this is an h1

this is an h2

Wed Mar 22 01:40:29 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Por que ser empreendedor?

Entenda os motivos que levam as pessoas a se tornarem empreendedoras.

· 03/01/2023 · Atualizado em 22/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O palestrante americano e autor de livros sobre liderança e gestão Simon Sinek ficou conhecido depois de uma palestra que fez na plataforma TED sobre os porquês. Essa palestra é considerada a terceira mais popular de todos os tempos e dialoga com o  livro escrito por ele Comece pelo porquê. Então, empreendedor, vamos seguir a orientação de Simon Sinek e começar pelo porquê: por que você quer ser um empreendedor?

O jovem empreendedor com experiência em criação, expansão e estruturação de empresas e mentor de Empreendedorismo Guy Peixoto Neto abriu a sua primeira empresa quando tinha apenas 22 anos. Com a sua experiência como empreendedor, listou algumas razões por que as pessoas tomam a iniciativa de se tornarem empreendedoras. Que tal conhecer algumas a seguir?

  1. Ganhar dinheiro a partir de uma ideia original: há uma diferença muito importante entre receber dinheiro como remuneração de um contrato permanente de trabalho com uma empresa que vem junto com um contracheque e receber como uma contrapartida de uma ideia que você teve e colocou em prática transformando-a em uma empresa. A sensação de gerar renda a partir dessa ideia é única, energizante, motivadora e bem mais empolgante que aquela que tem o nome de salário.
  2. Ser o seu próprio chefe: é o sonho de grande parte dos futuros empreendedores. A empresa de pesquisa Onepoll divulgou que 77% dos trabalhadores sonham em ser seus próprios chefes. Ser dono do seu tempo, da sua agenda, de fazer o que você quer, quando quer, sem um chefe para controlar, interferir nos momentos em que você quer parar o tempo e simplesmente não fazer nada, é muito tentador. Mesmo que a vida do empreendedor não seja exatamente um “mar de rosas”, porque a responsabilidade não diminui, ao contrário, aumenta. Ter a sua autonomia e a liberdade definidas por você é um porquê muito interessante. 
  3. Autonomia na própria carreira: autonomia é quando você pode seguir o seu melhor caminho profissional. A vida é feita de escolhas e tomar a sua própria decisão sobre o seu destino, sua vida futura, sua carreira é motivador. Quando você tem um vínculo profissional com uma empresa, a maioria dessas decisões estão nas mãos da empresa, tais como onde você vai trabalhar, a carreira profissional que você vai seguir, os cargos que vai ocupar, entre outras. 
  4. Fazer o que gosta: aprendemos desde pequenos que podemos fazer as coisas de que gostamos, mas também temos que fazer coisas chatas, das quais não gostamos tanto. Assim também é na atividade que se realiza em uma empresa: nem sempre a tarefa que você tem que fazer é a mais agradável, mas, afinal de contas, você é pago por isso. Já quem empreende pode escolher trabalhar naquilo que ama, e tudo se encaminha de forma natural, o tempo parece não passar tão rápido, até mesmo a rotina do dia a dia parece mais prazerosa.
  5. Ser inspiração para outras pessoas: a sua experiência de vida como empreendedor pode ser um exemplo para outras pessoas, e o melhor aprendizado que um empreendedor iniciante pode ter é conhecer uma história de superação de desafios e dificuldades. Entender como transformar a solução para os problemas que surgem durante a jornada do empreendedor em possibilidades de seguir em frente, contadas pela pessoa que vivenciou e experimentou todas essas situações e as emoções envolvidas, é muito motivador.
  6. Desenvolver maturidade: a experiência vivida por um empreendedor é única e tem impactos não somente na empresa, mas também transforma a própria vida do empresário, fazendo com que se torne uma pessoa melhor. Como diz o velho e bom ditado popular: “uma coisa é assistir o filme e experimentar as emoções, é muito diferente de escutar a história contada por outra pessoa.” É a teoria pedagógica do aprender fazendo, em que a vivência das situações inesperadas ou não, do contato com as pessoas, da superação dos desafios traz uma experiência de vida completa, e aprender a conviver com tudo isso se chama maturidade.
  7. Ter os seus talentos reconhecidos: talento é aquilo que você faz bem, e o talento somente existe quando é reconhecido pelas outras pessoas, talento não é o que você quer, mas o que você é. São vários os talentos necessários para empreender com sucesso, mas podemos concluir que o empreendedor é reconhecido pelo talento de criar uma empresa que possa solucionar problemas das pessoas, ofertando produtos ou serviços que as pessoas valorizam. Isso é muito gratificante.

Entenda os seus porquês para construir um empreendimento de sucesso e conte com o Sebrae como seu parceiro de todas as horas. Inspire-se fazendo os nossos cursos EaD, disponíveis nos links a seguir: Aprender a empreender e Como reconhecer características empreendedoras.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?