this is an h1

this is an h2

Mon Dec 19 12:19:41 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Observação de Baleias Jubarte em Vitória

Empreendedores do turismo no Espírito Santo receberam capacitação do Sebrae para aprimorar o segmento na observação de baleias no litoral do estado.

· 30/09/2022 · Atualizado em 19/12/2022
Turismo náutico

O estado do Espírito Santo tem um litoral de aproximadamente 400 km, onde são encontrados manguezais, ilhas, baías e uma riqueza natural com potencial para a observação de baleias. 

Uma das espécies destacadas é a baleia jubarte, que anualmente, no período de junho a outubro, migra, proporcionando a turistas e pesquisadores a observação em seu ambiente natural. 

A experiência propicia ainda a observação da biodiversidade marinha com avistamento de tartarugas, golfinhos, aves marinhas e uma variedade de peixes. 

As condições naturais atraem grande quantidade de turistas – além de visitantes da Grande Vitória, há muitos vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e, até mesmo, de países norte-americanos e europeus.

Confira os números dos visitantes que viram os saltos espetaculares das baleias jubarte

Com o apoio do Sebrae, toda a cadeia produtiva do turismo náutico foi preparada para a temporada de observação

O turismo de observação de baleias cresce a cada ano, e o Espírito Santo é privilegiado por estar localizado na rota de migração dos cetáceos. Em 2019, foi realizada uma série de capacitações voltadas para os profissionais que atuam no ramo, tais como guias de turismo, representantes de hotéis, mestre de embarcações, entre outros.

Resultados alcançados

Houve crescimento no turismo de observação, e o objetivo é continuar atraindo turistas de observação para a cidade. 

Nos anos anteriores, o total de turistas era resultado do somatório dos indivíduos com objetivos turísticos e científicos. A partir de 2019, os dados passaram a ser coletados a cada expedição realizada, com lista de presença e uma coleta mais precisa, que permitem uma análise mais detalhada do perfil do turista.

Por que é um case de sucesso?

O desenvolvimento dessa atividade propicia, a uma série de prestadores de serviços turísticos, como operadores náuticos, guias de turismo, agências de viagens, entre outros, trabalho e renda, além de somar na sensibilização quanto ao desenvolvimento sustentável do destino.

No seu desenvolvimento, o projeto executou o seguinte eixo:

 Experiência turística

 Governança

Clique aqui e saiba mais sobre esses e os demais eixos da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)

Entre em contato

 












O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?