A abundância de água em seu interior e o sabor suave tornam o melão uma fruta muito apreciada para consumo fresco ou na forma de refrescos.
- Origem: Ásia ou África.
Fruto
Existem nove variedades botânicas de melão. No Brasil, cultivam-se híbridos e cultivares comerciais pertencentes a duas variedades: Cucumis melo var. inodorus e Cucumis melo var. cantalupensis.
- Cucumis melo var. inodorus (tipo Amarelo): tem frutos sem aroma (inodoros), de casca lisa ou levemente enrugada, coloração amarela, branca ou levemente verde-escuro. A polpa é geralmente espessa (20 a 30 mm), de coloração que varia de branco a verde-claro. Têm longo período de conservação pós-colheita (30 dias), são resistentes ao transporte e, geralmente, com frutos maiores e mais tardios que os aromáticos. São característicos na região os híbridos comerciais de casca amarela, existindo vários em cultivo comercial como o Gold Mine, por exemplo. Os de casca verde, também chamados de Pele-de-Sapo, vêm em segundo lugar quanto ao cultivo nesse grupo, existindo menor número de híbridos comerciais disponíveis no mercado.
- Cucumis melo var. cantalupensis (tipo Cantaloupe): Têm frutos aromáticos, podendo ter casca recoberta com rendilhamento corticoso, de coloração ligeiramente amarelada a esverdeada. Existem, ainda, outros melões com frutos de casca verde rugosa, apresentando gomos ou costelas bem características, no sentido longitudinal. Em ambos os tipos de frutos a polpa é espessa com cerca de 25 mm. Os frutos rendilhados têm polpa de coloração variando do amarelo ao salmão. Os melões de frutos com costelas têm cor da polpa variando do laranja ao salmão. Os frutos dessa variedade têm baixa resistência ao transporte e reduzida vida pós-colheita.
Planta
O melão é uma espécie com grande variabilidade para o tamanho da planta (mede de um até 10 metros) e peso de frutos (desde 10 g até 10 kg). O meloeiro tem caules rasteiros ou volúveis, que se fixam por meio de gavinhas.
Cultivo
No Brasil os melões mais conhecidos e apreciados pertencem ao grupo inodorus, tipo amarelo, de longa conservação pós-colheita. A cultivar Valenciano e suas seleções Amarelo, Amarelo CAC e Eldorado 300 são as mais cultivadas.
Outras variedades vêm sendo introduzidas na região Nordeste do Brasil, a principal produtora de melão do país. Trata-se de diversos híbridos dos chamados melões nobres, como Cantaloupe, Gália e Orange Flesh, cujo destino principal é a exportação. São aromáticos, de polpa salmão, com bom sabor e maior teor de açúcar (o Brix).
O meloeiro se desenvolve melhor em regiões de temperatura mais elevada, entre 25 e 32ºC. No entanto, temperaturas acima dos 35ºC podem comprometer a frutificação. O meloeiro é capaz de absorver a umidade do ar e do solo. Quando isso acontece, o teor de açúcar fica diminuído.
O clima do Nordeste brasileiro possui baixa umidade do ar e poucas chuvas, proporcionando a produção de frutos mais doces, com teor de açúcar elevado.
As doenças e pragas são preocupantes para produtores, processadores, comerciantes e consumidores, pois reduzem a produção e afetam a qualidade do produto. As principais doenças que atacam esta cultura são o mosaico, antracnose, cancro-das-hastes e sarna.
As pragas mais comuns são as lagartas, besourinhos e pulgões. O agricultor deverá ser orientado por um técnico especializado, para que se faça uma prevenção e um combate adequado.
As flores masculinas e femininas localizam-se separadamente na mesma planta, sendo que o início da floração acontece de 18 a 25 dias após o plantio. Surgem, inicialmente, apenas as flores masculinas e, após três a cinco dias, inicia-se o aparecimento simultâneo das flores masculinas e femininas.
A presença de abelhas durante a fase de florescimento é fundamental para aumentar o pegamento dos frutos e a produtividade, assim como reduzir o número de frutos defeituosos. Recomenda-se que sejam evitadas pulverizações com inseticidas durante a fase de florescimento, principalmente pela manhã, e instaladas colmeias nas proximidades da cultura, quando houver poucas abelhas no local.
A colheita inicia-se entre 60 a 75 dias após a semeadura e é feita quando os frutos estão maduros. O período de colheita se estende por até quatro semanas. A produtividade média é de 12 a 18 toneladas de frutos/hectare/ano, de acordo com a variedade, região e cuidados. Alguns híbridos alcançam produtividade superior a 25 t/ha/ano.
Usos
O melão é consumido no Brasil como fruta fresca ou na forma de refrescos. Tem propriedades refrescantes e hidratantes, pois é composto de 90% de água. Contém vitaminas A, C e E, além de alguns minerais como cálcio, fósforo e ferro. Suas sementes, tostadas e salgadas, também podem ser consumidas.
Mercado
A região Nordeste é a principal produtora de melão, contribuindo com mais de 90% da produção nacional. A expansão da cultura na região se deve à atuação de grandes empresas, que destinam boa parte da sua produção para exportação.
As condições climáticas favorecem o Nordeste, onde os frutos têm melhor sabor e maior teor de açúcares. O mercado de melões nobres no país está em desenvolvimento, devido à preferência dos consumidores pelos melões do tipo Amarelo.
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Escolha o melhor marketplace para seu negócio
O marketplace é um mercado virtual em que o seller (vendedor) expõe seus produtos em plataformas mantidas por empresas gigantes no varejo. Entre outras, destacam-se Mercado Livre, Americanas, Amazon, Magazine Luiza, Shopee, OLX. Muitas são as vantagens dessa parceria. Nesse sentido, fazer parte do portal de uma grande marca ajuda o pequeno empreendedor a estar em uma grande vitrine digital, ter visibilidade para o grande público e, consequentemente, aumentar o seu potencial de vendas. Afinal, quais são as vantagens do marketplace para o empreendedor? É praticamente impossível pensar em empreender no comércio sem ter uma versão digital de sua loja. O e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, crescimento de 27% em comparação com o ano anterior. Esse resultado foi recorde segundo dados da Neotrust, empresa que monitora o setor. Todavia, criar estrutura digital para suas vendas, manter atualizado um site e elaborar mecanismos de pagamento e entrega demandam muitos cuidados – e custos. Por isso, “terceirizar” boa parte dessa engrenagem para o modelo de marketplace é a melhor opção para o empreendedor. Vejas as principais vantagens: Custos: a considerar todas as facilidades e a despreocupação com a estrutura contratada, as comissões, por volta de até 1%, podem ser consideradas razoáveis e justas. Visibilidade: grande parte dos grandes sites de marketplaces investem em SEO (Search Engine Optimization), técnicas que ajudam a ranquear melhor o site nas buscas do Google. Quando você cria corretamente seu anúncio, tem mais chance de surfar essa onda e se destacar, especialmente quando usa palavras-chave comuns a nichos específicos de mercado. Quanto mais se especializar na criação de anúncios, maiores as chances de se diferenciar. Faturamento: estar em marketplace é uma oportunidade de aumentar as vendas e o chamado ticket médio da sua empresa, visto que o sistema costuma ofertar outros produtos da mesma marca. Marketing e publicidade: principalmente para o microempreendedor que não dispõe de muito dinheiro para gastar com anúncios, está cada vez mais fácil criar lojas virtuais próprias, no marketplace, com ferramentas que permitem customizá-las. Meios de pagamento: as maiores lojas oferecem opções antifraude e de pagamento, seja como subadquirente (intermediador do pagamento), seja como gateway (responsável pela solução que processa o pagamento on-line, a exemplo do PagSeguro). Responsividade (mobile): o comerciante não precisa se preocupar se a visualização da página ficará confortável caso o cliente a acesse por celular ou tablet, por exemplo. A plataforma investe para que o conteúdo fique claro e organizado independentemente do dispositivo dos clientes. Suporte: em caso de problemas ou dúvidas com navegação ou transações, o marketplace oferece o atendimento direto ao cliente – um ponto a menos para o fornecedor do produto se preocupar. Qual marketplace é o melhor? A pergunta pode ser completada por “qual marketplace é o melhor para o meu negócio?”. Um dos pontos é avaliar o nicho de mercado em que o empreendedor atua para oferecer seus produtos com maior possibilidade de encontrar compradores. Outro detalhe é checar a reputação das plataformas e entender como elas funcionam. Da mesma forma que nenhuma delas deseja trabalhar com um parceiro problemático, que não entrega o que é prometido – forçando a responsabilização do marketplace pela negociação frustrada –, do mesmo modo o microempreendedor cuidadoso não deve ficar refém de um marketplace ruim, que falha com o cliente – em problema técnico, por exemplo – e que prejudica os seus negócios, quando não impede a recomendação dos clientes e novas vendas, por exemplo. Dicas para manter o negócio saudável no mundo off-line para vender no on-line Fluxo de caixa >>> mantenha o controle >>> evite antecipar recebíveis e pagar juros; Demanda >>> estude e otimize >>> não deixe sobrar e nem faltar produtos; Reputação >>> conquiste competitividade >>> atenda bem >>> respeite prazos; Jornada do consumidor >>> estude comportamentos de compra >>> aumente prazos de pagamento >>> ofereça opções de menor preço; Custos >>> otimize gastos >>> verifique despesas fixas >>> negocie novos fornecedores ou matérias-primas; Estoque >>> planeje o volume >>> melhore o fluxo de caixa conforme as compras e vendas >>> otimize custos de coleta, armazenagem e retirada.
Wed Apr 17 10:02:16 BRT 2024
Planeje suas ações de marketing digital para o Dia das Mães
O Dia das Mães está entre as datas mais importantes para o comércio brasileiro. Preparar ações de marketing digital para o Dia das Mães é importante porque permite ampliar o alcance da sua empresa e atrair novos clientes. Além disso, é uma oportunidade de criar relacionamentos mais próximos com os clientes atuais e fidelizá-los, aumentando as chances de repetir negócios. Por isso, você já deve se preparar e fazer um bom planejamento para o Dia das Mães. Essa é uma data que pode alavancar os seus negócios, porque as pessoas querem presentear e homenagear suas mães. Aproveite a oportunidade e comece desde já o seu plano de ações de marketing digital com os dez passos que separamos para você: Aproveite os diferentes formatos de conteúdos que as redes sociais oferecem para promover seus produtos ou serviços no Dia das Mães. Com um planejamento bem estruturado, você pode aumentar suas vendas e conseguir mais clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: 5 dicas para vender mais em datas comemorativas Venda melhor nas datas comemorativas e temáticas
Tue Apr 16 14:41:59 BRT 2024
Como posso vender mais no Dia das Mães?
Além de produtos com excelente qualidade, o segredo é investir em estratégias para se destacar dos concorrentes, garantindo uma data repleta de vendas. O Dia das Mães é conhecido no varejo como o segundo Natal porque a venda é certa! Mas será que é possível vender ainda mais nesta época do ano? Para vender mais não é necessário ter mais clientes. Mais importante do que isso é saber explorar a venda de forma correta para aqueles clientes que já são seus ou aqueles que estão entrando na sua loja. Não é necessário vender mais, é preciso saber vender melhor. Por isso, uma preparação para impulsionar suas vendas nesse período é mais que necessária para melhorar os resultados. Seja no comércio, indústria ou serviços, antecipar o ciclo de vendas e se diferenciar é fundamental para que sua ação tenha sucesso. Segundo o consultor empresarial Sérgio Dal Sasso, para se organizar e ter bons resultados nessa época, o lojista precisa ter a "percepção contemporânea dos desejos e gostos". Ou seja, é importante que o varejista saiba exatamente o que é importante e valoroso para o seu cliente.
Tue Apr 16 14:41:53 BRT 2024
Diversidade na beleza impulsiona o mercado e incentiva novos produtos
O setor da beleza se transforma e se adapta. Atualmente, se fala muito em diversidade e representatividade. Se antes havia sempre uma tendência a ser seguida, agora a moda é ter sua própria personalidade na estética visual. Movimentos como o body positive (corpo positivo) têm influenciado pessoas a questionarem os padrões de estética impostos por muito tempo pela sociedade. As marcas também foram atingidas por essa geração que busca aceitação, de modo que a diversidade na beleza aparece em forma de produtos, nos cuidados na comunicação, no marketing de grandes empresas do ramo e em muitos outros aspectos. Com todas essas transformações, ainda vale pontuar que as pessoas querem ter um consumo consciente e com propósito. Essa expectativa muda o jogo do mercado, pois sai na frente quem está acompanhando esse movimento, relacionando seus produtos com autoaceitação e apostando em um posicionamento mais inclusivo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel com mulheres de 16 a 24 anos, 47% afirmaram que a promoção da igualdade é um indicador importante de uma marca ética. Já em uma pesquisa do Instituto Locomotiva, 76% dos brasileiros acreditam que é papel de marcas e empresas apoiar a diversidade. Na prática, o que é diversidade na beleza? Quando se fala em diversidade e inclusão, o primeiro passo é compreender que existem pessoas com os mais diversos corpos, cabelos, tons de pele e estilos. Um grande exemplo de diversidade na beleza é como as mulheres com fios crespos ou cacheados têm deixado o liso para assumir seu cabelo natural, com orgulho e com produtos que nasceram para suprir essa demanda. Como o mundo está se tornando mais consciente, os empreendedores precisam entender essa mudança para encontrar formas de entrar nesse mercado aquecido e que incentiva novos produtos. Confira alguns exemplos de diversidade na beleza: Produtos para cabelos crespos e encaracolados. Propagandas com diferentes tons de pele e com pessoas com vitiligo. Maquiagens que contemplam diferentes tons de pele. Representatividade de corpos magros, curvilíneos e plus size. Aceitação dos cabelos grisalhos e dicas para cuidar desses fios. Salões de beleza que apostam em vários produtos que atendem diferentes públicos. Está na moda se sentir bem, independentemente do tipo de cabelo ou corpo de cada um, e trazer essa consciência para o seu negócio do setor da beleza significa conquistar públicos diversos. Lembre-se de que não seguir um único padrão permite liberdade no trabalho, menos pressão estética para os clientes e um ambiente mais leve. Viva essa transformação! Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo Beleza inclusiva como motor para o futuro!
Mon Apr 01 12:42:34 BRT 2024
Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups
As empresas hoje enfrentam um ambiente altamente competitivo e dinâmico, com a necessidade de inovar e utilizar soluções tecnológicas, que são essenciais para a sobrevivência dos negócios. Nesse contexto, as startups surgem como vetores de inovação, beneficiando grandes e pequenas empresas. Neste vídeo, Eduardo de Oliveira Pinto, sócio fundador da Cotidiano Aceledora de Startup conta como funciona e quais as perspectivas para esse tipo de negócio. Aborda ainda os desafios para obtenção de investidor anjo e fazer com que uma startup se torne um unicórnio, nesse mercado que chegou a girar US$ 9,8 bilhões de investimentos no Brasil. Eduardo de Oliveira Pinto, é publicitário, designer e empreendedor, sócio fundador da Cotidiano Aceleradora de Startups. Tem mais de 25 anos de experiência em empresas de TI e agências de comunicação tradicionais, e participou diretamente da aceleração de 61 startups e de times corporativos. Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 1 Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 2 Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 3
Thu Mar 28 11:51:41 BRT 2024
Prepare-se para lucrar com as vendas de ovos de Páscoa
Fevereiro mal terminou e já vemos ovos de chocolate nas gôndolas dos mercados. Mas, muitos confeiteiros também já estão se preparando para a data comemorativa que aquece o mercado meses antes do domingo de Páscoa. A venda de ovos de chocolate é uma importante oportunidade para pequenos empreendedores brasileiros lucrarem com as vendas de Páscoa. Já faz anos que a produção de ovos de Páscoa caseiros e artesanais tem ganhado espaço no mercado, principalmente por tratar-se de uma alternativa aos tradicionais ovos de Páscoa das grandes marcas. Além de ter um preço mais acessível e apresentação diferenciada, quem ganha um ovo de Páscoa artesanal tem a sensação de estar recebendo um presente de verdade. Aproveitar a época da Páscoa para produzir ovos de chocolate é opção para muitas pessoas que desejam ganhar um dinheiro extra e, muitas vezes, torna-se a porta de entrada para um trabalho contínuo e que provê uma renda fixa durante todo o ano. Aprendendo a precificar Constante desafio para os empreendedores, a formulação correta do preço de venda é a chave do sucesso do seu negócio e está diretamente ligada ao lucro ou prejuízo nas vendas de ovos de chocolate na Páscoa. Estas são variáveis importantes que você deve considerar na hora de precificar: Qual é meu custo? Este cálculo inclui o custo dos insumos, tendo como base as fichas técnicas e a padronização das receitas de cada ovo ou chocolate, o tempo de produção de cada unidade e o custo de distribuição da mão de obra; Quais são meus gastos fixos? São gastos que existem se você vender ou não os ovos, como, por exemplo, energia elétrica, água, funcionários, aluguel, telefone. Lembre-se de incluir qual será o seu salário como dono (a) do negócio; Qual é minha margem de lucro? Defina a margem de lucro desejada por produto ou calcule um percentual único; Quanto o mercado cobra? Pesquise como posicionar seu produto no mercado: se será mais popular ou mais sofisticado. Isso faz parte da sua estratégia; Qual é a percepção de valor do cliente? Todos os clientes querem levar o maior valor pelo menor custo. Por isso, avalie quem é o seu cliente, qual é sua expectativa, no que ele enxerga valor. Entender por qual motivo ele prefere comprar um produto caseiro ou artesanal pode te ajudar a definir seu preço; Qual é meu preço final? Após seguir todas as etapas anteriores, você terá encontrado seu preço de venda. Uma lista de preço bem-feita, com um design profissional, aumenta suas chances de venda, pois o seu cliente já vê a qualidade e o capricho do seu trabalho antes de comprar. Também procure produzir ovos de qualidade a um preço acessível e busque ingredientes e embalagens em lojas de confiança. Também considere oferecer diferentes meios de pagamento: hoje, aceitar pagamento via cartão de crédito ou débito e PIX é crucial para a sobrevivência de qualquer negócio. O importante é vender e lucrar, então, faça produtos que irão chamar a atenção do seu público-alvo. Ovos de chocolate artesanais são muito valorizados por toda a técnica e dedicação à produção e personalização, de acordo com o gosto do cliente, diferentemente dos produtos industrializados. Siga as dicas e aproveite a janela de negócios que a Páscoa irá te proporcionar! Saiba mais: Quer saber sobre formação de preço para o seu tipo de negócio? Veja este curso on-line do Sebrae. E se precisar de mais informações, busque auxílio na unidade do Sebrae mais próxima ou entre em contato com a central de relacionamento pelo 0800 570 0800!