this is an h1

this is an h2

Mon Dec 12 13:49:17 BRT 2022
Empreendedorismo | SERVIÇO
Posicionamento de marca: a importância do trabalho do stylist

Saiba como o trabalho do stylist pode ajudar na construção da imagem de uma marca de moda em mais este artigo da série “Posicionamento de marca”.

· 08/11/2022 · Atualizado em 12/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Não, o stylist não é um estilista! Ele é o profissional que interpreta o que vê nas ruas, nas artes e na moda. É um criador de imagens que dá identidade a uma coleção, a um look. Especializado em tendências, ele concebe a moda como um produto, analisando qual é o melhor caminho para a imagem final.

Além das tendências, o stylist vai procurar inspiração em histórias de vida, gostos e costumes de pessoas reais que dão vida às produções de cada profissional. Por isso, uma de suas características é a sensibilidade para captar novos estilos, ser observador, ter criatividade e autenticidade.

O processo criativo de um stylist, por mais que seja particular, isto é, por mais que cada um tenha a sua maneira de trabalhar, segue algumas referências, incluindo experiência pessoal, tendências de comportamento do consumidor, troca de pontos de vista com colegas de profissão, busca de conteúdos de outras áreas, como cinema,  arte, literatura, dança, entre outras possibilidades.

Como se vê, a inspiração vem de muito estudo e muita pesquisa, culminando no que se chama de tempestade cerebral, ou brainstorming, ou seja, no momento de fazer as ideias eclodirem. Essa etapa ocorre posteriormente ao recebimento do briefing - documento instrucional e informativo sobre como a tarefa ou o projeto deve ser executado - disponibilizado pela marca.

Depois de pensar em algumas ideias, o stylist cria um moodboard (painel semântico onde ficarão depositadas todas as referências visuais do novo projeto) de quais itens, acessórios e estética seguir. Nesse processo, é preciso fazer uma coletânea para compor a proposta: texturas, cores, estampas, tecidos, fotos inspiradoras, entre outros itens. A empresa deve investir com carinho nessa etapa, já que o moodboard criado pelo stylist será o responsável por materializar os conceitos da nova coleção de moda e servir como guia.

Pelo que foi exposto, é possível perceber a importância desse profissional para uma empresa que atua no segmento da moda, sobretudo em uma sociedade que valoriza cada vez mais a imagem. Da mesma forma, como a moda é uma forma de expressão que comunica ideias, crenças, culturas e tantos outros conceitos, o trabalho do stylist supera a concepção de que ela é somente glamour, passando a ser vista como uma interpretação da realidade e da humanidade.

Confira no infográfico alguns itens que compõem o processo criativo do stylist. Caso precise de orientações, contate o Sebrae pelo número 0800 570 0800.

Infográfico


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?