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Fri Jun 09 16:25:00 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
O que o empreendedor precisa saber sobre estratégia?

Entenda como iniciar, de forma simples, a implantação de uma ferramenta de estratégia para a sua empresa.

· Atualizado em 09/06/2023
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William Shakespeare tem uma frase famosa em que afirma: “Todos os caminhos estão errados quando você não sabe aonde quer chegar". No empreendedorismo, essa frase simples do dramaturgo inglês pode ser entendida da seguinte forma: quando o empreendedor não segue um caminho planejado, estruturado, sem uma direção ou orientação, tudo pode acontecer, tanto situações boas como ruins.

Nesse sentido, é necessário perceber quais são os caminhos que seguem uma determinada orientação e que podem levar o empreendedor até o lugar pretendido. Caminhos escolhidos de forma aleatória não costumam trazer bons resultados. Para encontrar a direção certa, as primeiras perguntas que devem ser feitas pelo empreendedor são: “O que quero alcançar com a minha empresa? Como vou fazer medições periódicas para saber que o caminho escolhido é aquele que vai me permitir alcançar resultados que garantam a sobrevivência e o crescimento da empresa"?

A reflexão sobre essas questões definem o futuro que o empreendedor deseja para a sua empresa, mas é fundamental que, além da reflexão sobre o futuro, o empreendedor também identifique quais são as atividades que deve realizar para estar nesse futuro. Isso significa definir estratégias empresariais (clique nos links a seguir e acesse os nossos conteúdos O que são estratégias empresariais e Estratégias empresariais: conheça e saiba como utilizá-las!).

O professor de Estratégia Corporativa do programa de MBA da Universidade de Michigan, coautor do livro Competindo pelo futuro e um dos mais influentes pensadores do mundo dos negócios nos últimos anos, C.K. Prahalad, afirma que a definição sobre a estratégia das empresas consiste em pensar sobre como será o futuro nos próximos cinco anos e o que a empresa precisa fazer para estar nesse futuro.

Um dos instrumentos mais utilizados nas universidades e no mundo do empreendedorismo para iniciar essa reflexão é a matriz chamada SWOT, iniciais das palavras da língua inglesa que traduzem a definição dessa ferramenta: S (Strengths - Forças), W (Weakness - Fraquezas), O (Opportunities - Oportunidades), T (Threats - Ameaças). A sigla também é conhecida como FOFA, na tradução para o português.

Para o empreendedor compreender como aplicar a ferramenta SWOT no seu negócio, é fundamental perceber que ela proporciona uma análise completa da situação atual da sua empresa por meio da identificação das ameaças e das oportunidades encontradas fora da empresa (ambiente externo), bem como uma avaliação das forças e fraquezas originadas dentro da empresa (ambiente interno).

A Análise SWOT

O planejamento estratégico da empresa ganha sentido quando se realiza a Análise SWOT. Resumidamente, a ferramenta permite identificar problemas e definir estratégias para solucioná-los, da seguinte forma:

Ambiente interno: nele são analisadas as forças e fraquezas, observando critérios como diferencial da empresa e/ou do produto/serviço, localização, reputação, recursos financeiros e humanos (competências da equipe), comunicação e marketing, gestão, acesso à matéria-prima, capacidade de operação, gastos com manutenção de equipamentos, capacidade de investimento, atendimento, produção, portfólio de clientes, relacionamento, cultura organizacional, entre muitos outros.

Ambiente externo: nesse aspecto, estão relacionados fatores que envolvem o mercado em que a empresa está inserida, tais como política, economia, desastres ambientais, taxa de juros, concorrência, mudanças na legislação, entre outros. É fundamental analisar todo o macroambiente, identificando aspectos ameaçadores ou oportunidades que surgem em razão, por exemplo, de leis aprovadas (atenção à  política e legislação), dos níveis de consumo e da renda da população, novas tecnologias e processos operacionais (automação), novos hábitos da sociedade, acesso à matéria-prima, somente para citar alguns. As ameaças e oportunidades estão ligadas aos clientes, concorrentes, fornecedores e sociedade.

Essa análise vai permitir que você conheça muito bem o seu negócio e o mercado, a partir do que pode elaborar um planejamento estratégico (clique no link a seguir e faça o curso EaD do Sebrae Planejamento estratégico para empreendedores), preparando-se para enfrentar os desafios externos e corrigindo os problemas internos, tornando-se mais competitivo no mundo dos negócios.

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