this is an h1

this is an h2

Wed Mar 01 22:06:38 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
O MEI tá dominando: 90% dos brechós abertos são de MEIs

O mercado de brechós tem surgido como possibilidade para muitos MEIs que começam com uma renda extra e logo a atividade se torna seu trabalho principal.

· 03/01/2023 · Atualizado em 01/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os novos comportamentos dos consumidores têm provocado mudanças em praticamente todos os setores da economia, e um dos que mais tem sentido esses efeitos é o universo da moda.

Diante de questões ambientais e de sustentabilidade, tem buscado outros caminhos e tem se ressignificado a fim de atender às exigências de um novo perfil de cliente.

Nesse sentido, o consumidor tem prestado atenção desde os meios de produção até a maneira como vêm comprando roupas e renovando o guarda-roupa. É para atender a esses novos conceitos e padrões de consumo, que os brechós têm se tornado um modelo de negócio muito atrativo, principalmente para os Microempreendedores Individuais (MEIs). 

A cada dez lojas abertas desde 2021, praticamente nove (88%) são de microempreendedores individuais, categoria na qual, muitas vezes, o empreendedorismo é motivado pela necessidade - como é o caso de pessoas que abriram negócios próprios porque não conseguiram voltar para o mercado de trabalho ou precisaram de um complemento de renda.

Muitas empreendedoras começam a sua saga da mesma maneira como é retratada na série “Girl boss”, da Netflix (2017), inspirada em uma biografia best-seller. A rebelde Sophia decidiu começar um negócio on-line e precisa aprender como comandar um e-commerce de roupas e acessórios femininos.

A série vale como dica que vai inspirar e dar um empurrãozinho para começar o seu negócio nesse mercado.

É importante destacar que, para quem busca produtos mais baratos e quer ter renda extra com eles, o comércio de usados cresceu no ambiente de inflação em alta, abrindo também oportunidades para pessoas que perderam o emprego.

Os clientes dos brechós não são somente pessoas que querem gastar pouco com moda e vestuário, existe um nicho bem considerável de pessoas - jovens, principalmente - adeptas da moda sustentável e da economia circular.

E o interessante é que essas lojas ganham espaço tanto no on-line como no off-line, seja revendendo moda de segunda mão de artigos simples, do dia a dia, de roupas sofisticadas de grife, de roupas para festas, para crianças e para adultos. Enfim, as possibilidades são muitas.

Então, estruture a sua loja (física, virtual ou híbrida) e prepare-se para receber os clientes, buscando o apoio do Sebrae. Aproveite e faça o nosso curso EaD: Planeje-se para o comércio eletrônico, que traz o passo a passo, as formas e os procedimentos que envolvem o mercado digital.

Você aprenderá tudo sobre modelos de negócios virtuais, saberá fazer o seu planejamento e, também, pagamentos on-line. Receberá, ainda, dicas de marketing digital. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?