this is an h1

this is an h2

Mon Feb 27 18:30:37 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
O MEI tá dominando: o protagonismo dos artesãos e a economia criativa

Para MEIs artesãos é preciso buscar a capacitação para agir de forma estratégica

· Atualizado em 27/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A economia é o resultado de muita inovação e criação, que se transformam em produtos. O desenvolvimento de soluções é potencializado pela criatividade, e é nas criações que temos um conjunto de negócios estimulantes da geração de renda e da diversidade cultural

Temos, por exemplo, tudo o que é produzido pelos artesãos, pelo setor do entretenimento e pela mídia, entre outros.

Os artesãos fazem parte do que se chama de economia criativa, ou seja, o conjunto de atividades relacionadas à cultura, tecnologia e criatividade que geram receita e impacto na economia, sendo responsável por uma parcela considerável do Produto Interno Bruto (PIB).

Conforme dados do Sebrae, as atividades enquadradas como economia criativa representam quase 3% do PIB nacional.

Um dos desafios da economia criativa é o de fortalecer iniciativas a partir de um olhar prático e um aprendizado inovador, estimulando uma educação que promova uma intervenção na sociedade, incentivando o desejo de transformar o mundo a partir de desafios sociais de uma determinada localidade. 

A pandemia, que forçou muitos negócios a migrarem para o mundo digital, trouxe muitas dificuldades para artesãos e artistas que vivem da produção autoral, os quais, até então, contavam com os espaços em feiras e ateliês para comercializarem suas produções. 

Por outro lado, a produção de produtos feitos à mão com temáticas que trabalham o acolhimento e os aspectos curativos da saúde mental ganharam bastante protagonismo no período em que as pessoas precisavam ficar em casa.

Muitos passaram a dar mais valor a produtos feitos à mão, com aspecto sustentável e cultural, sem falar no valor atribuído às culturas locais. 

O modo colaborativo de trabalho dos artesãos inspira muitos empresários que atuam em moldes clássicos de produção a repensarem o modo de criar network e firmar novas parcerias.

Ou seja: os artesãos já nascem inovadores por natureza. Mas, é preciso pontuar que, apesar dessa criatividade e inovação, muitos artesãos ainda se encontram na informalidade, prejudicando a oportunidade de aperfeiçoamento por meio de técnicas e capacitação oferecidas ao profissional desse ramo.

O Sebrae pode atuar na orientação de pessoas ativas nessa atividade para o processo de formalização como microempreendedor individual (MEI) e acompanhar os avanços do seu comportamento empreendedor.

Você já se perguntou como a criatividade pode ajudar a impulsionar seu negócio criativo? No curso O que é economia criativa?, você vai entender de que forma usar a criatividade como um recurso para gerar valor econômico e simbólico. O curso tem duração de três horas e é feito via Whatsapp.

Um bom planejamento estratégico é capaz de revolucionar o seu negócio criativo! O Sebrae preparou o curso Como planejar e agir de forma estratégica em negócios criativos?, em que você vai obter os conhecimentos e ferramentas necessárias para planejar e agir de forma estratégica, conquistando os resultados que você sonha para a sua empresa.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?