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Mon May 15 22:04:23 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Pequenos negócios: MEI no comércio

Impactos sociais e econômicos positivos são gerados nas comunidades locais em que os MEIs atuam no comércio.

· 31/03/2023 · Atualizado em 15/05/2023
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Depois de mais de dez anos da existência do Microempreendedor Individual (MEI), é evidente o tamanho e a importância desse fenômeno para a história do empreendedorismo brasileiro.

De julho de 2009 a dezembro de 2018, o número de MEI saltou de zero para 14 milhões, mantendo uma média de cerca de 1 milhão de registros por ano.

Por isso, o Sebrae traz uma série de artigos em que apresenta a atuação do MEI nos setores que consolidam a nossa economia: comércio, serviços, indústria, construção civil, agropecuária, pequenos negócios que engrandecem a economia brasileira. Hoje, é a vez da abordagem do MEI no comércio. Acompanhe!

Ao se tornar MEI, o microempreendedor individual não está somente abrindo um negócio ou criando uma empresa/marca de produtos e/ou serviços. Ele sabe que tem pela frente muitos desafios, pois precisa fazer a gestão do negócio, planejar, divulgar e vender.

Mas, para além dessas questões, o MEI desempenha um papel importantíssimo na economia brasileira.

Segundo o site Agência Brasil, do total de empresas ativas no Brasil, quase metade (48,5%) é do setor de serviços, seguida pelas empresas de comércio (33%), indústria de transformação (9,3%), construção civil (7,9%), agropecuária (0,7%), extrativa mineral (0,1%) e outras (0,5%).

Já em relação ao tipo de negócio, a grande maioria, cerca de 13,2 milhões - do total de 18,9 milhões - são empresas individuais, incluindo o microempreendedor individual (MEI).

Daí, a importância da valorização do pequeno comércio local. Consumir dessas empresas significa fazer o dinheiro circular no bairro, colaborar com o crescimento econômico da cidade (pela arrecadação de impostos), além de gerar mais empregos e estimular a abertura de novos negócios.

Ou seja: além do aspecto econômico, o pequeno comércio local contribui com o aspecto social das comunidades.

Se você é dono de um comércio local, aproveite as vantagens que esse tipo de negócio oferece. Por estar mais próximo do cliente, é possível promover experiências que vão encantá-lo e fidelizá-lo.

Atendimento personalizado, quase como uma espécie de consultoria, disponibilidade para o cliente são alguns dos diferenciais que podem fazer o MEI comércio se destacar no mercado.  Além disso, é mais prático para o consumidor local encontrar o que precisa no seu bairro, portanto, aproveite para que o seu comércio seja visto.

Se precisar de orientação para divulgar o seu negócio e planejar o seu comércio, conte com o Sebrae, ligando no 0800 570 0800.

Capacitação

Que tal buscar capacitação em um dos cursos oferecidos pelo Sebrae? Temos sugestões para você:

  • Super MEI: primeiros passos: se você é uma pessoa empreendedora que tem um pequeno negócio e está pensando em formalizar a sua atividade profissional, saiba como transformar esse caminho em uma jornada de sucesso. Entenda como aplicar os conceitos básicos de gestão, fazer um planejamento organizado e construir um empreendimento estruturado e sustentável.
  • Empreendedorismo como opção de carreira: você é empreendedor? Ter uma ideia é diferente de ter uma oportunidade? Veja neste curso que empreender é um comportamento que você pode desenvolver. Além dos primeiros passos para empreender, no curso você irá conhecer as características empreendedoras e o cenário do empreendedorismo no Brasil. Ao fim da capacitação, você poderá planejar a abertura de um novo negócio e melhorar o desempenho organizacional.
Tags MEI

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