this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 14:28:47 BRT 2023
Organização | ENERGIAS ALTERNATIVAS
Pequenos negócios brasileiros atraíram atenção do mercado na COP27

Com o apoio do Sebrae, micro e pequenas empresas brasileiras puderam mostrar ao mundo seu potencial e gestão da geração de energia limpa e renovável na COP27.

· Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27) foi realizada em novembro de 2022, na cidade de Sharm El Sheik, no Egito. Pela primeira vez, com apoio do Sebrae, donos de micro e pequenas empresas brasileiras puderam participar do maior evento internacional sobre mudanças climáticas.

O palco “Empreendedor Sebrae” apresentou para a comunidade internacional o potencial das micro e pequenas empresas brasileiras na geração de energia limpa e renovável, bem como na gestão mais eficiente desse recurso. 

Foram oito dias de programação, onde as MPE brasileiras tiveram a oportunidade de atrair a atenção da comunidade internacional. No total, 40 painéis contaram com a participação dos pequenos negócios brasileiros em debates sobre a descarbonização nas cadeias produtivas, medidas compensatórias, indústria responsável, inteligência energética, alternativas com ESG (políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança), tecnologias de melhoria de performance, presença feminina nesse mercado e tecnologias sociais para a redução do consumo de energia.

“O mundo pode conhecer as soluções brasileiras que podem contribuir para promover uma economia mais verde, com boas práticas. Temos uma matriz energética diversificada e segura e, ao mesmo tempo, um ambiente de negócios favorável para o desenvolvimento sustentável”, ressaltou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O Pavilhão Brasil na COP27 foi uma parceria entre Ministério do Meio Ambiente (MMA), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). 

Na COP27 os participantes puderam, também, conhecer mais sobre as iniciativas do Sebrae, por meio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que é o polo de referência do Sistema Sebrae. O painel “Os pequenos negócios brasileiros – Protagonistas do Desenvolvimento Sustentável”, mostrou, por exemplo, que o Sebrae tem atuado para facilitar a inclusão das micro e pequenas empresas brasileiras na nova economia.

Para o Sebrae, a COP27 foi uma oportunidade para as MPE brasileiras entenderem que o tema da sustentabilidade é viável, contribui para a produtividade e competitividade, e que inovação e sustentabilidade andam juntas. Além disso, mostrou que internacionalização é uma oportunidade para diversificar produtos e atuar em mercados ainda não explorados.

Evento paralelo à COP27 aconteceu em Natal

Em paralelo à COP27, o Sebrae, o Polo Sebrae de Energias Renováveis, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Federação Nacional das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) promoveram o Fórum Energias Renováveis – Energia Sem Limites, que aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro de 2022, em Natal (RN). O evento abordou os principais temas para o fortalecimento do setor de energias, a partir de discussões sobre a centralidade das energias renováveis para o desenvolvimento do Brasil, os pequenos negócios e o mercado de carbono e o biogás e o hidrogênio na perspectiva dos pequenos negócios. Foram dois dias de muita interação, conteúdo e networking nos espaços Arena Solar e Eólica, Espaço Talk e Espaço Network.

Se você é um empreendedor e quer saber mais sobre a implementação da energia renovável nos pequenos negócios, pode obter mais informações e ter acesso a materiais no Portal do Sebrae. 

Para saber mais, você também pode ler os textos abaixo:

Conheça oportunidades de negócio na área de energias renováveis

Veja os benefícios da internacionalização para pequenas empresas

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui! 

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?