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Tue Oct 11 10:43:36 BRT 2022
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Plano de negócios: mapeando caminhos para o sucesso

O plano de negócios é responsável por transformar sonhos em realidade de forma prática e concreta no empreendedorismo.

· Atualizado em 11/10/2022
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Se você tem uma ideia de negócio, mas não sabe por onde começar, é essencial compreender a importância de elaborar um plano de negócios, afinal essa deve ser a primeira etapa da construção de uma empresa. É nesse documento que se reúnem informações como objetivos, produtos, serviços, orçamento, colaboradores, clientes, mercado, segmento, concorrentes, fornecedores, estratégias, entre outras, portanto ele é fundamental também para quem quer expandir os negócios.

Como se vê, um bom plano de negócios deve ser orientado por questões essenciais para mapear todos os caminhos para a construção de um empreendimento de sucesso. Isso porque:

  • Ele permite transformar o sonho imaginado pelo empreendedor em algo real e prático.
  • Colocar as ideias no papel é um exercício que abre a mente do empreendedor para novas possibilidades e apresenta caminhos para solucionar os desafios que vão surgir.
  • É uma forma de visualizar um “mapa” com os caminhos que a empresa deve percorrer para se tornar viável.
  • Ele antecipa situações que podem ocorrer durante a fase de implantação do negócio e possibilita criar estratégias e planos para superar as fases iniciais.
  • Ele deve mostrar a lógica por trás da criação do empreendimento.

Desse modo, um bom plano de negócios, que pode ser simples para ser bem compreendido, deve representar a sua ideia de negócio e não a dos outros. Você pode iniciar sempre por um plano básico, com baixo custo e fácil de ser implantado. Depois, poderá ampliá-lo à medida que as etapas forem sendo cumpridas. Não se esqueça de que o plano de negócios deve trazer uma noção prévia de como a empresa vai funcionar, abrangendo todas as necessidades para que as operações sejam realizadas. 

Conforme as etapas forem sendo executadas, é preciso fazer uma comparação entre o que foi planejado e o que foi cumprido, para entender por que você tomou determinadas decisões, fazendo uma avaliação constante do plano elaborado.

O que deve constar em um plano de negócios

A seguir, acompanhe um roteiro que vai ajudar você a dar início ao planejamento do seu negócio. No final do artigo, veja as sugestões do Sebrae para auxiliá-lo no processo de elaboração de um plano para a sua empresa.

  1. Definição do negócio: transcreva a ideia com base no valor que o empreendimento deve entregar aos clientes; nos atributos do negócio serão valorizados pelo público (pacote de valor); no tipo de venda a ser realizada (física e/ou on-line); nos aspectos para a definição da localização do ponto de venda físico; e na estratégia de abordagem do negócio (preço baixo ou diferenciação). 
  2. Análise do mercado/tendências: questione-se como está o mercado atualmente, quem são os principais concorrentes e quais são as tendências futuras desse mercado. Analise o cenário e pense em como posicionar a sua empresa nesse meio.
  3. Clientes: defina os clientes ou os segmentos de clientes para quem se fará a oferta de produtos/serviços e qual o preço de venda ideal. Não deixe de averiguar na concorrência se os preços estimados são viáveis. 
  4. Estrutura básica do empreendimento: estabeleça o que deve constar como estrutura mínima do empreendimento, ou seja, máquinas/equipamentos, profissionais (detalhar por especialidade), estrutura do imóvel (salas por destinação e área de exposição de produtos), entre outros aspectos.
  5. Investimento inicial: calcule o valor do investimento inicial referente à compra de máquinas/equipamentos, aluguéis, folha de pagamento, material de expediente, custos de formalização da empresa, capital de giro inicial etc.
  6. Exigências legais: verifique o enquadramento tributário, se há necessidade de autorização da Vigilância Sanitária, como é o acesso para pessoas com dificuldade de locomoção, o armazenamento de produtos, o descarte de lixo, entre outros aspectos.
  7. Plano de marketing: trace ações e estratégias de marketing para o lançamento e a continuidade da empresa levando em conta os quatro Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção); estipule a abordagem de oportunidades ou de datas festivas; defina as mídias ideais para divulgação; observe as facilidades/dificuldades para abordar o cliente.

O Sebrae oferece várias ideias de negócios que podem ajudar na estruturação do seu plano de negócios ideal e disponibiliza cursos EAD (para inscrever-se, clique nos links a seguir) que vão auxiliá-lo nesse processo: Pesquisa de Mercado, Aprenda a planejar as estratégias do seu negócio, Como definir o preço de venda e Como divulgar a sua empresa.

Você pode obter mais informações pelo 0800 570 0800 e no Portal Sebrae. Não perca tempo e comece a colocar as suas ideias em um plano de negócios!


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