this is an h1

this is an h2

Thu May 25 20:18:18 BRT 2023
Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Programas de incentivo e apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil

Crise decorrente da pandemia estimulou o empreendedorismo feminino no Brasil, mas a representação da liderança feminina no país segue abaixo da média global.

· Atualizado em 25/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Empreendedorismo feminino é o movimento que reúne negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres. Em um sentido mais amplo, pode ser entendido também como as iniciativas de liderança feminina, incluindo a atuação das mulheres em altos cargos dentro de empresas. Isso porque o perfil empreendedor não se restringe apenas às pessoas que abrem seu próprio negócio, mas está presente em qualquer profissional que tenha uma postura focada na determinação, coragem e inovação.

Segundo estudo realizado pelo LinkedIn dentro da plataforma, a quantidade de mulheres que começaram a empreender cresceu globalmente durante a pandemia. No Brasil, em 2020, a porcentagem de novas empreendedoras aumentou 41%  enquanto o crescimento dos homens que começaram a empreender no período foi de 22%.

Os dados da plataforma mostraram que a representação da liderança feminina no Brasil é de 27%, abaixo da média global de 31%, o que coloca o país na 27ª posição entre os países citados pela pesquisa. O aumento de mulheres empreendedoras é visto como consequência de uma série de desafios que elas enfrentam em suas vidas profissionais.

A pandemia fez com que muitas mulheres tivessem que assumir a dupla responsabilidade de trabalhar e cuidar de casa ou da família, forçando-as a buscar mais flexibilidade do que a oferecida por seus empregadores, aponta o estudo. Além disso, a probabilidade de promoções internas de liderança para os homens foi 52% maior em relação às mulheres, em média, em 2021, segundo ano da Covid-19.

Algumas iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Tradicional e renomado concurso criado pelo Sebrae que tem o propósito de reconhecer histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres. 

Mais de 80 mil empreendedoras já se inscreveram desde a primeira edição, realizada em 2004.

Para conhecer mais sobre o Prêmio, clique aqui.

CAIXA Pra Elas

Caixa pra elasEmpreendedoras foi desenvolvido para atender as mulheres do Brasil. São muitas histórias, cada uma diferente da outra, mas com algo em comum: a busca por uma vida melhor. 

O programa é uma parceria entre a Caixa e o Sebrae e tem como objetivo principal a formalização das mulheres como microempreendedoras individuais. O programa ajuda as mulheres a serem donas da sua própria história, apoiando na formalização e capacitação, o que abre oportunidades de crédito para que o negócio chegue mais longe.

Conheça o programa aqui.

Rede Mulher Empreendedora

O objetivo é fomentar o protagonismo feminino no empreendedorismo e auxiliar quem quer empreender e quem quer se inserir no mercado de trabalho. Para isso, a RME promove eventos anuais como a Mansão das empreendedoras e o Fórum RME, além de eventos mensais como o Café com Empreendedoras e o Plantão de mentorias.

Também conta com um programa de aceleração, o RME Acelera; cursos intensivos para quem quer empreender; trilhas de conhecimento on-line; e o programa RME Conecta, que faz a ponte entre negócios de mulheres com grandes empresas para negociação e fornecimento B2B. O programa tem um marketplace com 1.691 empresas cadastradas.

Mais informações aqui.

Brasil pra Elas

O Brasil pra Elas é uma política pública de fortalecimento do empreendedorismo feminino como instrumento alternativo de desenvolvimento econômico e social do país. É de iniciativa do Governo Federal e conta com a participação ativa do setor privado, das organizações sem fins lucrativos, dos estados e municípios, de forma que instituições que tenham ações e projetos voltados para essa pauta sejam incluídas na execução de uma estratégia participativa e inclusiva.

São objetivos do Brasil pra Elas:

I - Promover ambiente favorável ao desenvolvimento do empreendedorismo feminino como ferramenta de liberdade econômica e individual;

II - Promover o acesso às informações relativas às políticas públicas, aos instrumentos e aos serviços que apoiam a agenda do empreendedorismo feminino;

III - Ampliar a oferta de crédito por meio da mobilização de recursos públicos e privados destinados ao investimento e ao financiamento do empreendedorismo feminino;

IV - Promover ações que contribuam para a autonomia econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade, em alinhamento com o disposto no Programa Auxílio Brasil; e

V - Promover o desenvolvimento e a sustentabilidade financeira dos negócios por meio de educação empreendedora com foco nas necessidades das empreendedoras; disseminação de redes de apoio ao empreendedorismo feminino; e fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo inovador e de impacto socioambiental.

Mais informações, aqui.

Saiba mais

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae no seu estado.

Artigo criado a partir do conteúdo do canal YT Sebrae SE – Programa Bons Negócios 514

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?