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Fri Nov 04 20:13:47 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
O e-commerce e a Black Friday 2021

Conheça os números do varejo referentes à Black Friday de 2021 e prepare-se para a edição de 2022.

· 04/11/2022 · Atualizado em 04/11/2022
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Na Black Friday de 2021, o e-commerce teve um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior. O faturamento total foi de R$ 5.419.476.903,00 (quase cinco bilhões e meio). Isso considerando apenas o período do primeiro minuto da quinta-feira, 25/11, até às 23h59 de sexta-feira, 26/11. O ticket médio ficou em R$ 711,38, cerca de 6,4% superior a 2020. Segundo o site Pequenas Empresas, Grandes Negócios, apesar do crescimento no valor, o volume de vendas foi menor cerca de meio por cento abaixo do ano anterior, chegando a um total de 7,6 milhões de compras.

É importante entender também o perfil dos compradores, pois houve um aumento no número de consumidores acima dos 51 anos fazendo compras pela internet. Veja como ficaram distribuídas as vendas no e-commerce por faixa etária:

  • Entre 36 e 50 anos (34,7%);
  • Entre 26 e 35 anos (34,1%);
  • Até 25 anos (16,2%);
  • Acima de 51 anos (14,8%).

Outro aspecto importante a considerar refere-se à experiência do consumidor. De nada adiantam boas promoções e atrativos se a empresa não consegue cumprir com o que promete. Conforme o site Reclame Aqui, houve um aumento de 19% nas queixas em relação à edição anterior. Entre os principais problemas citados pelos consumidores estavam:

  • atraso na entrega (19,92%);
  • propaganda enganosa (16,49%);
  • estorno do valor pago (8,69%);
  • finalização da compra (6,51%);
  • produto errado (5,5%).

Fique atento também em como atender o seu cliente em caso de dúvidas sobre um determinado produto ou promoção. Isso pode contribuir para uma boa experiência. Para solucionar as suas dúvidas, os consumidores acionaram os seguintes canais:

  • WhatsApp (57,25);
  • e-mail (25,91%);
  • chat on-line (16,84%).

Cinco pontos relevantes sobre o e-commerce e a Black Friday 2021

  • Fique atento a aspectos como logística a fim de não gerar uma experiência negativa para o seu cliente. O campeão das reclamações foi o atraso nas entregas (19,92%).
  • Disponibilize canais para esclarecer dúvidas, como WhatsApp e chat on-line.
  • O público acima de 51 anos também está mais assíduo nas compras pelo e-commerce. Pense nele.
  • A maior parte dos consumidores preferiu pagar as contas com cartão de crédito (63,2%).
  • O maior volume de pedidos ocorreu nos seguintes setores: moda e acessórios, beleza e perfumaria, telefonia, eletroportáteis e eletrodomésticos.

Então, ao preparar o seu e-commerce para a Black Friday de 2022, leve esses números em consideração e faça um bom planejamento de vendas. Fique atento também à gestão de compras e estoques.


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