this is an h1

this is an h2

Tue Aug 08 18:35:18 BRT 2023
Organização | RESÍDUOS SÓLIDOS
Práticas sustentáveis para gestão de resíduos em salões de beleza

Acompanhar o processo de uso até o descarte correto do produto é importante para o seu negócio adequar-se às exigências atuais.

· 07/10/2015 · Atualizado em 08/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Existem muitas formas de aplicar a sustentabilidade nos processos de diferentes negócios, incluindo salões de beleza. Entre elas, estão o gerenciamento e o acompanhamento dos resíduos gerados pela sua empresa.

Saber como, de onde vem, para onde vai e no que pode transformar-se o resto de produtos é importante porque, além de tornar o seu negócio sustentável, a gestão de resíduos agrega valor de mercado e pode até atrair mais clientes.

Modelo de empresa

A sustentabilidade é um conceito recente, cuja abordagem está relacionada ao meio ambiente e à responsabilidade social.

Um salão de beleza sustentável pode ser um novo modelo de empresa, onde os produtos e serviços devem alinhar os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

As estratégias devem ir além da tecnologia e envolver todo o ciclo de vida do produto – da origem até o descarte.

Gestão dos resíduos

Nos salões de beleza, normalmente, são utilizados produtos que geram resíduos perigosos, como tinta, solventes, esmaltes, alisantes e aparelhos perfurantes (como alicates, navalhas e agulhas).

Aos resíduos deve-se dar destinação final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes.

Por isso, a construção de um Plano de Gerenciamento Resíduos (PGR) pode auxiliar no melhor caminho para o seu negócio.

O PGR deve buscar respostas para a seguintes questões:

  • Quais os resíduos que são gerados?
  • Qual a quantidade de cada resíduo gerado?
  • Quais são os processos que geram resíduos?
  • Quais são as classes de cada resíduo gerado?
  • Como os resíduos são e devem ser destinados e descartados?
  • Quais são os requerimentos legais da empresa?

A gestão de resíduos também deve considerar a compra de produtos (esmaltes e batons, por exemplo) que possuem embalagem retornável.

Ações corretivas

O PGR poderá ajudar o empresário a conduzir de forma eficaz o acompanhamento, como a definição de indicadores, a realização de medidas e o monitoramento da rotina do salão. Ele será instrumento que auxiliará nas ações corretivas para melhoria contínua do empreendimento.

A separação dos resíduos deve ocorrer de acordo com a RDC Nº 222, de 28 de março de 2018, conforme a classificação dos grupos estabelecida no anexo I desta resolução, no momento e local de sua geração, de acordo com as características físicas, químicas, biológicas, o seu estado físico e os riscos envolvidos.

Além de dar destino correto ao resíduo, os fornecedores do produto podem oferecer redução em seus custos. Nisso, entra também o máximo aproveitamento dos produtos de beleza.

Dê prioridade a produtos retornáveis, como embalagens ecológicas, econômicas, a granel ou refil para produtos não químicos, além de embalagens biodegradáveis.

Bonificar os funcionários que não desperdiçam e dão destino correto aos resíduos também é uma alternativa que pode trazer bons resultados para o salão e para o meio ambiente.

Saiba mais

Confira nossa publicação ESG e serviços de Beleza e acesse conteúdos sobre boas práticas de meio ambiente, sociedade e governança e informações para tornar o seu estabelecimento de beleza mais sustentável.  

Conheça o site do Centro Sebrae de Sustentabilidade e fique por dentro do assunto.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora