this is an h1

this is an h2

Wed Aug 09 17:35:54 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
O que é uma boa ideia para empreender com sucesso?

Saiba como uma boa ideia pode ser decomposta para criar várias opções, para facilitar o início de um novo negócio e reduzir os riscos do insucesso de empreender

· 14/04/2023 · Atualizado em 09/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Há um sentimento comum entre os empreendedores de que uma boa ideia é uma semente poderosa para iniciar um empreendimento, e não há como afirmar algo diferente. Todo início de um empreendimento de sucesso começa com uma boa ideia. Especificamente, é possível afirmar que a maior parte dos empreendimentos inicia com uma ideia sensacional, mesmo que, excepcionalmente, possa acontecer por outros caminhos.

Uma ideia pode ser composta pela sua essência, aquilo que podemos chamar de ideia fundamental, e somar-se aos complementos, formando o que podemos chamar de ideia completa. Então, uma ideia para empreender pode ser composta, na verdade, por duas ou mais ideias: uma ideia fundamental e uma ou várias ideias complementares.

O interessante é que, na maioria das vezes, a nossa ideia de negócio é uma ideia completa, e, quando a decompomos nas várias ideias, identificamos que o negócio que imaginamos são vários negócios e que é possível partir para uma ideia mais simples ou iniciar pela ideia completa. A análise mais profunda da ideia pode facilitar muito o início de um empreendimento. 

Para deixar um pouco mais claro o que significa uma boa ideia, vamos partir para um caso prático de ideia de negócio: pense em montar um restaurante. Essa é uma ideia fundamental ou ideia completa? Se você pensou em ideia completa, acertou, porque um restaurante é um conjunto de habilidades que implicam cozinhar, ofertar cardápio de refeições e vender os alimentos para o consumo. Então, podemos chamar de ideia fundamental o ato de cozinhar; e a outra, de ideia complementar. No final do artigo, um diagrama facilita o entendimento desse conceito. Ao observarmos o diagrama, verificamos que, a partir das ideias geradas, podemos identificar vários negócios diferentes. Acompanhe! 

1. Ideia completa - Restaurante: a ideia completa é mais complexa, porque montar um restaurante significa um empreendimento maior e mais complexo, que vai exigir um volume maior de investimentos financeiros, uma estrutura maior para administrar. Outro ponto a ser analisado com profundidade é a necessidade de habilidades mais complexas por parte do empreendedor, como gestão de fornecedores, logística, gestão de alimentos e bebidas, gestão de pessoas, controles financeiros, gestão de resíduos e outros. Às vezes é necessário pensar em sócios para complementar as habilidades necessárias caso não as tenha. 

2. Ideia fundamental - Cozinhar: são questões mais simples a serem tratadas, e a principal habilidade necessária é cozinhar bem. Nesse caso, você pode iniciar bem pequeno, com uma estrutura mínima, praticamente só o empreendedor e talvez mais um auxiliar. Exemplos de negócios que podem ser desenvolvidos:

  • fazer comida congelada para vender aos familiares e amigos;
  • cozinhar na residência do próprio cliente para a pessoa congelar depois;
  • atender clientes que encomendam pratos especiais. 

3. Ideia complementar - Oferecer cardápio e vender as refeições: também parte de uma ideia mais simples, que você mesmo pode cozinhar ou fazer parcerias para distribuir cardápios de refeições prontas, divulgando em um site na internet ou em um grupo de WhatsApp. Por exemplo:

  • divulgar cardápio de almoços para empregados de uma empresa;
  • divulgar cardápios variados de refeições, doces, salgados, bolos e pratos especiais para festas;
  • promover aulas de culinária pelo YouTube ou Instagram para ensinar receitas simples e práticas;
  • oferecer serviço de buffet para festas.

O Sebrae disponibiliza para acesso através do link https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias  o Portal Ideias de Negócios, onde o empreendedor poderá encontrar muitas opções para identificar o negócio certo para empreender. Você também pode ter acesso a cursos de capacitação, conteúdos, ferramentas e consultoria para apoiar o início do seu empreendimento.

Aproveite e faça a sua inscrição para o curso presencial Empretec (mais informações no Sebrae do seu estado). 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?