this is an h1

this is an h2

Fri Jun 02 20:17:05 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Planejamento: faça primeiro o que é mais importante!

Saiba como definir prioridades para o seu negócio, cumprindo as demandas sem desperdiçar suas energias, através de um planejamento de tarefas.

· 08/03/2023 · Atualizado em 02/06/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A vida do empreendedor não é fácil, pois são muitas as atividades que ocupam o seu dia: muitas tarefas para fazer, demandas que surgem o tempo inteiro, projetos para pensar, problemas e dificuldades para superar, soluções que precisa rapidamente encontrar o tempo todo. A sensação que ele tem, muitas vezes, é de que sempre está atrasado com alguma coisa, tudo é para ontem. São tantas as urgências que têm para resolver, que se torna difícil definir o que é prioritário.

Quanto mais vai fazendo o que aparece pela frente, de forma quase automática, mais vai se afundando nessa sequência de atividades que parecem não ter fim. Com isso, vai ficando mais forte a sensação de que, na verdade, tudo é tempo perdido e que nada do que faça vai melhorar os resultados da empresa. Toda essa rotina é inútil, porque, ao final do dia, está sem forças para pensar em melhorar os seus produtos/serviços, criar estratégias para conquistar mais clientes, acompanhar os resultados e visualizar onde deve investir mais tempo e recursos.

O ideal seria o empreendedor eleger como prioridade colocar para vender o produto perfeito. Lembra aquela receita do maravilhoso cachorro-quente que a sua mãe fazia quando você era pequeno? O centro do seu interesse deve ser o cachorro-quente. Steve Jobs, o gênio que fundou a empresa Apple na garagem da casa de seus pais e criou tantos produtos de sucesso, como o computador Macintosh, o IPod, o Iphone e o IPad, tinha como foco fazer um computador que fosse amigável e o mais interativo do mundo, e não uma empresa instalada em lugar de sucesso com estrutura maravilhosa para mostrar para os amigos.

Provavelmente, pela falta de definir prioridades, você não consegue estabelecer objetivos e acompanhar os seus resultados. Como sugestão, faça uma matriz chamada "urgente versus importante" para melhorar a sua produtividade a partir da visualização das tarefas da sua rotina diária. 

Veja a seguir algumas atividades que você pode fazer para ajudar a identificar corretamente quais devem ser as suas prioridades:

Faça uma lista das tarefas urgentes e separe daquelas que são importantes: 

a) inicialmente coloque numa folha de papel tudo o que faz hoje e também inclua aquilo que você não faz, mas precisa fazer;

b) depois você vai classificá-las e separá-las como se colocasse em gavetas de acordo com a seguinte nomenclatura:

  • Tarefas urgentes: ações que precisam ser realizadas imediatamente e que envolvem o cumprimento de prazos mais próximos de vencer ou que demandam respostas rápidas. Se não forem realizadas no prazo ideal, podem resultar em prejuízo para você ou para a empresa;
  • Tarefas importantes: são aquelas que precisam ser realizadas porque contribuem para o resultado da empresa, mas podem ser deixadas para o dia seguinte sem ocasionar prejuízo.

Temos a tendência de realizar mais rapidamente as tarefas mais simples em detrimento daquelas que vão exigir um maior esforço. Geralmente as mais difíceis são as tarefas urgentes, por isso elas deixam de ser priorizadas e são esquecidas e vão se acumulando, até o dia em que elas se transformam em um grande incêndio, e o empreendedor não entende por quê.

Assim, de gestor ele passa a bombeiro, mal apaga uma parte do incêndio e surge outro maior, e outro, e outro... Isso vai consumindo a energia do empreendedor e, ao fim do dia, ele está tão esgotado que não consegue resolver as tarefas mais simples. Constantemente adiadas, tarefas simples acabam, um dia, se tornando urgentes!

Também existem outros tipos de tarefas que podemos chamar de não-urgentes e não-importantes, mas que são agradáveis e que, quando a gente começa uma, não dá vontade de parar, mas que tomam parte do nosso dia, consomem um tempo que seria vital para atacar as nossas prioridades. Isso não quer dizer que devam ser abandonadas, porque se trazem prazer são necessárias e servem como uma válvula de escape para as pressões da rotina diária, mas devem ser gerenciadas para evitar que o empreendedor se dedique a elas mais do que deveria.

O dia ideal do empreendedor deveria iniciar por olhar a agenda, fazer uma classificação, identificando dentre as tarefas urgentes as urgentíssimas, que precisam de tratamento “para ontem” e que devem ser imediatamente objeto de atenção e solução. Depois, colocar na caixinha as atividades urgentes que podem ser tratadas durante o dia, as urgentes que podem ficar para amanhã, as importantes que possuem prazo próximo de vencimento e aquelas consideradas importantes que podem ser realizadas no dia seguinte. 

O planejamento do gestor estratégico deve centrar atenção nas tarefas importantes para o efetivo resultado da empresa.

Empreendedor, procure apoio no Sebrae para melhorar o planejamento da sua agenda diária e melhorar os resultados da sua empresa. Disponibilizamos para você, nos links a seguir, o e-book Invista no planejamento e o curso EaD Como planejar o seu negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?