this is an h1

this is an h2

Thu Apr 27 21:52:44 BRT 2023
Organização | GESTÃO
Prepare com antecedência a sua empresa para os gastos de fim de ano

O final do ano no varejo conta com gastos específicos que precisam ser previstos e antecipados para evitar surpresas em uma época de muito trabalho e correria.

· 24/04/2023 · Atualizado em 27/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O final do ano no varejo é a época de maior trabalho por conta das vendas de Natal e das festas de confraternização, de formaturas e afins. Mas também, é uma época de gastos extras como contratação de funcionários temporários, as próprias confraternizações e pagamentos de férias e décimo terceiro dos colaboradores. 

A palavra-chave, no entanto, é organização para evitar imprevistos como falta de caixa para bancar os boletos. Para ter folga financeira, vale revisar os atuais custos da empresa e, quem sabe, reduzir alguns custos. Aproveite para fazer isso com antecedência para ter mais tranquilidade. 

Ao revisar os gastos de final de ano é possível descobrir onde é possível reduzir. Em muitos casos, a redução vale tanto pela questão financeira como pela sustentabilidade. Economizar energia elétrica e água, assim como trocar o uso de copos descartáveis são boas práticas também para a empresa e ainda podem inspirar funcionários. 

Negociar com fornecedores e organizar o estoque entram na lista de possíveis reduções de custo. Outra dica é repensar a condição dos equipamentos e mobiliários da empresa. Se estão subutilizados podem ser vendidos. Se novos são necessários, considere a possibilidade de aluguel em vez da compra. 

Reduzir agora para ter o que gastar no final do ano 

  1. Repense o consumo de energia elétrica e água, troque copos descartáveis e crie boas práticas em sustentabilidade; 
  2. Negocie com fornecedores preços melhores, reveja planos de assinaturas e cobre os clientes inadimplentes; 
  3. Organize o estoque para não ficar com matérias-primas e mercadorias paradas e atrapalhando o capital de giro; 
  4. Revise os equipamentos e mobiliários da empresa. Os que estão subutilizados podem ser vendidos, os que precisam ser trocados podem ser alugados, caso não sejam essenciais; 
  5. Invista em tecnologia para organizar os processos e assim evitar perdas. 

Para saber mais com o Sebrae 

Gerenciar o estoque com eficiência é uma das mais importantes estratégias na redução de custos. O Sebrae produziu um vídeo sobre a gestão de compras e estoque e a importância destes itens que auxiliam no planejamento e administração do negócio, possibilitando aumentar a produtividade e reduzir os custos.

 

Outro vídeo para ajudar nessa tarefa ensina como escolher bons indicadores para a minha empresa, ferramentas importantes para saber se as metas foram cumpridas. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?