this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 16:41:42 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Profissional de beleza, tenha um portfólio de sucesso!

O profissional de beleza que tiver um portfólio sempre atualizado, seja como cabeleireiro, maquiador ou manicure, vai atrair novos clientes

· Atualizado em 10/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Cabeleireiros, manicures e maquiadores criam verdadeiras obras de arte nos cabelos, unhas e rostos e, muitas vezes, transformam o humor e as vidas de seus clientes diante do espelho. Esses trabalhos devem ser fotografados e organizados num portfólio que o profissional de beleza apresentará ou publicará para mostrar, aos clientes ou empregadores em potencial, o seu estilo e habilidades com pincéis, texturas, cores e formatos.

Portfólio, no mundo da arte, é o nome dado ao documento que reúne os registros fotográficos do trabalho do artista. Portanto, o profissional de beleza também deve ter um, de preferência mostrando o antes e o depois. Ou seja, a transformação que seu trabalho como manicure, maquiador ou cabeleireiro promoveu.

Lembre-se que falar do seu talento e experiência em trabalhar com cabelos, unhas e rostos só vai convencer as novas clientes ou um empregador, se você puder mostrar exemplos dessas habilidades. É com as imagens dos trabalhos que realizou, que vai fazer com que, ao vê-las, a pessoa sinta vontade de se entregar aos seus cuidados. 

Unhas são obras de arte

Foi-se o tempo em que fazer a unha se limitava a tirar cutícula, lixar e pintar. Bem verdade que unhas ainda sem tratamento, depois que recebem o cuidado da manicure, o resultado já faz uma grande diferença. Mas, no quesito unha, há muito para mostrar: nail art, unhas de gel, magnéticas, enfim, técnicas que muitas vezes a cliente nem conhece.

Essas imagens ajudarão as clientes a entender que uma parte da beleza que vem nas unhas dos outros é fruto do trabalho de um profissional como você. A partir daí, se sentem confiantes para escolher um estilo, uma técnica só porque viram como ficou bonito na foto. 

Cabelo também é arte

O cabeleireiro precisa estar atualizado com os estilos da moda e saber como lidar com os diferentes tipos de cabelos, cortes e penteados para conseguir um resultado que agrade as clientes e que faça os amigos delas elogiarem. O portfólio, impresso ou digital, deve mostrar exatamente isso para despertar nos clientes a curiosidade em experimentar os novos produtos e técnicas que você domina.

Arte no rosto

Com o maquiador acontece o mesmo. O portfólio deve mostrar como a aplicação correta dos produtos podem ressaltar os melhores traços da cliente. Por isso é importante mostrar diferentes técnicas de maquiagens para olhos, bocas, narizes, e como todas juntas destacam a beleza que o rosto lavado não mostra.

Agora que você já entendeu a importância de ter um bom portfólio, dedique-se a montar o seu. Se você tiver recurso disponível, vale investir em equipamentos de fotos ou numa parceria com fotógrafo, mas se não é este o caso, é possível ter boas fotos com celulares, e aqui vai uma dica: 90% do resultado de uma boa foto diz respeito à luz. 

Em geral, no salão de beleza há luz apropriada para realçar o trabalho do profissional. E, se você atende em domicílio, adquira um ring light, aquele círculo de luz de led usado por influenciadores digitais. Tem custo acessível e são bem eficientes para destacar detalhes de como uma boa maquiagem, um corte ou penteado e unhas bem-feitas podem fazer mágica não só nos rostos, mãos e cabelos, mas na autoestima feminina ou masculina.

Na Internet há vários programas e sites que facilitam a criação do seu portfólio, e o Sebrae te apoia nessa empreitada com 4 dicas para criar um portfólio digital - Comunidade Sebrae

À medida em que enriquece seu portfólio, você multiplicará a quantidade e variedade de clientes. Em resumo: Investir em um bom portfólio, seja ele físico ou online, é fundamental para divulgar o trabalho e atrair clientes. 

Para cativar e espalhar beleza, é preciso fotografar cada belo rosto, cabelo ou unhas que você criar!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?