this is an h1

this is an h2

Tue Feb 07 17:12:18 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Paixão do brasileiro pela cerveja promove o turismo cervejeiro no país

De festas temáticas a visitas a cervejarias artesanais, são muitas as opções que fazem do turismo cervejeiro um excelente caminho para empreender.

· Atualizado em 07/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma das bebidas mais populares do Brasil, a cerveja surgiu na região da Mesopotâmia entre 8.000 a.c e 4.000 a.c. Com o passar do tempo, sua produção foi sendo aperfeiçoada, até que finalmente chegou em terras brasileiras. As primeiras foram trazidas por holandeses no século XVII, época do Brasil Colonial. Entre os estrangeiros que chegaram ao país, estava o cervejeiro Dirck Dicx, responsável pela construção da primeira cervejaria brasileira. 

Mas a industrialização da bebida no Brasil ocorreu na década de 1870, sendo a Friederich Christoffel, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a fábrica pioneira que produzia mais de um milhão de garrafas. No entanto, o grande avanço na produção aconteceu em 1880, com a chegada de máquinas compressoras frigoríficas. Foi nesse período que surgiram a Companhia Cervejaria Brahma, no Rio de Janeiro, e a Companhia Antarctica Paulista, em São Paulo.

Sede de cerveja

Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), o mercado cervejeiro brasileiro é um forte indutor na economia nacional. Prova disso são as mais de 2,7 milhões de pessoas empregadas ao longo da cadeia produtiva, e cuja atuação movimenta uma extensa rede, que é responsável por 1,6% do PIB e 14% da indústria de transformação nacional. 

Atrás apenas da China e dos Estados Unidos, o Brasil é o terceiro maior produtor de bebidas do mundo. Isso se deve, naturalmente, ao grande mercado consumidor. 

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Cerveja (CervBrasil), o brasileiro consome, em média, 65 litros de bebida por ano. Em 2021, foram vendidos no país mais de 14,3 bilhões de litros de bebida. Para 2022, a expectativa é fechar o ano com 15,4 bilhões de litros vendidos, ou seja, um aumento de 8%.

Novos negócios 

Essa paixão nacional pela bebida também deu início a outro importante movimento: o boom de cervejarias artesanais por todo o país. De acordo com dados apresentados pelo Anuário da Cerveja 2021, existem 1.549 cervejarias registradas no país, distribuídas por 672 municípios brasileiros – 166 a mais, na comparação com o ano anterior. 

Turismo Cervejeiro

No Brasil, os roteiros de visitação a cervejarias artesanais e eventos temáticos são grandes propulsores da nossa economia, com oportunidades de negócio diretos e indiretos. 

Segunda maior festa da cerveja do mundo, a Oktoberfest, iniciada em 1850 no município de Blumenau, em Santa Catarina, é certamente o maior expoente do turismo cervejeiro brasileiro. No entanto, são muitos os destinos brasileiros para quem quer praticar o turismo cervejeiro. A seguir, confira alguns deles: 

- Foi na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, que se instalou a primeira filial da Cia. Antarctica, no início do século passado. Mas, para além da tradição, nos últimos anos, surgiram na cidade novas marcas artesanais que caíram no gosto dos amantes da bebida. Há diversas opções de tour que contemplam sete cervejarias artesanais. 

-  Em geral, Minas Gerais se sobressai nos roteiros de turismo cervejeiro brasileiro por figurar como segundo estado do país na produção de cervejas especiais. Minas já apresentou o maior número de novas cervejarias artesanais em todo o país, e Belo Horizonte é considerada a “Bélgica brasileira”.

- O turismo cervejeiro no Rio de Janeiro se fortaleceu com a existência da Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro – Cervejas das Montanhas, lançada em novembro de 2014. Passa por quatro municípios da Serra Fluminense (Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim) e contempla mais de 20 cervejarias.

- Na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é possível realizar o roteiro “Vale da Cerveja” para conhecer 13 cervejarias entre as cidades de Blumenau, Brusque, Gaspar, Ibirama, Pomerode e Timbó. Basicamente, o roteiro envolve visitas às cervejarias, minicursos e passeios em pontos turísticos das cidades percorridas.

Empreender no turismo cervejeiro é uma boa pedida!

Para pensar melhor sobre essa possibilidade confira nossos conteúdos:

Inovação e possibilidades de crescimento 

Será que sou empreendedor? 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?