Saiba quais são as possibilidades de atuar na indústria como MEI.
Depois de mais de dez anos da existência do Microempreendedor Individual (MEI), é evidente o tamanho e a importância desse fenômeno para a história do empreendedorismo brasileiro.
De julho de 2009 a dezembro de 2018, o número de MEI saltou de zero para 14 milhões, mantendo uma média de cerca de 1 milhão de registros por ano.
Por isso, o Sebrae traz uma série de artigos em que apresenta a atuação do MEI nos setores que consolidam a nossa economia: comércio, serviços, indústria, construção civil, agropecuária, pequenos negócios que engrandecem a economia brasileira. Hoje, é a vez da abordagem do MEI na indústria. Acompanhe!
O MEI pode trabalhar em atividades de fabricação e produção, como artesãos e como prestadores de serviço.
Assim, como exemplos de principais atividades que podem ser microempreendedor individual nesse setor, temos: crocheteiras, chapeleiros, fabricantes de gelo, tapeceiros, alfaiates, entre outros. Até mesmo marceneiros, carpinteiros e vassoureiros podem ser MEI, você sabia?
Pois saiba que o rol de ocupações permitidas na indústria é bem extenso, tanto que o porte permite que sejam cadastradas até 16 atividades, pois é necessário defini-las corretamente no momento de criar o CNPJ a fim de evitar futuros problemas com a fiscalização.
A lista de atividades possui funções bem detalhadas, que, inclusive, se relacionam.
Seja como proprietário de uma fábrica de roupas, como uma pequena indústria de alimentos, como um artesão de bijuterias, de cerâmicas ou como um confeccionador de carimbos ou fabricante de balas, é possível ser um MEI no setor da indústria no Brasil, mas um dos maiores desafios do setor é a qualificação da mão de obra, então não cometa esse erro no seu negócio.
Procure a agência mais próxima do Sebrae e invista na sua capacitação e na de seu funcionário, caso tenha um na empresa.
Se você trabalha com a produção e fabricação de itens, é muito importante organizar a sua operação neste momento em que a sua empresa ainda não tem uma produção complexa. Para isso, trazemos algumas dicas:
- Levante os indicadores da produtividade da empresa;
- Identifique desperdícios;
- Realize estudos de boas práticas feitas por outras empresas;
- Realize relatórios de custos da empresa;
- Conheça a jornada do cliente e realize pesquisa de satisfação do cliente interno e externo;
- Identifique as oportunidades a partir do mapeamento do fluxo de valor e mapeamento de processos.
Capacitação
Que tal buscar capacitação em um dos cursos oferecidos pelo Sebrae? Temos sugestões para você:
- Super MEI: primeiros passos: se você é uma pessoa empreendedora que tem um pequeno negócio e está pensando em formalizar a sua atividade profissional, saiba como transformar esse caminho em uma jornada de sucesso. Entenda como aplicar os conceitos básicos de gestão, fazer um planejamento organizado e construir um empreendimento estruturado e sustentável.
- Empreendedorismo como opção de carreira: você é empreendedor? Ter uma ideia é diferente de ter uma oportunidade? Veja neste curso que empreender é um comportamento que você pode desenvolver. Além dos primeiros passos para empreender, no curso você irá conhecer as características empreendedoras e o cenário do empreendedorismo no Brasil. Ao fim da capacitação, você poderá planejar a abertura de um novo negócio e melhorar o desempenho organizacional.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?