this is an h1

this is an h2

Mon Sep 04 15:23:06 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Parede dos Sonhos

A tipologia de trabalho artesanal é definida em função da técnica executada e pelo tipo de matéria-prima utilizada na produção.

· Atualizado em 04/09/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Dominar uma técnica, significa também ter o domínio sobre pelo menos um tipo de matéria-prima.

O trabalho em gesso, matéria-prima encontrada em escavações na Síria e na Turquia que datam de oito mil anos, é um dos mais antigos materiais utilizados em construção. O gesso é um aglomerante que, em contato com a água, forma uma pasta. É obtido a partir do aquecimento da gipsita, um mineral encontrado em abundância na natureza. No Brasil cerca de 93% das reservas de gipsita estão concentradas na Bahia, Pará e Pernambuco, onde se situa o maior polo gesseiro, na região de Araripina, responsável pela produção de 95% do gesso consumido no país.

A aplicação do gesso há milhares de anos na construção civil, deve-se em grande parte, às suas propriedades físico-químicas, tais como aderência, maleabilidade, baixa condutividade térmica, o que confere a este material características positivas como isolante térmico e, por isto também, é utilizado como barreira corta-fogo, além do que apresenta um elevado coeficiente de absorção acústica, o que lhe confere propriedades inclusive como isolante acústico.

A maleabilidade deste material contribui para que seu uso seja amplamente explorado para criar detalhes e ornamentação na arquitetura. O gesso é aplicado na confecção de sancas, molduras ou boiseries – que são molduras ornamentais em relevo ou embutidas criadas na França e amplamente utilizadas para adornar os palácios nos séculos XVII e XVIII - barrados, rodapés, rebaixamento de tetos, contornos em volta de batentes de portas e janelas, entre outros tipos de ornamentos decorativos.

A aplicação deste material na construção civil é ilimitada e depende da habilidade do artesão gesseiro, assim como da criatividade do arquiteto ou do próprio artesão que, por conhecer e dominar a técnica pode propor soluções muitas vezes inusitadas como a história da experiência do Helder que será apresentada aqui. Foi a partir da vontade de satisfazer um desejo da esposa de ter uma parede 3D, que Helder Medeiros, descobriu não só que tinha condições de realizar este sonho com as próprias mãos, como também, descobriu aí uma oportunidade para empreender. No auge da pandemia de covid-19, Helder sendo mais um brasileiro que se viu perdido e desempregado, descobriu no sonho da esposa a realização conjunta do seu sonho de virar empreendedor.

A tão desejada parede 3D que a esposa, Thais Medeiros queria, depois de ter sido executada em gesso e postada no instagram, começou não só a ser curtida por várias pessoas, como também começaram a aparecer os primeiros clientes solicitando o trabalho de Helder. Com isto, iniciou o processo de profissionalização e aprimoramento do que seria, a princípio, apenas um hobbie para se transformar em um empreendimento rentável.

A partir de um trabalho feito de maneira despretensiosa e sem preocupação com prazo e eficiência no processo, Helder passou a buscar informação e se preparar para estruturar uma operação voltada ao mercado e, com isto, fazer de uma habilidade um negócio.

O processo que possibilita a transformação de uma habilidade em um empreendimento requer a instauração de procedimentos administrativos e de gestão bem planejados, como também a identificação e conhecimento do mercado, concorrentes, perfil de clientes e fornecedores. Além disto, o empreendedor que quer fazer de uma habilidade uma oportunidade para empreender precisa entender e criar condições de como o negócio pode ser escalável.

Entre as competências requeridas como empreendedor está a capacidade de adquirir eficiência no processo produtivo. Uma das dificuldades que Helder teve que resolver no seu negócio foi com relação à mão-de-obra e aquisição de formas para fabricação das peças em gesso, que não são encontradas em Brasília, onde se situa a empresa. O fato das formas serem encontradas apenas no sul e sudeste do Brasil, impacta negativamente no prazo de produção. Este fator pode ser um ponto de fragilidade do negócio e representar uma vantagem para o concorrente.

Com relação à dificuldade de encontrar mão-de-obra capacitada, Helder e a esposa Thais, perceberam que as mulheres executam as peças artesanais em gesso com melhor acabamento do que os homens, por serem mais detalhistas, como relata Thais. Assim, a empresa investe na capacitação de mulheres e prioriza contratá-las. Este aspecto contribui para a definição do propósito da empresa e acaba se caracterizando como um diferencial.

A permanência no mercado e a conquista de clientes requer ampliar o portfólio de produtos e estar sempre inovando. Da parede 3D, construída com tijolo de gesso, o empreendedor passou a oferecer outros tipos de produtos, como lambri, boiserie, dry wall, tijolo cimentício e tijolo de gesso pigmentado. A diversificação na linha de produtos é essencial para ajudar a consolidar o posicionamento de mercado.

Helder encontrou um nicho diferenciado de atuação neste mercado de produtos em gesso voltados para a construção civil que é muito competitivo. Este segmento voltado à fabricação de peças ornamentais e decorativas em gesso, é mais específico e, no caso de Brasília, o empreendedor identificou que existem apenas três empresas que atuam.

A eficiência na execução também foi um ponto que exigiu aprimoramento e eficiência por parte do empreendedor- artesão. A primeira parede Helder levou três dias para ser executada. Atualmente quando executa a mesma parede com a mesma metragem quadrada que a primeira, leva três horas e meia para executá-la. Ou seja, um ganho considerável de eficiência e de economia em tempo de mão-de-obra. Provavelmente se não tivesse evoluído neste aspecto deixaria de ser competitivo e inviabilizaria seu negócio.

Todos estes aspectos precisam ser bem avaliados quando se é levado pela empolgação inicial de ter descoberto que se pode empreender a partir de uma habilidade identificada. Amadurecer a ideia é avaliar todos os fatores de risco e as fragilidades, de maneira consciente, é vital para que o empreendedor mitigue as frustrações, perda de dinheiro e tempo. O Sebrae tem ferramentas, cursos e consultorias que podem contribuir muito com os empreendedores em todas as fases do negócio. Na fase inicial de planejamento e construção do Plano de Negócio, é imprescindível que o empreendedor busque ajuda e discuta exaustivamente os cenários do negócio com consultores especializados.

Muitas vezes, há resistência por parte do empreendedor em não buscar ajuda porque está tão empolgado com a construção do sonho que quer fugir da realidade e se recusa a ouvir qualquer posição que contrarie suas expectativas. Mas é fundamental se informar o máximo possível sobre os prós e contras em relação ao empreendimento a ser feito para prever os riscos e já antever estratégias e soluções.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?