this is an h1

this is an h2

Fri Feb 03 13:29:34 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
O longo caminho de uma jornada empreendedora

Acompanhe as etapas da jornada empreendedora e saiba como enfrentar os desafios no seu negócio

· 12/12/2022 · Atualizado em 03/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os empreendedores, em geral, ainda ficam surpresos diante de mudanças repentinas que podem ocorrer nos resultados de suas empresas, mesmo que tenham consciência de que seus negócios foram construídos para durar por um longo tempo e que, por mais que um empreendimento alcance resultados satisfatórios e esteja crescendo facilmente, não existem fórmulas mágicas para alcançar o sucesso e continuar esse crescimento de forma acelerada.

Durante o percurso do caminho a ser percorrido para o sucesso, as reviravoltas acontecem, resultados já não são tão bons assim e colocam em prova a resiliência e a persistência do empreendedor para lidar com os erros e com o fracasso. Há, às vezes, uma sensação de que os empreendedores no fundo trabalham com expectativas de curto prazo. Muitos acreditam que o sucesso virá mais rápido e se fixam nas ações mais imediatistas, não aceitando a visão de que qualquer empreendimento é um projeto de longo prazo.

Nessa longa caminhada, é necessário entender que é preciso muito esforço, suor e lágrimas para construir um projeto de longo prazo e duradouro para fazer com que um empreendimento se torne um sucesso, não importa o mercado, não importa o tamanho, não importam as dificuldades que surgem a cada momento. Qualquer jornada não é um sonho cor de rosa, mas sim sinônimo de muito trabalho. É cada vez mais raro encontrar um negócio feito para durar que faz sucesso da noite para o dia.

Você é capaz de responder o que o empreendedorismo tem de semelhança com filmes de ação e aventura? A resposta é muito simples: a luta para vencer! Os empreendedores correm para realizar os seus sonhos, superam as dificuldades, aprendem com os erros e recomeçam quando tudo parece que caminha para o desespero, criam as soluções mais inovadoras para, no final, receber os prêmios pela vitória e perceber que o filme ainda não acabou: o “fim” é somente o recomeço.

Enquanto o mocinho do filme tem que lutar com bandidos impiedosos, animais monstruosos, armadilhas inesperadas, o empreendedor precisa enfrentar as dificuldades financeiras, concorrentes impiedosos e os impostos com prazos curtos para pagamento. 

Acompanhe abaixo as etapas da jornada de um empreendedor.

  1. O sonho a ser realizado: é uma fase de muito otimismo, mas é também um percurso muito solitário, em que o empreendedor, muitas vezes, se percebe incompreendido e solitário. Ao mesmo tempo, é uma bagagem muito leve, porque, nesse início, o empreendedor tem somente o sonho. Finalmente, essa fase se complementa com a criação da empresa e o início das atividades.
  2. Luta sem fim: agora é para valer, o sonho ficou para trás, é preciso dedicação total, horas sem fim fazendo acontecer, pensando no que fazer no dia a dia, na forma de ampliar a carteira de clientes e aumentar o faturamento. Aqui os problemas aparecem, a bagagem, de leve que era, transformou-se num peso difícil de transportar. É nessa fase que o estresse atinge pontos inimagináveis, levando à desmotivação e às vezes é quando ocorre o maior índice de mortalidade das empresas.

O que antes era um sonho cor de rosa agora é um despertar de coisas que o empreendedor não imaginava que teria que enfrentar, tais como correr atrás das vendas, aumentar a quantidade de produtos produzidos, fazer o difícil equilíbrio entre o dinheiro que possui e o que a empresa precisa para se manter no mercado, encontrar um sócio, procurar fornecedores e encontrar preços compatíveis com a sua realidade. Na sua empolgação durante a fase anterior, ele não contava que teria que enfrentar tudo isso.

Também é nessa fase que o empreendedor precisa de aconselhamento, encontrar uma pessoa mais experiente que possa ser o mentor, e da descoberta de que ele pode, sim, ser capaz de cuidar de um negócio que é dele, sem chefes para mandar ou controlar.

  1. Agora é a hora da virada do crescimento: se o empreendedor chegou nessa fase é porque alcançou a maioridade, e empreender não é mais uma luta solitária ou um fardo pesado de carregar. Os processos estão mais organizados, o tempo se torna mais livre para pensar em ocupar outras dimensões da vida, e o foco do empreendedor sócio/dono do negócio é pensar no futuro da empresa e criar estratégias para tornar esse futuro possível.

Empreendedor, procure o Sebrae para tê-lo como o parceiro que vai apoiar você durante a jornada. Que tal começar fazendo os nossos cursos EaD? Basta clicar nos links: Aprender a empreender e Superando barreiras com criatividade.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?