this is an h1

this is an h2

Thu May 25 23:34:00 BRT 2023
Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Parques temáticos, como o Beto Carrero, fazem a economia local girar

Levando diversão para todos os gostos e bolsos, parques temáticos geram alto impacto econômico e social. O Beto Carrero World é um bom exemplo.

· 17/11/2022 · Atualizado em 25/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Ganhando cada vez mais destaque na economia nacional, o turismo em parques temáticos proporciona lazer para todos os bolsos e gostos. É uma forma de turismo democrática, que não faz distinção de gênero, idade ou condição financeira.

Existem parques que se desenvolvem a partir de um conceito específico, enquanto outros são produtos da imaginação e criatividade dos seus autores, como o Beto Carrero World, que fica na cidade de Penha (SC), eleito em 2022 o terceiro melhor parque temático do mundo pela plataforma de experiências de viagem TripAdvisor.

Com uma área de 14 quilômetros quadrados, o parque catarinense é o mais frequentado da América Latina, com 1,2 milhão de visitantes em 2020, gerando uma gama de oportunidades para empreendimentos, como bares, restaurantes, comércio de produtos locais e comércio em geral, além de serviços de transporte.

O Beto Carrero World é o destino mais indicado para uma viagem em família. Lá, as atividades são divididas nas categorias radical, passeio família, infantil, apresentações e animal, garantindo curtição para crianças e adultos.

Os mais aventureiros vão gostar de conhecer o Rebuliço, a FireWhip, primeira montanha-russa invertida do Brasil, e a Big Tower. Mas há atrações mais tranquilas como, as Xícaras Malucas e o Carrossel Veneziano. 

No Beto Carrero World, as apresentações agradam a toda a família. Um dos shows mais conhecidos é o Hot Wheels Epic Show, em que veículos reais fazem manobras radicais em alta velocidade, como se fossem de brinquedo. Zoológico, refeições temáticas e passeio de trem também integram as opções de divertimento no complexo. 

Para conhecer o terceiro melhor parque temático do mundo, o turista pode ficar em Penha, onde ele está localizado, ou hospedar-se em Balneário Camboriú, a 30 quilômetros do parque. A cidade oferece ampla oferta de hospedagens e tem uma das praias mais badaladas de Santa Catarina. 

O parque é vizinho ao Aeroporto de Navegantes (a 10 quilômetros de distância) e está a 60 quilômetros de Blumenau. O Aeroporto de Florianópolis também é uma boa opção para chegar ao Beto Carrero World. Está a 130 quilômetros, e a viagem até o parque pode render um delicioso passeio pelas praias catarinenses.

O complexo trouxe inúmeros empreendedores do setor de serviços para atender à demanda turística local. Muitas cidades oferecem pacotes para o parque, que incluem transporte, hospedagem e ingressos. 

Quem foi Beto Carrero?

João Batista Sérgio Murad nasceu na fazenda onde seu pai trabalhava, no interior de São Paulo. Ele amava as histórias do Zorro, e na infância criou o codinome “Beto Carrero”, inspirado no próprio pai, que tinha o apelido de “Alexandre Carrero”, pois conduzia carros de boi.

Na juventude, Murad teve uma breve carreira musical e um programa musical de humor no rádio. Também trabalhou na Folha de São Paulo, onde era o responsável pela comercialização de anúncios. Sua afinidade com o mercado publicitário o levou a abrir sua própria agência de publicidade, que conquistou renome nacional. Ele chegou a lançar um jornal de moda, que abriu as portas para o contato com dezenas de companhias catarinenses. Em uma viagem à Disney, ficou encantado com tudo o que viu no maior parque temático do mundo.

Empreendedor por excelência, Beto Carrero decidiu construir seu próprio parque temático em 1991, em Santa Catarina, impactando a economia da região com investimentos que garantem até hoje a infraestrutura necessária para receber os turistas nas cidades ao redor do parque, além de fortalecer o potencial turístico do estado, que oferece inúmeras oportunidades de empreendimentos. (https://www.sebrae-sc.com.br/blog/turismo-no-verao-oportunidades-de-empreender-em-santa-catarina)

Impacto econômico e social 

Os parques temáticos são empreendimentos de animação inspirados em fatos históricos, culturais, etnográficos ou ambientais, que engrandecem o turismo de uma determinada região. Essas áreas de recreação oferecem diversas formas de entretenimento, além de serviços de alimentação e comércio. 

O Brasil tem bons exemplos de parques temáticos de sucesso e, segundo dados do Ministério do Turismo, este segmento tem um grande potencial de crescimento, já que conta com a visitação anual de 12 milhões de pessoas e um faturamento de cerca de R$ 1,5 bilhão. Os parques são uma oportunidade de renda para os municípios, gerando impacto econômico e social positivo por conta do grande volume de pessoas que recebem durante o ano todo.

Quer aprender a elaborar um plano de ação para colocar seu sonho em prática, como o Beto Carrero fez em seu parque temático? Acesse o curso “Empreendedor de Sucesso” do Sebrae e descubra como tirar sua ideia do papel. E consulte também o artigo Agências ofertam turismo e tranquilidade a clientes. 

 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?