this is an h1

this is an h2

Wed Mar 09 11:13:14 BRT 2022
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Produção e consumo de frutas exóticas ganham força no Brasil

Gosto, textura e visual incomum, as frutas regionais caem no gosto dos consumidores locais e até mesmo de outros países

· 04/02/2022 · Atualizado em 09/03/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

Você já ouviu dizer que uma fruta ou outra não é muito comum de ser encontrada nas feiras agrícolas? Geralmente porque elas são denominadas de “frutas exóticas”. Nas Centrais de Abastecimento (Ceasas), a fruta é considerada exótica quando não é encontrada facilmente no mercado e comercializada em menor volume devido a pouca disponibilidade de produção no País.

As frutas exóticas apresentam características peculiares, seja pelo cheiro, cor, sabor ou textura. Seus frutos são cultivados em escala local, mas caem no gosto nacional, principalmente quando o brasileiro populariza o consumo de uma fruta disponível somente em um determinado Bioma. Devido a rica biodiversidade do País muitas delas são encontradas no Brasil; outras, não, mas ainda é necessário o conhecimento da população sobre as frutas exóticas. 

Um mapa de produção de hortifrúti pelo Brasil, apresentado pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), incluiu açaí, cupuaçu e graviola na lista das 20 frutas mais produzidas pelo país.

De acordo com o site Dinheiro Rural, dados do último Censo Agropecuário, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado em 2017, apontam que as frutas exóticas como lichia, atemoia, amora e pitaya já começam a ter uma produção considerável no Brasil, alcançando 5.103, 4.840, 2.796 e 1.459 toneladas, respectivamente.

Mercado

A comercialização de frutas exóticas movimenta as feiras livres, os mercados municipais, as mercearias, os mercados e os supermercados. Entretanto, outros setores também são impactados, como é o caso da exportação. De acordo com o site Agro Link, para este ano, o Brasil tem perspectivas de exportar frutas exóticas para atender o Reino Unido.

Os motivos são a mudança de hábitos de consumo alimentar dos britânicos e o Brexit, conforme o cenário apresentado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). Outro setor que “alimenta” a venda de frutas exóticas é o da gastronomia, no qual chefs de cozinha utilizam as frutas como incrementos para receitas tradicionais. Ou seja, há oportunidades e potencial para empreender com nossas frutas.

Dicas

Para obter sucesso no setor, uma das regras é ter paciência. Para o plantio de frutas exóticas é necessário, primeiro, planejamento. Depois, escolher quais variedades vai plantar e se estas serão viáveis para a região na qual planeja ter a plantação.

Além do bom preço e da qualidade do produto, o microempresário que investe em frutas exóticas deve ficar atento à certificação, haja vista que esta garante a segurança sanitária e as boas práticas da produção.

Quer saber mais sobre fruticultura? Fique atento aos conteúdos do Portal Sebrae.

Confira novidades e ideias para microempreendedores individuais no canal do Telegram Sebrae Fruticultura

Saiba quais frutas exóticas são predominantes na sua região e invista

 

Ideia de ter o mapa das regiões brasileiras e marcar onde são encontradas as frutas exóticas. Se esse infográfico for digital, ter a possibilidade de passar o mouse pela região e ver os nomes das frutas e imagem delas.

Quer acompanhar dicas e novidades sobre o setor de Fruticultura? Acompanhe nossa comunidade Sebrae Fruticultura, no Telegram.

Aacesse: https://t.me/sebraefruticultura


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?