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Sun Feb 05 18:57:05 BRT 2023
Empreendedorismo | LÍDER
O que será mesmo o propósito de uma empresa?

Uma das responsabilidades de um líder é ter uma visão clara do negócio. Somente assim poderá atrair “seguidores” que vão ajudar a alcançar os objetivos.

· 07/12/2022 · Atualizado em 05/02/2023
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Propósito é um termo muito utilizado para declarar aquilo em que acreditamos e que verdadeiramente faz o coração bater mais forte. Não se trata só de uma frase de efeito, é a descrição de um objetivo superior, muitas vezes com objetivo social, destinado a melhorar a vida das pessoas e do planeta.

É importante notar que o propósito de uma empresa não é o mesmo que sua missão. A missão tem a ver com a proposta de valor da organização, portanto, olha para fora, para o ambiente externo. Já o propósito olha para dentro e consolida a ideologia, os valores e a cultura organizacional. É, portanto, a essência do negócio.

O propósito é uma peça fundamental da identidade e da estratégia de negócio, pois é aquilo que permanece quando nada mais fizer sentido. Hoje, as marcas já perceberam que explorar atributos funcionais, racionais e técnicos não é suficiente para manter uma empresa de pé. Elementos sensoriais, sentimentais, emocionais, morais, éticos e espirituais têm ganhado cada vez mais espaço dentro das organizações ao fomentar a sua ideologia através de elementos intangíveis, que operam muitas vezes no subconsciente de cada indivíduo. 

Mas, por que é importante para uma empresa ter o seu propósito?

  1. Mobilização das pessoas

Mesmo sendo o lucro o principal objetivo da maioria das empresas privadas, as pessoas precisam mais do que isso para que estejam motivadas: elas precisam acreditar em algo, orgulhar-se de fazer parte e realmente se conectarem com o todo. Conexão gera confiança nas decisões, nos processos e na empresa. 

  1. Atração e retenção de talentos

O propósito precisa estar em tudo que a empresa faz, incluindo o processo de recrutamento e seleção. Se a ideia é que as pessoas promovam o propósito, para que ele seja enxergado nas ações e decisões, elas precisam compartilhar os valores da empresa. É muito difícil mudar a cultura de uma organização. Mas quando há clareza sobre o que se busca, fica mais fácil atrair talentos que estejam em sintonia com o negócio.

  1. Colocar as ideias em movimento

Embora o propósito de uma empresa não seja o mesmo que sua estratégia, os dois andam lado a lado. A estratégia pode mudar periodicamente, por questão de competitividade e, até mesmo, oportunidade. Mas, o propósito é duradouro, ele permanece e funciona como uma “cola” social, que possibilita que essas alterações na rota não desmotivem as pessoas no meio do caminho.

  1. Ter relevância

Hoje há uma abundância de produtos e serviços no mercado, mas uma das formas de não perder espaço para os concorrentes é investir na estruturação de um propósito consistente, que cause impacto positivo e ajude a fortalecer a reputação da empresa. 

Como estruturar o propósito da sua empresa

Toda empresa surge a partir de um propósito, ainda que inconscientemente, sendo muito difícil criar um propósito do zero. Ele está lá, só é preciso descobri-lo e estruturá-lo de uma forma clara, sintética e forte. 

Para isso, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas, dentre elas o golden circle.

  • Porquê? É o propósito da empresa, aquilo que justifica sua existência para o mundo.
  • Como? É o conjunto de processos, que viabilizarão o propósito.
  • O quê? É o resultado dos processos, mais precisamente um produto ou serviço.

O escritor e empreendedor inglês Simon Sinek, especialista em liderança, foi quem elaborou este conceito, segundo o qual todas as empresas sabem dizer o que fazem, algumas conseguem explicar como fazem, mas poucas sabem o porquê.

O grande feito de Sinek foi conseguir observar e estruturar uma metodologia que traduza a forma como grandes lideranças inspiram multidões: elas se comunicam com o público de dentro para fora do círculo, ao invés de fora para dentro, como a maioria das empresas faz.

O publicitário estadunidense Joey Reiman, reconhecido como um dos gurus da sua área, costuma perguntar a seus clientes: o que o mundo perderia caso sua empresa deixasse de existir? E é justamente isso que você também pode se questionar em relação ao seu negócio para encontrar a verdadeira razão pela qual ele existe.

O propósito não deve ser muito genérico, nem muito focado, algo difícil de ser alcançado, mas não impossível, ser único e autêntico, além de estar no DNA da empresa, deve ser durável e perene. Seu produto ou serviço, sua marca, sua proposta de valor podem mudar, mas seu propósito não.

Que tal começar?

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Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=BmRlH14dBtI

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