this is an h1

this is an h2

Wed Feb 01 23:53:53 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Parques temáticos oferecem bons negócios para empreendedores da região

Diversão para turistas, os parques temáticos são uma excelente oportunidade para micro e pequenos empresários da região onde se localizam.

· Atualizado em 01/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Divertidos como circos e movimentados como feiras, o diferencial dos parques temáticos é a localização fixa, que permite receber um número grande de visitantes diários. Além, é claro, de estarem organizados em torno de um tema específico. Cenário, construções e atrações são baseados em um ou mais temas ou histórias específicas, diferente dos parques de diversões comuns.

Segundo a Associação Brasileira de Parques e Atrações (ADIBRA) o brasileiro sempre foi amante da diversão e está entre os maiores consumidores de entretenimento no exterior, uma vez que, até 1989, o setor de parques ainda não tinha se consolidado no Brasil, não contando com uma instituição que representasse os empreendimentos brasileiros da indústria de diversão, nacional e internacionalmente. 

No final dos anos 1980, finalmente, o mercado brasileiro de parques e atrações de lazer iniciou seu crescimento, quando foram criadas linhas de crédito no BNDES e FINEP e o IPI foi reduzido, assim como o imposto de importação de equipamentos. O setor começou a ser visto como parte importante do turismo nacional e, com os incentivos, vários projetos saíram do papel, entre eles Beto Carrero (1991), Parque da Mônica (1993), Wet'n Wild (1999) e Hopi Hari (1999).

Brasil tem potencial para crescer na área parques temáticos

Ainda há muitas possibilidades de expansão e crescimento do setor no país. Os empreendimentos aquáticos, temáticos, itinerantes e family entertainment centers (FECs) movimentam anualmente cerca de um bilhão de reais e recebem um público de mais de noventa e três milhões de pessoas ávidas por diversão.

Nos últimos anos, o setor tem registrado resultados positivos nos números de visitação e geração de empregos. De enorme importância para micro e pequenos empresários da região, os parques temáticos oferecem oportunidades de hospedagem, alimentação e comércio de produtos locais, cumprido um papel relevante na cadeia turística, auxiliando no crescimento da economia da região onde o parque está localizado e do país como um todo.

Um exemplo de destino turístico que se desenvolveu em função dos parques é a cidade de Olímpia, no interior do estado de São Paulo. O surgimento do Thermas dos Laranjais, em 1987, contribuiu para o desenvolvimento econômico e para o fomento do turismo do município. Em 2017, foi inaugurado mais um parque aquático na cidade, o Hot Beach, consolidando a região como destino de férias de famílias e festas de empresas, gerando bons negócios para todos na região.

Os parques temáticos oferecem muito mais do que bons momentos e diversão: movimentam a economia e trazem belas oportunidades de negócio para empresários antenados.

Saiba mais:

Neve o ano inteiro: parque temático é novo destino em Santa Catarina

Rota temática promove inovação turística

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?