this is an h1

this is an h2

Tue Oct 04 11:28:33 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Os passos iniciais da jornada empreendedora

Autoconhecimento, confiança criativa e superação dos medos e dúvidas precisam ser trabalhados antes de iniciar o empreendimento.

· 08/08/2022 · Atualizado em 04/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A jornada do empreendedor (veja nosso post no Instagram O início da jornada empreendedora) é uma viagem com muitas fases e muitos reinícios, mas compreender os três passos iniciais do percurso que abordaremos neste texto é fundamental para o sucesso da caminhada: autoconhecimento, confiança criativa e superação dos medos e dúvidas que surgem.

Entrar em contato com o que está em nosso interior e observar suas complexidades e os dilemas que geram não é uma tarefa simples e talvez seja até extremamente desconfortável, mas explorar o autoconhecimento é o primeiro passo da jornada empreendedora. Não é fácil enxergar onde erramos e onde podemos transformar os nossos erros em aprendizados. Por isso, é importante reconhecer que ninguém é perfeito, mas que é possível buscarmos o nosso aperfeiçoamento.

É a jornada interior que nos coloca frente a frente com nossa consciência, com quem somos de fato, pois, muitas vezes, acabamos minados pelos pensamentos dos outros principalmente em tempos de internet e nos esquecemos da nossa individualidade,  moldando-nos ao que os outros querem que sejamos. Nessa etapa, é importante questionar: onde está sua força? Quais são as suas fraquezas? Onde estão suas oportunidades? O que ameaça você? Responder a essas e outras questões ajudará no seu desenvolvimento pessoal e, consequentemente, no seu desempenho profissional.

Outro passo importante que o empreendedor deve dar, antes mesmo de se lançar ao empreendimento, é desenvolver a sua confiança criativa, a qual, de acordo com David Kelley, professor da d.school em Stanford e fundador do renomado laboratório de inovação IDEO, atua no sentido de recuperar o que já é inerente ao ser humano: a criatividade. Para ele, todos temos a capacidade criativa, independentemente de área de atuação, idade ou qualquer outra característica. No decorrer da vida, entretanto, o estímulo a essa competência, por motivos diversos, é diminuído.

Para desenvolver a confiança criativa, algumas habilidades devem ser estimuladas, como: coragem para buscar o novo e novas abordagens, sendo tolerante com erros e falhas; persistência para alcançar avanços graduais; e curiosidade para resolver problemas reais e inovar. Você pode ousar na busca pela confiança criativa, surpreendendo-se e treinando seu olhar para procurar novos conhecimentos, novas possibilidades. Tire um tempo para pensar, busque o incomum e conecte-se com outras pessoas. Você vai ficar surpreso com o universo de ideias novas que isso pode promover.

É claro que, quando se pensa em iniciar um empreendimento, muitas dúvidas pairam na mente do empreendedor: será que devo abandonar o salário fixo e trabalhar mais para garantir renda ou fazer um negócio paralelo? Devo começar sozinho ou procurar um sócio? Qual é o mercado ideal para iniciar a empresa? Este é o momento certo para começar a empreender? Tenho organização financeira e sei lidar bem com os imprevistos? Gosto de vender? Tenho iniciativa suficiente para alcançar os resultados desejados deste empreendimento?

Independentemente das suas respostas a essas perguntas, saiba que a jornada do empreendedor nunca termina, ela apenas reinicia em fases diferentes. E nessa caminhada você pode contar com alguns parceiros, como o Sebrae, que oferece várias oportunidades de ferramentas e conteúdos para o início da sua jornada. Confira nos links a seguir:


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?