this is an h1

this is an h2

Thu Jan 19 13:48:58 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Novo MEI: profissões do passado e atividades do futuro

Veja como o microempreendedor individual pode atuar em um cenário de mudanças nas profissionais tradicionais e frente a novas necessidades.

· 27/11/2022 · Atualizado em 19/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Novos comportamentos de mercado colocam em xeque as profissões tradicionais, desafiando-nos a pensar em novos protagonismos e estimulando a necessidade de novas profissões. Como o microempreendedor individual (MEI) pode atuar nesses novos cenários e quais as novas ocupações permitidas pelo porte? Este artigo do Sebrae integra a série Novo MEI e traz algumas das principais mudanças que precisam de atenção.

Primeiro, é preciso considerar que, conforme uma pesquisa divulgada pelo DataSebrae em 2022, o recorde de formalizações que vem acontecendo no Brasil, seja pelo desejo ou pela necessidade de empreender, evidencia uma mudança no perfil dos novos MEIs: eles são mais jovens (74% têm até 49 anos), com ensino superior incompleto (34%) e homens em sua maioria (55%). 

O porte empresarial recorde em formalizações é responsável por movimentar a nossa economia. Do total dos CNPJs criados em 2021, 3,1 milhões optaram por ser MEI, o que corresponde a 80% dos negócios abertos. Hoje, as atividades mais frequentes entre os MEIs são, segundo o estudo divulgado pelo DataSebrae, as de cabeleireiro, comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, obras de alvenaria e promoção de vendas, nessa ordem. E como será que essas profissões atuam frente a um mercado em transformação?

É importante destacar que os novos MEIs passam por grandes mudanças de perfil em decorrência dos novos comportamentos do mercado e do avassalador aumento da presença digital das empresas. Outros fatores relevantes nesse novo cenário dizem respeito a uma maior capacitação e a propósitos mais claros ao tomar a decisão de empreender. 

Tecnologia, inovação e MEI

Nos últimos 20 anos, vivenciamos várias ondas de inovação e tecnologia, numa proporção muito maior do que nos últimos 200 anos. E a pandemia acelerou ainda mais algumas mudanças que estavam incipientes: trabalho remoto, compras on-line e novas formas de nos relacionarmos com as pessoas - tudo isso fortalecido pela velocidade 5G.

De um certo modo, o que parecia distante ou utópico em Os Jetsons ou em De volta para o futuro descortina-se à nossa frente, e a velocidade dos dados e do seu compartilhamento nos desafia a pensar em outras ocupações dentro da nossa atuação. As novas demandas exigem novas soluções, por isso, para acompanhar a dinâmica do mercado, há sempre atualizações nas atividades permitidas ao porte do MEI.

Um exemplo é a inclusão de motoristas de aplicativos, cozinheiros de refeições prontas que comercializam suas entregas por WhatsApp e aplicativos de delivery e fotógrafos, que se reinventaram para prestar serviços de divulgação em redes sociais. 

As profissões do futuro exigem contato com o universo on-line, valorizam o saber humano e têm o olhar dedicado a resolver problemas de mercado, o que coloca algumas profissões clássicas e mecânicas em uma forte crise, exigindo inovações para não serem substituídas por aplicativos.

Por isso, a pergunta que vale um milhão de dólares é: a atividade que você exerce hoje pode acabar nos próximos 50 anos? Reflita sobre isso e aproveite os conteúdos que o Sebrae elaborou para ajudar você a se preparar para o futuro.

Inscreva-se nos nossos cursos Como fazer sua loja virtual em marketplace vender mais (com 2 horas de duração) e Tecnologia e inovação (com 34 horas), que apresentam as principais tecnologias, recursos e inovações, como VR (realidade virtual), games, câmeras, aplicativos, softwares e diversos outros devices para a produção de um conteúdo audiovisual que atenda às atuais demandas em termos de plataformas e formatos digitais.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?