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Wed Feb 01 19:58:49 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Posicionamento de marca: entenda o conceito de humanização das marcas

Neste artigo da série Posicionamento de marca, veja como tornar a sua marca humanizada.

· 26/01/2023 · Atualizado em 01/02/2023
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Sabe aquela palavrinha que muita gente vem usando nos últimos anos, denominada empatia? Não, este artigo não é sobre ela, mas compreender o processo de colocar-se no lugar do outro, perceber suas angústias e necessidades e oferecer soluções para elas é fundamental quando se trata de humanizar marcas.

Humanizar marcas? Exatamente! Trata-se de um processo de aproximar-se do público-alvo, num relacionamento que ultrapassa as fronteiras do comercial, o que é feito pela oferta de experiências que não se limitam às vendas. Um negócio humanizado se importa com os demais - clientes, colaboradores, fornecedores -, na intenção de que todos os envolvidos na cadeia prosperem juntos. Assim, são estabelecidas conexões verdadeiras, em que ninguém tem interesse de deixar o outro em desvantagem. Portanto, estabelecer objetivos para a empresa, bem como propósitos, é uma necessidade para o posicionamento da marca. É com base nisso que serão traçadas as metas, definidas ações e estratégias.

Para o consumidor atual, já tão acostumado com a digitalização e até mesmo com a robotização do atendimento pelas empresas, quando uma marca se dispõe a oferecer um atendimento humanizado, isso torna-se um diferencial, afinal nem sempre a tecnologia tem a capacidade de compreender o que realmente o consumidor está buscando solucionar, não é mesmo? O bom e velho contato humano ainda tem muito valor. É evidente que a humanização deve transparecer em cada atitude da organização: no atendimento, na comunicação, nas estratégias de marketing, entre outros, que devem deixar transparecer valores como responsabilidade social, acessibilidade e comunicação simples. 

Conheça algumas marcas humanizadas

  • Natura Homem: recentemente desenvolveu uma campanha mostrando que expressar sentimentos é algo que pode e deve ser feito também por eles.
  • Cabify, Uber e Airbnb: têm em seu modelo de negócio o conceito de acolher, com espaço para a economia colaborativa e evidenciando o cuidado com o outro.
  • Coca-Cola: focada no slogan “a vida tem um bom sabor”, a marca tem tentado mostrar experiências de seus consumidores em vez de demonstrar unicamente as qualidades da bebida.
  • Netflix: com muito senso de humor nos comentários e publicações nas redes sociais, a marca se posiciona com um perfil humano, manifestando pontos de vista irreverentes e que despertam a interação dos usuários.

É claro que a construção desse relacionamento humanizado não acontece de uma hora para outra, por isso é importante que a identidade da marca esteja muito bem definida, com uma boa estratégia que mostre de fato como a sua empresa se comunica e se posiciona. Não tenha receio de contar a sua história e a história de sua empresa, pequenos e grandes empresários fazem isso e tornam-se inspiração para as pessoas. Tenha cuidado, no entanto, com um marketing mais invasivo, é melhor conquistar o cliente pela confiança, quem sabe até personalizando suas estratégias de marketing. Aproveite também para apresentar a sua equipe aos clientes, pois as pessoas gostam de saber quem está envolvido no processo de produção.

Para dar início ao processo de humanização de sua empresa, conte com a parceria do Sebrae. Contate o número 0800 570 0800.


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