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Fri Jan 21 14:52:40 BRT 2022
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
O que o TikTok e o seu negócio têm em comum?

Descubra porquê a rede social do momento pode ajudar a alavancar o seu negócio.

· 08/12/2021 · Atualizado em 21/01/2022
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Você tem TikTok? Mesmo se não tiver, certamente já ouviu falar dessa rede social que tem conquistado cada vez mais os brasileiros. Em 2020, ela consistiu no aplicativo mais baixado na internet e, segundo o Relatório Digital 2021, elaborado pela We Are Social e Hootsuite, já é utilizada por mais de 47% dos usuários on-line em todo o mundo.

Como funciona

Mas como ele viralizou nessa proporção? Um motivo que talvez explique tamanha popularidade é a sua fácil usabilidade. A rede social tem uma proposta singela: vídeos curtos em que as pessoas gravam a si mesmas fazendo algo divertido ao som de uma trilha pré-selecionada e filtros engraçados. No entanto, por trás dessa simplicidade se esconde o que parece ser o grande segredo do sucesso, o funcionamento de seu algoritmo. Para abastecer o usuário, o TikTok joga na tela um fluxo contínuo de conteúdo de acordo com o gosto por memes de quem o utiliza. Parece simplório, mas, na verdade, é a receita perfeita para quem está buscando uma forma de distrair a mente e ocupar o tempo.

Vale a pena?

É por conta dessa atmosfera despojada que o TikTok pode ser uma opção interessante para quem deseja alavancar o seu negócio. Além disso, a quantidade de empresas na plataforma ainda é menor se comparado com o Facebook e Instagram, o que pode ser um ponto positivo. Afinal, significa que há um bom espaço para crescer de maneira orgânica, criando uma conexão genuína e sincera com os seguidores e fãs . Na opinião do analista de competitividade do Sebrae, Ivan Tonet, diante do fenômeno da rede social no país e no mundo, é importante que os pequenos negócios estejam antenados às possibilidades trazidas pelo TikTok. “Com tantas pessoas engajadas e o ritmo de crescimento superando o da concorrência, os empreendedores podem aproveitar o momento para fixar a marca e até direcionar a audiência para a conversão de vendas em outros canais”, recomenda.

O público certo está no TikTok

Você conhece bem o seu público? Isso é essencial na hora de investir em uma nova estratégia de divulgação. No TikTok você tem a oportunidade de explorar a conexão com os jovens, principal ativo da rede. Essa faixa etária costuma atuar como decisora de compra até mesmo em itens direcionados aos pais.

Usuários do TikTok por idade

gráfico usuários do tiktok por idade: 32,5% entre 10 e 19 anos, 29,5% entre 20 e 29 anos, 16,4% entre 30 e 39 anos, 13,9% entre 40 e 49 anos e 7,1% 50 anos ou mais.

Criando uma estratégia

Agora que você conhece um pouco mais sobre quem está no TikTok, que tal criar uma estratégia para o seu negócio?

Primeiramente, tenha definido qual o perfil de consumidor você deseja atingir. Tem de tudo por lá: mãe de planta, pet lovers, entusiastas de música, apaixonados por decoração, gamers e interessados em assuntos específicos, como dicas de saúde, investimento, tecnologia, moda e muito mais! Para atingi-los explore os aspectos sensoriais da rede. “Ao combinar uma sequência de cortes nos vídeos, mostrando diferentes ambientes, músicas, stickers, texturas e visões do mesmo produto, você cria uma experiência diferenciada e atrativa”, ressalta Tonet. Confira outras dicas do especialista do Sebrae sobre como usar o TikTok como ferramenta de divulgação e vendas:

  • Autenticidade: lembre-se de que pessoas conectam com pessoas na rede, por isso seja autêntico para chamar a atenção do usuário. Você pode mostrar primeiro o resultado do seu trabalho e depois explicar o processo, dividindo sua rotina. A estratégia é apostar no humor e na espontaneidade. Outra dica é ser natural. O público gosta de se enxergar em situações cotidianas retratadas de um jeito engraçado, inteligente ou simplesmente inusitado. Pense em formas de incluir sua marca, serviço ou produto no dia a dia das pessoas que podem ser seus potenciais consumidores. Que problemas e dores elas têm que podem ser resolvidas pelo seu produto? E como comunicar isso de um jeito divertido, que gere identificação?
  • Entre nas trends: elas são as tendências do momento no aplicativo, como músicas, tutoriais de maquiagem, dublagens e desafios. Aderir a elas aumenta o engajamento e a expectativa das pessoas sobre sua customização. Você pode até criar seus próprios memes ou desafios, pegando como gancho situações recentes que estão repercutindo. É só soltar a criatividade! Não esqueça de utilizar hashtags que performam bem na rede para ajudar na visualização do seu conteúdo.
  • Use bem as hashtags: elas vão te ajudar a aumentar o alcance dos seus vídeos e ser encontrado por ainda mais usuários. Fique de olho nas mais populares, como a #foryourpage no TikTok, mas dê preferência às que tenham a ver com seu conteúdo e com a sua marca. Se você gerencia o perfil de um pequeno negócio, por exemplo, hashtags como #smallbusiness e #pequenosnegócios são uma ótima aposta pra se inserir nessa comunidade de empreendedores e atrair o público que costuma acompanhar mais de perto empresas menores, mais humanizadas e próximas da sua realidade. Se você for fazer tutoriais, por exemplo, busque pelos termos mais comuns pra isso e insira alguns que também tenham a ver com sua marca, como #tutorialdemaquiagem, se sua marca for de maquiagem, ou #receitadebolo, se o seu conteúdo estiver ensinando um preparo legal, e por aí vai. Você pode igualmente pesquisar opções na barrinha de busca e ver sugestões semelhantes ou filtrar os vídeos por dia, relevância e número de curtidas, garantindo as melhores inspirações!
  • Humanize: se você não se sente preparado para aparecer nos vídeos, pense na possibilidade de utilizar influenciadores que tenham conexão com sua marca e público para permitir o crescimento mais rápido do perfil. Pesquisa da Opinion Box revelou que 73% dos usuários seguem influenciadores no aplicativo. Pense em parcerias estratégicas que você pode fazer com essas pessoas que já dominam o TikTok e são reconhecidas por isso. Elas vão ajudar a promover sua marca usando a melhor linguagem possível para as redes sociais, de uma forma que pareça bem espontânea! 
  • Seja frequente: muita gente não sabe, mas os algoritmos, ou seja, o conjunto de dados das redes sociais que determinam o que as pessoas vão ver em seus perfis, são entregues em ondas, que aumentam o número de visualizações à medida que as postagens são curtidas, comentadas e salvas. Então, se você produzir com frequência e qualidade, a sua entrega da primeira onda será capaz de atingir mais pessoas.
  • Interaja com o seu público: estimule seus seguidores a compartilharem seu conteúdo. Essa é considerada a segunda métrica mais importante no TikTok. Você pode usar hacks de recompensa, por exemplo: “Se o vídeo alcançar mil compartilhamentos, eu lançarei um segundo vídeo” ou “Compartilhe com aquele seu amigo que precisa ver isso”. Precisando de inspiração? Acesse o canal oficial do TikTok. 

TikTok For Business: a nova plataforma de marketing da rede

Pensando em dar suporte ao micro e pequeno empreendedor que quer anunciar no TikTok, a rede lançou, em 2021, o TikTok For Business. A novidade permite a qualquer empresa criar e publicar campanhas publicitárias pagas. Ela é fundamental para auxiliar na busca por resultados mais específicos na rede, como o aumento do número de seguidores e a venda de produtos. O pagamento é feito por meio de cartões de crédito ou boleto bancário e não há um valor mínimo para investimento.

O TikTok for Business disponibiliza cinco tipos de anúncios na plataforma. São eles:

  1. Top View: possui a maior capacidade de prender a atenção do seu consumidor. Isso porque ele é focado em vídeos de até 1 minuto, com reprodução automática, som ligado e aparece em tela cheia.
  2. Brand Takeover: Com intuito de direcionar o consumidor a um link externo, esse anúncio pode ser em formato de vídeo ou estático, com até 5 segundos de duração em tela cheia.
  3. In-Feed Ads: Este anúncio é compartilhado no perfil da empresa e pode durar até 1 minuto. Ele permite a interação dos consumidores em curtidas, comentários, compartilhamentos e até em gravações utilizando o mesmo áudio.
  4. Branded Hashtag Challenge: Um dos pontos fortes do TikTok são os desafios movimentos por uma hashtag. Assim, esse anúncio é uma grande forma de viralização, onde os usuários engajam o challenge, participando do desafio proposto no vídeo.
  5. Branded Effects: Este tipo envolve o uso de filtros e efeitos especiais com realidade aumentada para promover a marca e seus produtos. Neste modelo os usuários podem interagir com a empresa,, aumentando o engajamento.

Assista o vídeo e saiba mais sobre os tipos de anúncios disponíveis na plataforma.

Então, pronto(a) para colocar a mão na massa? Agora que você entendeu a importância do TikTok para o seu negócio, crie seu perfil e comece a divulgar conteúdo para bombar nessa rede social.

Dica 1:

Quer saber mais sobre o TikTok? Confira esse material que o Sebrae preparou especialmente para os pequenos negócios.

Dica 2:

Se tudo isso foi muita novidade pra você, neste e-book mostraremos tudo o que precisa fazer para gerenciar suas redes sociais.


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