this is an h1

this is an h2

Mon May 22 22:49:59 BRT 2023
Empreendedorismo | PERFIL EMPREENDEDOR
Perfil dos empreendedores da terceira idade no Brasil

Perfil dos empreendedores com mais de 65 anos revela peculiaridades.

· 30/01/2023 · Atualizado em 22/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma das linhas de trabalho da Unidade de Gestão Estratégica (UGE) do Sebrae Nacional é a realização de pesquisas, sendo uma delas a que trata do tema “Empreendedorismo”. No âmbito dessa linha, já foram produzidos diversos trabalhos como, por exemplo, a “Pesquisa GEM” (a maior pesquisa sobre empreendedorismo no mundo), a série “Donos de Negócios no Brasil”, trabalhos sobre “Empreendedorismo Feminino”, “Empreendedorismo Informal” e muitos outros.

No início de 2021, foi lançado um novo relatório intitulado “Empreendedorismo na terceira idade”. Este trabalho teve como objetivo identificar o perfil dos empreendedores com 65 anos ou mais, com base nas informações disponibilizadas nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continuada (PNDAC) do IBGE.

Alguns dos resultados apurados, serão apresentados abaixo:

BRASIL - Empreendedores com 65 anos ou mais (em % no Total)

De acordo com este estudo, segundo o IBGE, no 3º trimestre de 2020, havia perto de 1,9 milhão de donos de negócio da terceira idade no Brasil - o que representa cerca de 7,3% dessa população no país. A proporção cresceu ao longo dos anos, exceto em 2020, quando a pandemia da Covid-19 levou muitas pessoas a buscarem o isolamento social. Como as pessoas mais velhas acabaram se isolando mais, já que fazem parte do “grupo de risco” da doença, consequentemente houve uma maior proporção de pessoas dessa faixa etária que ficaram temporariamente fora de atividade, para evitar o risco de contágio. 

O levantamento mostra que há forte concentração dos empreendedores da terceira idade na região Sudeste do país, que tem 50% deste 1,9 milhão de empreendedores. Lideram o ranking, os estados de São Paulo (com 29% do total) e Minas Gerais (com 10% do total).

BRASIL - Distribuição dos empreendedores por tipo de ocupação (Empregador x Conta Própria)

Uma das principais conclusões do trabalho é que este segmento, em termos comparativos, é o que gera proporcionalmente mais empregos. Isto porque é o que apresenta a maior proporção de empregadores (20%), contra níveis menores nas demais faixas etárias. 

Além disso, tomando apenas aqueles que são empregadores, observa-se que é na faixa etária de 65 anos ou mais, que se encontra o maior percentual de empreendedores com mais empregados. No grupo dos empregadores por faixa etária, por exemplo, 8% dos que possuem 65 anos ou mais são os que têm 5 empregados ou mais. 

Utilizando o valor intermediário de cada faixa de empregado, é possível estimar que, enquanto os empregadores mais jovens (com até 24 anos) têm perto de 6 empregados (com ou sem carteira), no grupo dos empregadores da terceira idade, existe cerca de 11 empregados (com ou sem carteira), em média.

BRASIL - Empregadores (por faixa etária) x faixas de empregados

Os donos de negócio da terceira idade têm ainda algumas singularidades, a saber:

  • São os que mais se dedicam a um único trabalho (98,8%); 
  • São os que estão há mais tempo na atividade atual (92% há mais de 2 anos);
  • São os que têm a maior proporção de chefes de domicílio (73%);
  • São os que têm a maior proporção de homens (73%);
  • São os que têm a maior proporção de pessoas brancas (59%);
  • São os que apresentam o maior rendimento (10% ganham mais de 5 S.M.); 
  • São os que trabalham menos horas por semana (58% trabalham até 40 semanais, ou menos). 

Portanto, estão há mais tempo no negócio, possuem mais experiência, ganham mais, mas trabalham menos horas por semana. Finalmente, por setores de atividade, 36% estão em serviços, 23% na agropecuária, 19% no comércio, 14% na indústria e 8% na construção.

BRASIL - Distribuição dos Empreendedores de 65 anos ou mais

Quando analisados os setores de ocupação desses empreendedores, o setor de serviços aparece como o principal (36%), seguido pela agropecuária (23%) e comércio (19%).

Um fator importante para elevar a permanência das empresas no mercado é a capacitação e o Sebrae oferece mais de 100 cursos gratuitos on-line e também pelo whatsapp.

Saiba mais:

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae no seu estado.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?