this is an h1

this is an h2

Mon Aug 22 13:37:20 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Pensar grande é assustador, mas pode decidir o futuro do negócio

Pascal Finette, diretor do Startup Lab, da Singularity, defende que implementar ideias audaciosas é algo que pode mudar o rumo da empresa.

· 26/07/2016 · Atualizado em 22/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Pode parecer clichê, mas pensar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho. Por isso, da próxima vez que for criar os seus objetivos, seja ousado e se force a sair da zona de acomodação.

Outro dia, tive o incrível prazer de discutir crescimento, escala e pensamento grande com dois dos mais impressionantes e inteligentes jovens empreendedores que eu conheço. Um é responsável pela operação de um programa de aceleração global que me deixa simplesmente admirado. Já o outro constrói uma ferramenta que redefine como criamos softwares.

Ambos estão em um ponto em que pensam muito sobre suas histórias de crescimento: crescer organicamente, aprender, interagir e construir a partir de uma posição de mercado sedimentada (ou de um vasto entendimento de negócios) ou assumir mais capital e acelerar o crescimento de forma significativa?

Eles começaram nossa discussão me explicando todos os detalhes de operação que precisam para chegar a um lugar e passar de A para B: contratar mais pessoas, ter infraestrutura - esse tipo de coisa. Soou muito tático para mim. É um bom insight, e eles claramente gastaram tempo pensando nisso, mas, para mim, erraram o alvo: eu queria saber qual era a visão.

Quando me contaram sobre a visão, o que eles queriam atingir, qual seria o grande objetivo cabeludo e audacioso, eles não falaram sobre saídas, vendas para uma empresa bem mais conhecida ou ficar rico. Eles falaram sobre como eles querem mudar o mundo. E eles quiseram dizer isso. Você podia ver em seus rostos e ouvir em suas vozes.

Eu os desafiei a pensar como seria se tivessem um crescimento escalável. Dez, cem vezes o que estão fazendo hoje. O que fariam de forma diferente agora? No que iriam concentrar o tempo? O que seria importante? O quanto eles querem isso? Como se sentiriam se não conseguissem?

É incrível ver a mudança de perspectiva quando você pensa grande e em longo prazo. Essa é a razão pela qual Jeff Bezos, da Amazon, é um líder incrível. É tão raro ver pessoas que agem como ele. Eu diria, ainda, que é a única maneira de construir verdadeiramente grandes empresas e mudar o mundo.

Mas não se engane: pensar e agir dessa forma é assustador. Faz a gente se sentir desconfortável e nos tortura. Parece até que não somos capazes de fazer isso. É duro demais. Um crescimento orgânico e lento é muito mais fácil. Gastar dinheiro com inteligência é incrivelmente difícil.

No entanto, ainda assim, peço para que pergunte a si mesmo: o que você quer? O que você deseja? Qual você quer que seja seu legado?

Conteúdo desenvolvido em parceria com a Endeavor Brasil

Autoria: Pascal Finette, diretor do Startup Lab da Singularity University


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?