this is an h1

this is an h2

Sat Jul 15 13:54:37 BRT 2023
Empreendedorismo | ECONOMIA CRIATIVA
Por que o intraempreendedorismo faz parte da economia criativa?

Na economia criativa, estimular o intraempreendedorismo é uma condição favorável ao desenvolvimento de inovação e à atração e retenção de talentos criativos

· 13/06/2023 · Atualizado em 15/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Intraempreendedorismo é a atitude de estimular nos colaboradores da empresa atitudes empreendedoras, isto é, criar um ambiente interno propício para que se envolvam na busca de soluções inovadoras relacionadas à atividade da empresa. É importante ter em mente que os colaboradores podem ser muito mais do que meros executores de tarefas relacionadas ao setor de atuação da empresa, mas, também, são os que melhor conhecem o processo produtivo e vivenciam intensamente, todos os dias, a realidade da organização. Dessa maneira, se a empresa tiver uma política de incentivo e criar um ambiente propício para que seus colaboradores se expressem, ela se beneficia desse potencial humano, além de colaborar para o desenvolvimento da equipe. 

Fomentar o intraempreendedorismo é uma maneira de alimentar um ciclo de inovação. Estimular iniciativas empreendedoras, criando um ambiente empresarial onde os colaboradores possam ter um certo grau de autonomia, sendo reconhecidos por suas ideias, além de ser uma vantagem competitiva, gera comprometimento por parte da equipe. Colaboradores motivados e que encontram espaço para suas realizações individuais também é um fator extremamente positivo, que impacta no desempenho dos membros da equipe e no aumento da produção da empresa, como também na qualidade do que é produzido, seja produto ou serviço.  

A economia criativa tem como principal ativo a criatividade. Portanto, incentivar o intraempreendedorismo nas empresas, dando espaço à expressão criativa dos colaboradores, é o mesmo que dizer que qualquer empresa tradicional, ao fazer isto, está, através da sua gestão, estabelecendo uma conexão com a economia criativa. 

Já, nas empresas criativas, o estímulo ao intraempreendedorismo deveria fazer parte do seu DNA. Até mesmo o espaço de trabalho sofreu grandes mudanças no século XXI, influenciado pelo olhar dos criativos, o conceito de espaços fechados e hierarquizados, impositivos, caiu. Os ambientes laborais se transformaram em espaços de trabalho colaborativo, horizontalizados, lugares que promovem o relaxamento, servindo como bolsões de despressurização. Espaços de encontro entre diferentes colaboradores são lugares propícios à troca de ideias, das quais podem resultar ideias inovadoras. Essa é uma das maneiras de incentivar o intraempreendedorismo. A arquitetura do espaço é um requisito que pode promover ou não a inclusão das pessoas na empresa.  

Além da organização do espaço, que indica para os colaboradores qual é a política da empresa, é fundamental ter regras claras que expressem para a equipe que as sugestões são bem-vindas e que a empresa incentiva o intraempreendedorismo. Os colaboradores também precisam entender de que forma suas contribuições reverterão em oportunidade de crescimento profissional. 

Estimular a criação de um ambiente favorável à inovação e colaboração é um jogo de ganha-ganha que transforma até mesmo empresas tradicionais em espaços de economia criativa. Saiba mais: 

Intraempreendedorismo e seus benefícios 

Intraempreendedorismo estimula liderança e inovação 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?