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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Planejamento e estratégias aumentam as vendas no varejo

Mercado cada vez mais competitivo exige um bom atendimento e relacionamento com o cliente.

· 22/06/2022 · Atualizado em 18/07/2022
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O setor de vendas está cada vez mais competitivo e os consumidores, mais exigentes. Por isso, é importante se planejar para atuar com esse negócio. Quem se planeja com antecedência, por exemplo, consegue mais margem de negociação com seus fornecedores e pode ter um prazo maior para receber os seus produtos.

O planejamento de vendas tem três etapas:

  1. Estruturar e treinar as equipes de acordo com o produto;
  2. Definir o atendimento, como serão os processos de vendas, responsáveis e material de apoio;
  3. Fidelização dos clientes: mantenha o relacionamento com o cliente no pós-venda.
Planejar para vender mais

Nos tempos de hoje, é imprescindível estar na internet. Por isso, o varejista precisa estar ativo nas redes sociais. Muitos clientes utilizam esses canais para pesquisar ou fazer compras.

Além disso, as empresas precisam oferecer formas variadas de pagamento. O objetivo é facilitar a compra e o pagamento, estimulando o cliente a fechar o negócio. 

Esse ponto também está relacionado com a tecnologia. Aproveite esse apoio tecnológico e invista em sistemas que auxiliem nas rotinas de vendas.

Um bom relacionamento com o cliente é essencial para a empresa fidelizar e conquistar novos clientes. Para isso, o varejista precisa entender quais são as necessidades do seu público e estabelecer confiança.

Para aumentar suas vendas, o ideal é investir em planejamento e estratégias. Um bom treinamento da equipe de vendas é um diferencial. Outro ponto importante é determinar processos e rotinas claras. 

Você também pode estabelecer parcerias para aquisição de novos produtos. Seja com fornecedores, fabricantes ou mesmo os clientes. Muitas empresas têm utilizado essa estratégia, na qual o cliente sugere um produto ou serviço novo. É uma tática interessante que mostra que você está escutando a opinião dos seus clientes.

Dicas importantes

Dicas para manter o relacionamento com o cliente

  • Personalize o seu atendimento, se interessando pelo seu cliente, com cortesia e respeito;
  • Agregue valor aos seus produtos. Mostre os benefícios dos seus produtos;
  • Gerencie o seu estoque para que não falte nenhum produto na sua loja. Além disso, uma boa gestão de estoques facilita a negociação com os fornecedores;
  • Surpreenda com brindes ou mimos que façam diferença na experiência do cliente;
  • Quando for preciso, peça desculpas sinceras, sem justificativas para erros na sua loja;
  • Invista em produtos e serviços de qualidade;
  • Responda aos questionamentos dos seus clientes com agilidade.

Um termo para fidelização de clientes é o soft sell, que significa venda tranquila. Esse conceito trabalha com o objetivo de conseguir mais vendas e conversões a partir de um relacionamento a longo prazo com o cliente.

Por outro lado, também é possível falar em hard sell, ou venda pesada. Essa estratégia tem uma abordagem mais direta, centrada na venda e busca um fechamento rápido da compra.

Calendário de vendas

O calendário de vendas é uma estratégia proativa, em que o varejista se planeja para aumentar suas vendas. Um conceito importante é o da sazonalidade. Trata-se das flutuações de demanda do consumidor durante o ano. Ela está relacionada a datas comemorativas, a questões climáticas ou mesmo a tragédias.

Com relação a datas comemorativas, existem clientes que esperam o momento da liquidação, depois das festas. Neste período, você, varejista, pode se planejar para oferecer descontos na sua loja, aproveitando essa disposição do consumidor em comprar.

Como montar um calendário de vendas para a sua empresa?

  1. Selecione as datas comemorativas que fazem sentido para o seu negócio;
  2. Defina as metas para cada uma das datas selecionada;
  3. Planeje as ações de marketing para alcançar as suas metas;
  4. Seja criterioso na escolha dos seus fornecedores, tanto para garantir a entrega quanto o melhor preço;
  5. Treine e motive a sua equipe de vendas;
  6. Fique atento ao prazo das suas promoções e às estratégias que você irá utilizar.
Saiba mais

Para saber mais, leia o texto a seguir:

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