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Wed Mar 01 19:09:15 BRT 2023
Organização | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
O marketing internacional para identificar os mercados globais

Conheça a importância do marketing internacional no processo de identificação dos mercados globais em potencial para o seu negócio.

· 18/11/2022 · Atualizado em 01/03/2023
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A globalização é um processo crescente econômico, político, geográfico e social que trouxe a possibilidade para as organizações acessarem novos mercados.

O marketing internacional é uma área do conhecimento essencial para a inserção das empresas no contexto dos complexos mercados internacionais e pode ser vista como a execução de atividades de negócios concebidas para promover e direcionar o fluxo dos produtos e dos serviços.

Entender isso é importante para aproveitar as novas oportunidades, reduzindo ou eliminando as ameaças também presentes neste novo cenário. 

Os profissionais de marketing internacional devem fazer uma série de estudos, para que ocorra um planejamento adequado dos processos de exportação e, é por meio de uma análise atenta dos cenários globais, que é possível tomar decisões corretas.

É preciso analisar detalhadamente os aspectos sociais, culturais e comportamentais existentes em cada um dos países, sendo este um grande desafio, pois cada país tem traços diferentes e é importante conhecê-los antes de tomar qualquer decisão quanto ao produto ou serviço a ser exportado.

Análise do ambiente internacional 

Existem estratégias que podem ser usadas na gestão comercial de mercados internacionais, analisando os ambientes distintos entre si, mas totalmente integrados territorialmente. São eles:

  • Ambiente social: Aprender sobre os aspectos culturais do país, sua língua, seus costumes e seus hábitos, para adaptar o produto às demandas existentes e crescentes.
  • Ambiente econômico: Informar-se se o país é desenvolvido ou está em desenvolvimento, para antever o poder de compra das pessoas e prever o impacto das taxas de câmbio.
  • Ambiente político: Conhecer os sistemas políticos do país e se existem condições para estabelecer negociações com ele.
  • Ambiente Tecnológico: Saber o quanto as pessoas investem na aquisição de produtos de ponta ou apenas produtos mais simples.

A maior diferença entre o trabalho dos profissionais de marketing no mercado nacional e do mercado internacional é a incerteza. Ou seja, no mercado internacional é preciso lidar com as variáveis incontroláveis, como ambiente político, forças econômicas e estrutura da concorrência.

Ferramentas de marketing para identificar os mercados globais

Existem diversas ferramentas utilizadas para identificar um mercado e entender os interesses do consumidor, tais como:

  • Plano de marketing: ferramenta que guia a implementação de toda a estratégia da sua empresa. É muito importante estudar o público que você deseja alcançar, entender suas dores, necessidades e desejos. A partir dessa análise e da definição dos objetivos que você espera alcançar, elabore o planejamento e crie um cronograma para a implementação das ações.
  • Benchmarking: ferramenta essencial para obter insights sobre o marketing da empresa. Ele consiste em pesquisar, de forma sistemática, todas as melhores práticas usadas pelos seus concorrentes para atrair, engajar e fidelizar os clientes.
  • CRM (Customer Relationship Management): também conhecida como gestão de relacionamento com o cliente. É uma solução que coloca o consumidor como centro da estratégia de vendas. Trata-se de criar uma parceria de longo prazo com o cliente, sempre priorizando a sua satisfação e fidelização.
  • SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças): ferramenta geralmente empregada na elaboração do plano de negócios. Ao mapear esses fatores, você estará mais preparado para as adversidades e para explorar ao máximo as potencialidades da sua empresa.
  • Pesquisas de marketing: representa o planejamento, a coleta, a análise e a apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica enfrentada pela empresa. Aqui, você analisa os pontos que podem estar impedindo o crescimento do negócio e, também, pode identificar as melhores ações que têm sido realizadas pela empresa. 

Investir em marketing é extremamente necessário para o crescimento do seu negócio. Identifique melhor o seu público e aposte no marketing internacional para estar presente nos mercados globais.

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