this is an h1

this is an h2

Fri May 19 19:43:15 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Produtividade de redução de custos para o MEI

Saiba mais sobre produtividade e redução de custos para o MEI.

· Atualizado em 19/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Está buscando aumentar o faturamento? Saiba que, para isso, você não precisa necessariamente vender mais: descobrir uma técnica nova para realizar o seu serviço mais rápido para atender a mais clientes, uma receita com menos ingredientes sem perder a qualidade ou combater os desperdícios da sua produção são ganhos preciosos na hora de fechar as contas no fim do mês e fazem com que, com menor esforço, melhores resultados possam ser alcançados. 

A busca pela produtividade, eficiência e redução de custos costuma ser uma tarefa de todos os dias para as empresas que estão comprometidas com o seu crescimento. Entretanto, isso pode ser prejudicado pela forma como esses processos são conduzidos.

Normalmente, as empresas só sabem do seu faturamento total. E com um detalhe: o registro dos dados de gastos e das receitas do MEI (microempreendedor individual) que são realizadas no dia a dia é preponderantemente feito em papel. Conforme a pesquisa Perfil do MEI, do DataSebrae, cerca de metade dos empresários fazem esses registros em caderno, um quinto faz em computador e cerca de um terço não faz nenhum tipo de registro.

Relatório das receitas

Para auxiliar no controle mensal, é recomendado que, todo mês, o MEI preencha o relatório das receitas que obteve no mês anterior (pode ser manualmente). Preenchido o relatório, ele também deve anexar e guardar as notas fiscais de compras de produtos e de serviços do mês e as notas fiscais que emitir. Isso garante que ele tenha seus dados de faturamento organizados para preencher a Declaração Anual DASN-MEI (Declaração Anual do Simples Nacional). Clique no link para baixar um modelo de relatório, disponível no artigo Tudo o que você precisa saber sobre o MEI.

É importante destacar que o número de peças produzidas por hora, tempo médio de atendimento por cliente, taxas de entregas no prazo, entre outros, são indicadores de produtividade que deverão ser definidos em cada negócio, a fim de que posteriormente possam ser analisados.

Outro aspecto importante é que a redução de custos está relacionada ao quanto a empresa conseguiu enxugar os custos de seus processos e identificar possíveis gargalos de desperdício. Fichas Técnicas, Controle de Produção, Cronoanálise e Mapeamento de Fluxo de Valor são algumas ferramentas que contribuem para fazer com que o ambiente da empresa seja mais fluido e produtivo.

Mas, atenção! Não confunda custos com despesas: estas representam os gastos necessários ao funcionamento normal da empresa enquanto aqueles estão relacionados aos gastos para obtenção de receita. Saiba mais sobre essas diferenças lendo o nosso boletim sobre redução de custos.

Programa ALI

O Sebrae dispõe de um programa que traz orientações de profissionais especializados e fortalece seu negócio com acompanhamento sob medida, focado em produtividade e redução de custos. O ALI - Agente Local de Inovação - mapeia as dificuldades do seu negócio, para desenvolver e implantar soluções. Você pode ligar para o telefone 0800 570 0800 para saber mais sobre o ALI. 

Acompanhe os outros artigos da série MEI Finanças e fique por dentro de tudo o que o Sebrae preparou para você! Aproveite também e faça o nosso curso EaD Como gerenciar as finanças da sua empresa, que oferece capacitação para você aprender a importância de gerenciar as finanças da sua empresa a fim de alcançar melhores resultados. Duas horas de duração, gratuito.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?