que dão motivação ao empreendedor para continuar, que ajudam na definição das estratégias comerciais e azeitam as operações. Naturalmente, porém, as primeiras vendas são sempre as mais difíceis de serem fechadas.

A ideia deste post é te ajudar, através de ferramentas, a conseguir os seus primeiros clientes.

A sua grande meta

Sua meta é conseguir concretizar nove vendas usando cada uma das ferramentas listadas abaixo, seguindo a ordem em que são apresentadas. Ou seja, não vale pular para a próxima sem ter conseguido uma venda com a técnica atual.

Seu objetivo, além de fechar suas primeiras vendas, é compreender como cada um dos canais funciona para você e para sua marca, assim como o nível de dificuldade de cada um.

No começo, entender “o como” é mais importante que o resultado. Porque, após isso, você pode intensificar esforços para otimizar os resultados.

Conheça as dicas

1. Mande um e-mail para sua lista de pré-venda 

Gerar um burburinho e uma lista de e-mails, mesmo que pequena, é um primeiro passo importante para lançar o seu negócio. Se você construiu uma lista de pré-lançamento, você vai querer enviar um e-mail para essa lista antes de fazer qualquer outra coisa.

Muito provavelmente essas pessoas serão os seus seguidores mais qualificados quando começar seu comércio virtual, já que demonstraram interesse prévio confiando a você seus endereços de e-mail para receberem mais notícias. Elas estão esperando por este e-mail! 

Você pode utilizar um serviço como o Mailchimp, ou qualquer outro aplicativo de e-mails, para construir e enviar um comunicado para sua lista de pré-vendas informando do lançamento do seu negócio.

(Se você não construiu uma lista de pré-vendas, você pode passar para a próxima dica).

2. Venda para amigos e familiares ao vivo

A ferramenta mais básica para fechar suas primeiras vendas é conseguir um amigo ou familiar para efetivamente comprar de você. Isso não significa barganhar para que sua mãe compre um produto que ela nunca usará (a gente conhece bem as mães, sempre vão achar o máximo aquilo que nós fazemos).

O que você quer fazer é efetivamente buscar alguém, dentre seus conhecidos, que realmente goste ou precise daquilo que você está ofertando. Tente se conectar com eles pessoalmente, consiga alguns minutos em suas agendas e apresente sua empresa. 

3. Organize um concurso ou um sorteio

Sejamos honestos, sorteios e brindes são sempre ótimas maneiras de conseguir público para um novo produto.

Apesar do argumento de que a maioria dos sorteios apenas fomenta interação de pessoas que estão atrás de um bom negócio, se feito corretamente, a natureza viral de um concurso pode gerar bastante tráfico inicial e boca a boca, aumentando a presença e o reconhecimento da sua loja e de seus produtos.

Vale pesquisar no site da Caixa (regulamentadora deste tipo de ação no Brasil) as dicas e responsabilidades de quem vai fazer um concurso ou sorteio.

Dica: existem muitos apps e serviços on-line que ajudam na organização de concursos e sorteios e aumentam o alcance dessas ações, por vincularem a participação das pessoas ao compartilhamento da loja/produtos nas mídias sociais. 

4. Venda para seus amigos usando as mídias sociais 

Ok, anteriormente você convenceu, pessoalmente, um amigo ou familiar a comprar de você. MARAVILHA. Talvez vocês estivessem fazendo um programa juntos, ou você conseguiu se encontrar com algum deles em algum evento ou festa. Agora é hora de você encarar as mídias sociais. E aposto que você está no Facebook.

Estou… mas então... como vender para amigos no Facebook? 

Primeiro, antes de sair anunciando sua loja ou seus produtos para todo mundo, tente uma estratégia mais direcionada. Você pode utilizar a poderosa busca social do Facebook para identificar as pessoas mais propensas a comprarem os seus produtos, procurando por palavras-chave relacionadas à elas. 

Se você está vendendo roupas de ginástica, pode pesquisar no Social Graph, pessoas que costumam fazer atividades físicas. Se está vendendo ingressos para um show, pode ver quais dos seus amigos têm o gosto musical compatível e contatá-los.

Além disso, depois de tentar a aproximação direcionada descrita acima, você também pode tentar uma estratégia mais ampla e fazer algumas postagens gerais para anunciar para seus amigos do Facebook o lançamento do seu novo negócio. Como essas pessoas também têm famílias e amigos, você pode até considerar oferecer descontos para amigos dos amigos.

5. Venda no Mercado Livre, OLX e em outros marketplaces virtuais 

Ser eficaz como um empreendedor de comércio virtual significa testar tudo. Sites como o Mercado Livre e OLX podem ser ótimos canais para se conseguir as primeiras vendas. Esses sites são ideais para quem está começando, porque já possuem tráfego e pessoas buscando produtos.

São ótimas alternativas enquanto o negócio está no início, pois o SEO – Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) ainda está em desenvolvimento, e o site precisa ganhar posições nas buscas orgânicas do Google.

6. Faça propagandas no Facebook 

O desafio de vendas agora é usar a plataforma de publicidade do Facebook para conseguir uma venda. O Facebook possibilita uma das segmentações mais precisas para seus anúncios e é, definitivamente, um canal que todo e-commerce deveria experimentar.

Lembre que, apesar do Facebook ter excelentes opções de segmentação, você precisará gastar algum tempo pensando sobre o mercado que deseja atingir, seu estilo de vida e coisas que gostam e não gostam para conseguir direcionar sua publicidade. Quando você começa a fazer propaganda no Facebook, provavelmente você pagará uma boa quantia por seus primeiros clientes. Espere por isso e invista tempo aprimorando sua campanha e monitorando seus resultados.

7. Configure o Google Ads

O Google Ads é uma das maneiras mais tradicionais de publicidade on-line. É a publicidade baseada nas pesquisas do Google, o maior buscador do mundo e líder absoluto no Brasil.

O Google Ads pode parecer um pouco complicado e intimidante no início, mas existem muitos guias on-line que podem ajudar.

A chave do sucesso com o Google Ads é o monitoramento e refinamento constante da sua campanha. Apenas colocar uma campanha lá e esquecê-la não deve lhe render nenhuma vitória. Lembre-se: assim como com o Facebook Ads, o custo dos seus primeiros clientes deve ser alto, podendo até superar o preço do seu produto. Mas, de novo, sua meta é aprender sobre cada canal, e não necessariamente ter um começo rentável.

8. Escreva um post em um blog de grande alcance 

Uma postagem de grande alcance é aquele post que normalmente destaca, cita ou apresenta pessoas influentes no seu nicho. Esse tipo de postagem em blogs é uma tática popular para construir relacionamento com pessoas influentes que interessam ao seu nicho para, com sorte, conseguir que compartilhem a sua postagem com suas audiências. 

Para começar, você quer ter certeza que vai fazer uma postagem com um propósito e que realmente agrega valor. Logo, você vai querer escrever um post relacionado com o seu produto ou com o seu nicho de mercado e incluir links, citações ou perfis das pessoas influentes que você identificou. 

Lembre-se que quando citar ou colocar links para essas pessoas, você deve começar devagar, já que você está apenas estreando. Procure pessoas que tenham blogs com alguma influência, mas que também não sejam ainda tão grandes que sua postagem passe despercebida. 

Quando você tiver escrito seu post, envie um e-mail pessoal para as pessoas que você destacou no seu texto, para que saibam que você gosta e acompanha o trabalho delas e que as incluiu na sua postagem mais recente.

Normalmente, é melhor não pedir por nada em troca (como que divulguem seu texto, por exemplo), mas deixá-las decidir sozinhas o que fazer. Se a postagem for boa, haverá uma grande chance de ser compartilhada por elas. 

Como um benefício adicional dessa estratégia, essa postagem começará a fazer parte do seu SEO. Lembre-se, quanto mais você escreve, e mais conteúdo publica, mais chance haverá para o Google e outras ferramentas de busca te encontrarem e apresentá-lo como resultado para a busca de alguém.  

9. Uma indicação 

Se você chegou até aqui, você já deve ter conseguido fechar algumas vendas. Seu desafio-bônus final será conseguir uma venda por indicação. Como? Primeiro, em cada uma das suas vendas prévias você deve ter conseguido entregar uma experiência positiva, que, espero, se traduza em um boca a boca natural para a sua loja. Porém, para esse desafio, você precisará ralar um pouco.

Sua tarefa é escrever um e-mail ou telefonar pessoalmente a cada um dos seus clientes e perguntar sobre a experiência deles com a sua loja. Peça retornos sobre as vendas e os produtos. Finalmente, pergunte se eles conhecem alguém para quem poderiam indicar, que também se interesse pelo seu produto, e faça contato com essas pessoas. 

Faça contato por e-mail com todas as referências que receber usando o seguinte título: Indicado por (incluir o nome da pessoa que o indicou).

Conclusão

As suas primeiras vendas on-line serão as mais importantes (e também podem ser as mais difíceis). Elas ajudam a conseguir um ritmo, e acontecerão enquanto você ainda está conhecendo o seu mercado e a receita que funciona para o seu negócio e seus clientes em potencial.

Não tenha medo de gastar algum dinheiro e dar descontos para conseguir essas vendas iniciais. Pense nisso como o custo do aprendizado. A rentabilidade vai sempre melhorando, à medida em que você refina seu negócio, suas ofertas, seus produtos e sua publicidade.

O planejamento no e-commerce: saiba mais

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse os links Vender na internet: 10 dicas para o seu sucesso e Dicas para melhorar a visibilidade de seu e-commerce. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?