this is an h1

this is an h2

Tue Feb 14 22:48:04 BRT 2023
Organização | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Pequenos empreendedores também podem exportar produtos e serviços

Exportar pode proporcionar inúmeras vantagens para os micro e pequenos empreendedores.

· Atualizado em 14/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os empreendedores de pequeno porte também podem abrir suas portas para o mercado internacional e exportar. Normalmente, o foco das micro e pequenas empresas é o mercado regional, mas os produtos e serviços podem conquistar outros países.

O empresário precisa conhecer alguns passos essenciais para entrar no mercado da exportação.

Antes de se aventurar na internacionalização do negócio, é preciso ponderar alguns fatores, como ter capacidade produtiva, formação de preço para exportação, definição de mercados, necessidade de adequação do produto e embalagem e, também, os documentos do produto e da empresa.

E tantas exigências, inicialmente, podem assustar alguns empresários, mas as curadorias do Sebrae podem auxiliar nesse processo de transição. 

O empreendedor pode optar por exportação indireta, quando a exportação é feita por meio de outra empresa, ou por exportação direta, que é quando a própria empresa que faz os produtos também os exporta. 

Mas, antes de tudo, para uma empresa passar a fazer transações comerciais com outros países, o primeiro passo é dar entrada no processo de Habilitação de Radar da empresa, perante a Receita Federal e se regularizar junto a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Se a opção for por exportações indiretas, a empresa que irá fazer a exportação provavelmente já passou por todos os trâmites necessários.

É importante lembrar também que não são todos os produtos que podem ser exportados. Isso porque, dependendo do país, existem diferentes exigências para a entrada de produtos como, por exemplo, os alimentícios, que precisam de um registro especial.

Vantagens

Conquistar o mercado internacional pode proporcionar inúmeras vantagens para a sua empresa. Além de aumentar os lucros, a exportação pode significar um aumento na produtividade, a revisão de processos internos e a diversificação de mercados.

Quer começar a aprender agora um pouco mais sobre exportação? O Sebrae possui um vídeo com dicas para quem pretende adequar a sua empresa de micro e pequeno porte às exigências do mercado internacional - “Dicas de como exportar produtos e serviços”.

Importante destacar que, nos últimos anos, órgãos governamentais têm buscado desburocratizar e agilizar os procedimentos para as exportações.

Recentemente, foi lançado o primeiro Anuário de Comércio Exterior Brasileiro pelo Ministério da Economia, que apresenta uma visão do ano de 2020 do comércio exterior brasileiro e as ações adotadas para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Neste relatório, são apresentadas as estatísticas e as medidas adotadas para as operações de comércio exterior, a facilitação de comércio, a modernização do Mercosul, financiamento ao comércio exterior, os acordos comerciais, a identificação de barreiras comerciais e internacionalização de empresas brasileiras, defesa comercial e interesse público, governança da política comercial e investimentos.

E, nesse cenário de retomada econômica, o empreendedor brasileiro pode aproveitar a oportunidade para expandir o seu negócio para outras fronteiras. 

Para aprender mais sobre como exportar seus produtos e serviços vale acessar os cursos e eventos do Sebrae. 

FAVORITAR
Botão favoritar
Telegram

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?