this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 21:45:23 BRT 2023
Empreendedorismo | STARTUP
Olhares dos investidores se voltam para as startups brasileiras

Sistema de inovação brasileiro, principalmente nas healthtechs, continuam a atrair investimentos e número de empresas cresce.

· 08/03/2023 · Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O cenário um tanto atípico de 2022 interrompeu o crescimento vertiginoso dos últimos tempos em inovação por meio de startups devido a um período de ajustes às mudanças do cenário global.

Mas a crise sanitária sem precedentes e a guerra na Ucrânia, que está prejudicando a economia global, não desanimou os investidores, que continuam acreditando em ciência e tecnologia e seguem investindo nesta área. 

Em 2020, as startups captaram mais de US $3,5 bilhões, valor 17% superior ao que foi captado em 2019. O Brasil concentrou 90% dos investimentos da América Latina em 2020 nesse segmento e registra grande crescimento.

Para se ter uma ideia, de 2015 a 2020, o número de healthtechs (startups focadas em saúde) no Brasil saltou de 17 para 542.   

O sistema de inovação brasileiro continua em expansão, embora de forma menos acelerada do que em anos anteriores. O novo cenário provocou uma correção de rota que levou a demissões em muitas startups unicórnio, mas o setor continua avançando a passos firmes.  

Nesse cenário, algumas startups merecem destaque por terem se adaptado às exigências do mercado. De acordo com o Report de Investimentos 2022, lançado pela Abstartups, em parceria com a BR Angels, os segmentos que mais atraem a atenção de investidores são as fintechs (finanças), agtechs (agrícolas), cleantechs (sustentabilidade), healtechs e life science (saúde), Edtechs (educação) e biotechs (biotecnologia).  

Aliás, o setor de biotecnologia brasileiro é um dos que mais atrai olhares dos investidores, com empreendimentos promissores em várias áreas. Entre eles se destacam os biofármacos, a independência de insumos externos, e medicamentos.  

Vale lembrar que o Brasil já conta com ambiente de inovação como incubadoras de tecnologia que estão surgindo em universidades.

O País já conta com o Marco Legal das Startups, que visa criar um ambiente regulatório favorável para empresas inovadoras. Embora nem todas as startups consigam florescer, aquelas que hoje iniciam suas atividades como pequenos negócios oferecem um cenário ímpar de oportunidades para os investidores. 

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está disponível para ajudar empreendedores que desejam atrair investimento para suas startups. Procure a unidade de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?